Fundação, material

O seu objetivo é escolher o material certo, sem precisar fazer gastos extras. Use a lista dos materiais para confirmar se tudo já foi comprado ou orçado. Se o pessoal de obra solicitou ou comprou uma lista bem maior ou menor, fique atento e confirme se não há erro. Verificar a lista de materiais com antecedência faz com que você não precise sair correndo pra resolver, enquanto a obra atrasa.

Esses materiais você vai precisar para fazer a fundação:

  • Concreto (areia, pedra, cimento) pronto em caminhão ou misturado em obra
  • Armadura de barras de aço (ferros, estribos) de diferentes medidas
  • Tijolos maciços (no caso da fundação de tijolos)
  • Material de impermeabilização
  • Tábuas, pregos  e linha para marcação e moldura da futura fundação

SUA ESCOLHA

Você pode escolher comprar o concreto usinado (pronto em caminhão) ou deixar fazer a mistura na sua obra.

Com o  concreto pronto  você tem um controle maior das quantidades colocadas na mistura (traço) e  da resistência. Como ele tem que ser transportado por caminhões betoneiras, é importante checar com a concreteira se a distância e o tempo de entrega estão adequados pro concreto chegar bom. (Se o tempo entre a concreteira e a obra for muito longo, o concreto começa a endurecer e, aí, ele não pode ser usado.)

Para fazer o concreto em obra é necessário alugar uma betoneira manual  e pedir ao pedreiro para controlar bem a proporção dos ¨ingredientes¨usados na mistura. Também é preciso usar o concreto antes que ele comece a endurecer. Lembre: peça pro pedreiro não exagerar na quantidade de água que ele vai usar pra fazer o concreto porque muita água diminui a resistência.

MAIOR GASTO

O concreto é o material de maior gasto na fundação por causa do volume grande.

O concreto pronto de caminhão custa mais caro. Em São Paulo, cada caminhão betoneira de 8m³ custa cerca de R$2mil (valor verificado em maio/2014). Essa quantidade é suficiente para fazer fundação do tipo simples para uma casa de 100m². O concreto feito na obra pode parecer mais barato mas, se incluir o tempo que o pedreiro vai gastar, vai dar quase na mesma. Por isso, no caso da fundação, vale a pena pagar mais pela qualidade garantida do concreto usinado.

DETALHE IMPORTANTE

Os materiais para impermeabilização são indispensáveis nessa obra. Não adianta fazer uma fundação bem sólida sem evitar que a umidade do solo suba pelas paredes! Geralmente, se aplica uma camada de argamassa com impermeabilizante sobre a fundação. E, depois de  seca, também se recomenda aplicar uma pintura impermeabilizante.

 

Guia Fundação

Fundação mal feita! Será que a casa vai cair?

Causa mais comum: a casa deve ter sido construída sobre solo instável e a fundação não...