Este guia é para quem vai contratar um profissional para fazer a fundação na sua casa e quer controlar melhor a qualidade da obra. Aqui você encontra as informações essenciais para ter noção do processo e dos erros comuns, escolher melhor material e mão de obra, e aparecer na obra na hora certa sabendo para o que olhar.

 

Leia mais neste Guia:
Fundação, erros comuns
Fundação, material
Fundação, mão de obra
Fundação, você na obra

 

O BÁSICO

Antes de tudo, não existe a dúvida “fazer ou não fazer uma fundação?”. A resposta é sempre “precisa fazer, sim!”. O alicerce (fundação) é uma das partes mais importantes da casa que suporta o peso de toda construção e a mantém firme e nivelada. Se não for planejada e construída para aguentar a carga certa, pode estragar a casa inteira e causar problemas graves como trincas e até desabamento.

Antes do inicio da fundação deve ser feita uma marcação no seu terreno indicando todas as paredes, internas e externas. Verifique essa marcação antes de liberar a obra.

Foco na resistência

Resistência da fundação é a principal coisa com que você deve se preocupar. A fundação pouco resistente causará danos à casa inteira; a robusta demais, vai trazer gastos desnecessários. A resistência é definida pelo tipo de fundação, sua profundidade e materiais usados para fazê-la.

Cada casa é um caso

Fique alerta se o pessoal da obra te falar algo como “fazemos fundação de concreto de  1 metro que sempre dá certo” porque está errado. O que você deve ouvir é algo como “para sua casa o certo é uma fundação de tal tipo e de tal profundidade porque o solo é assim e assim”.

O tipo e a profundidade da fundação variam de uma casa para outra e dependem do tipo de solo em baixo da casa, inclinação do terreno, tamanho e andares de casa, etc. Portanto, para decidir os parâmetros da fundação, é preciso ter o apoio de um engenheiro. Mesmo que você não tenha um contratado para obra inteira, faça uma consulta para parte estrutural – vai sair mais barato e seguro no final das contas. Especialmente se o seu terreno é inclinado, é perto de rios e lagos, ou se as casas vizinhas tem trincas ou rachaduras.

Saber como é o solo do seu terreno é crítico

O solo é como uma lasanha formada por varias camadas como argila, areia, pedra etc. Algumas camadas são consideradas “moles” e não se pode apoiar a casa nelas –  é preciso ter certeza de onde começa a camada firme. Uma empresa de sondagem verifica isso fazendo furos profundos no terreno e traçando este perfil, que é usado depois para decidir o tipo e a profundidade da fundação.

Fundação indireta ou direta?

Sua casa pode precisar de uma fundação indireta se o seu terreno é bem inclinado, se tem água por baixo da superfície ou quando o solo firme só está em camadas mais profundas. Esse tipo usa as estacas ou tubulões (um tipo de coluna especial que vai ao fundo do chão) e os equipamentos especiais de escavação para finca-las. É mais robusto, mas é mais caro.

Se o solo é plano e já é firme perto da superfície, você pode usar fundação direta (ou rasa), que é mais simples e barata. Em geral, é feita com tijolos maciços ou concreto armado (mistura de cimento, areia e pedra, que reveste armações feitas com barras de aço).

O concreto certo

Muitas fundações usam concreto armado (mistura de cimento, areia e pedra com armações de barras de aço).  Você pode escolher se este concreto vai ser feito (ou “virado”) na obra por seus pedreiros ou comprado no caminhão betoneira.

O truque é que a resistência do concreto varia dependendo do jeito como ele é preparado (quanta areia, água, pedra e cimento foram colocados). Com o concreto feito na hora, você não tem muito controle se a mistura que ele fez está resistente e aí você vai precisar confiar no seu pedreiro. Comprar concreto pronto em caminhão pode ser um pouco mais caro, mas garante as especificações necessárias e poupa tempo na obra. Muita gente pensa que caminhão de concreto é só para obras grandes, mas não é assim – uma fundação rasa para casa de 100m² consome 1 caminhão facilmente. E hoje você nem precisa comprar o caminhão inteiro, pode ser apenas 1/4 da carga.

Proteger da umidade

Qualquer que seja a fundação,  é preciso fazer a impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes de sua casa. A fundação fica enterrada no solo em contato direto com a umidade e se as paredes estiverem apoiadas direto nas fundações, sem nenhuma barreira contra a umidade, você terá problemas como mofo, o revestimento da parede vai soltar, etc.. (veja o guia impermeabilização). Existem vários jeitos, mas o mais fácil é acrescentar um aditivo direito no concreto.

Veja a parte “Você Na Obra” deste guia para saber quando e para o quê olhar na sua obra de fundação.

 

Leia mais neste Guia:
Fundação, erros comuns
Fundação, material
Fundação, mão de obra
Fundação, você na obra

Fundação, mão de obra

Fundação, mão de obra Quem vai cuidar da sua obra de fundação é o...