Este guia é para quem vai contratar um profissional para fazer a instalação de água fria na sua casa e quer controlar melhor a qualidade da obra. Aqui você encontra as informações essenciais para ter noção do processo e dos erros comuns, escolher melhor material e mão de obra, e aparecer na obra na hora certa sabendo para o que olhar.

 

Leia mais neste Guia:
Água fria, erros comuns
Água fria, material
Água fria, mão de obra
Água fria, você na obra

 

O BÁSICO

Água chega em casa via cano de entrada (da concessionária) que vai para caixa d’água; de lá a água é levada aos pontos (pias, chuveiro, lavatório, privadas) via canos e conexões. Esses tubos são embutidos nas paredes, escondidos dos seus olhos. Se tiver uma coisa mal feita ou um problema por lá, você não vai saber até a parede se estragar completamente ou o cano estourar.

A boa qualidade dessa obra significa: tubulações com risco mínimo de estouro ou vazamento, boa pressão de água em todos os pontos e a estrutura de casa (paredes, laje, piso) sem prejuízo após a instalação dos tubos.

Canos de água sem vazamentos

Os canos e conexões de água fria devem ser de PVC. Não se usa mais ferro.  E nem pensar em fogo para derreter os tubos de PVC, emendá-los e dobrá-los. Existem peças especiais para isso, chamadas de “conexões”. Sempre compre tubos e conexões do mesmo fabricante, para evitar problemas com folgas e encaixes.

Exija e acompanhe o teste das tubulações assim que elas forem instaladas dentro dos nichos das paredes e lajes. Faça os testes antes que esses nichos sejam fechados, escondendo os canos.

O encanador deve instalar os chamados registros de gaveta na saída da caixa d’água, nos banheiros, na cozinha e na área de serviço. Os registros de gaveta habitualmente são embutidos na parede e são usados para interromper o fluxo de água em caso de vazamento ou manutenção. Não confunda com as válvulas e registros de pressão que usamos no dia a dia para fechar e abrir torneiras, dar descarga etc.

Quebra-quebra sem prejuízos

Se os canos não forem aparentes ou passarem por condutores externos, será necessário rasgar parede ou piso para passar os tubos. Não deixe o pessoal da obra mexer nas paredes estruturais ou colunas de concreto para instalar canos e outros aparelhos hidráulicos. Veja com eles o caminho sugerido dos canos antes deles começarem rasgar as paredes de alvenaria simples (tijolos, bloco, etc.). Se romper parte da estrutura a parede ou laje pode trincar ou até cair! Se for passar canos pela laje de um andar pro outro o pessoal da obra deve deixar o buraco antes de concretar,  e nunca rasgar a estrutura depois que ela tiver sido feita!

Peça um plano de instalação hidráulica para você poder achar os canos dentro das paredes, caso precise fazer alguma manutenção ou alteração no futuro, ou pelo menos tire as fotos dos tubos instalados antes da parede ser fechada.

Para garantir boa pressão de água

A caixa d’água deve ficar a pelo menos 2m de altura acima do ponto de uso mais alto da casa (habitualmente é o chuveiro do piso superior, se for um sobrado). Caso contrário pode ser necessário o uso de bomba elétrica (central ou embutida no chuveiro) para aumentar a pressão de água. Alguns chuveiros podem precisar de alturas específicas, portanto, veja instruções do fabricante antes de comprar.

O tamanho e o tipo de caixa d’água depende do tamanho da sua casa e características da sua família. Veja nossas dicas sobre como definir a melhor caixa para você.

Na hora de definir o caminho dos tubos é melhor evitar muitas mudanças de direção. A água perde pressão e aumenta o risco de vazamentos.

Os canos de distribuição devem ser de tamanho adequado.– Para a cozinha o convencional é usar tubo de 25 ou 32 mm (1 ou 1 ¼ polegadas); para a descarga da privada com válvula (acionada na parede), se usa tubo de 50 mm (2 polegadas). Tubos menores não darão a quantidade (vazão) suficiente que cada peça precisa para funcionar. Confirme no seu projeto ou com seu instalador!

Finalmente, verifique se tem espaço suficiente para instalar lavatórios, torneiras, chuveiros e privadas, mas não deixe o pedreiro instalar nenhum deles antes de ter feito o acabamento de pisos e paredes. Isso evita danos às peças.

 

Leia mais neste Guia:
Água fria, erros comuns
Água fria, material
Água fria, mão de obra
Água fria, você na obra

Vazamento nos canos em algum lugar da parede

Causa mais comum: material usado era de marcas diferentes e elas não encaixaram...