Fundação, mão de obra

Fundação, mão de obra

Quem vai cuidar da sua obra de fundação é o pedreiro. Não deixe de entrevistá-lo ou entrevistar o empreiteiro responsável antes de contratar e iniciar a obra.

Além da entrevista, combine antes de começar como deve ser a entrega final para você aceitar o trabalho e qual será a sua participação nos momentos críticos da obra. Sempre que possível exija garantia!

A entrevista não é uma prova para testar o profissional; é mais uma conversa pra ver se vocês se entendem pra fazer sua reforma juntos. Se não houver entendimento antes, imagina o que vai acontecer durante a obra?!

O QUE PERGUNTAR

  • Sabe fazer ou já fez o tipo de fundação que foi definido para sua casa?
  • Como vai fazer a marcação da casa (marcar no chão onde serão as futuras paredes e estruturas)?
  • Vai impermeabilizar a fundação?
  • Quais são os tempos de secagem de concreto necessários nesta obra?
  • Tudo acima está incluído no orçamento? Como vai cobrar?
  • Pode passar algumas referências de serviços recentes?

DESCONFIAR E EVITAR DE CONTRATAR SE…

  • Ele nunca ouviu falar do seu tipo de fundação. Isso pode acontecer no caso da fundação mais profunda (por exemplo, a ‘indireta de tubulões’) . Nesse caso, você pode pensar em chamar profissional especializado em fundação e o seu pedreiro voltaria para o resto da obra.
  • Ele não sabe o que é marcação, pretende marcar tudo a olho  ou não consegue explicar direito como vai fazer (por exemplo, com uso de linha, trena e tábuas de madeira)
  • Ele acha que não precisa impermeabilizar
  • Ele não vai deixar a fundação secar por pelo menos 7 dias (o melhor: deixar secar entre 14 a 28 dias) e pretende começar subir paredes imediatamente.
  • Ele não quer responder suas perguntas e já fica super irritado. Isso não significa necessariamente que ele não sabe fazer, mas indica que qualquer interação com ele durante a obra pode ficar super problemática.
  • Ele insiste em receber todo o pagamento logo no início.
  • E, claro, se ele tiver referências ruins.

COMBINADO PRÉVIO ANTES DE COMEÇAR

  • Como deve ficar o trabalho final para você aprovar a fundação e fazer o pagamento para o pedreiro. Combine que, caso tiver problemas com um dos pontos embaixo, ele deverá consertar e/ou refazer o trabalho para aprovação final:
    • a fundação ficou nivelada no topo. Senão será necessária uma camada de argamassa para nivelamento;
    • o concreto está sem ferragem exposta, rachaduras ou buracos. Caso necessário pedir para consertar e reforçar a estrutura;
    • no caso das fundações feitas em tijolos maciços – elas estão no prumo, alinhadas e nas dimensões corretas;
    • foi feita a impermeabilização do topo da fundação (com uso de argamassa e/ou com tinta impermeabilizante);
    • no caso da casa com colunas – foram feitas as esperas de armadura para as colunas.
  • Durante a obra você vai aparecer nos momentos críticos e vai aprovar:
    • a marcação da obra e início da escavação
    • a qualidade da fundação (concreto sem rachaduras ou buracos e alinhamento dos tijolos)
    • tipo da impermeabilização
  • Como e quanto pagar. Geralmente o valor do serviço de fundação está incluso no preço do metro quadrado de construção (fundação, subir paredes, cobrir o cômodo). Melhor é o contrato por preço total dos serviços – assim você tem mais controle sobre os gastos com mão de obra.

Guia Fundação

Related Posts

Postagem anterior

próxima postagem

1 comentário em “Fundação, mão de obra”

  1. Mestre. As ferragens da viga valdrame ficaram mais pra fora que o correto porque o pedreiro nao usou nada pra efetuar espacamento. Nao usou espaçadores nem taliscas. Como consertar isso e garantir que a estrutura estará firme sem ter de quebrar tudo e refazer de novo?

Os comentários estão encerrado.