Como é feito um telhado?

Os telhados, são formados de uma estrutura  (metálica ou madeira) que serve de suporte para as telhas (barro, concreto, fibras) .Para ter um bom telhado, preste atenção:

  1. Inclinação adequada do telhado : veja a inclinação mínima recomendada pelo fabricante de telhas, peça para o profissional medir a inclinação, confira e acompanhe a instalação
  2. Carga das telhas: o madeiramento ou estrutura metálica deve aguentar o peso das telhas para não haver danos a estrutura. Existem telhas mais leves (PVC, fibrocimento) e mais pesadas (barro, concreto) saiba que telha usar para dimensionar bem a estrutura do telhado.
  3. Madeiramento no esquadro: quando a gente constrói paredes ela precisa estar reta, ninguém deseja uma parede torta. O madeiramento ou estrutura do telhado também precisa estar no esquadro (reta) para a cobertura funcionar bem. Para isso é preciso investir em bons materiais e caprichar na instalação do madeiramento.

Como escolher o melhor modelo de telhado?

O melhor modelo de telhado para sua casa é aquele que fique bonito, com uma estrutura adequada, adaptado ao local e ao clima da sua cidade. O arquiteto irá  projetar, orientar a escolha de materiais e inspecionar a boa execução do telhado. Peça orientação sobre:

Desenho do telhado

Para o desenho do telhado, primeiro você deve avaliar o formato da casa e imaginar as partes que formarão o telhado – chamadas de planos inclinados – se encontrando para dar origem ao projeto. Consulte um arquiteto. Ele saberá indicar a melhor ou as melhores opções e planejará o encontro correto das águas (planos inclinados).

Materiais

modelo_telhado

Depois de definir quantas águas e como essas partes se encontrarão, a escolha é entre os tipos de materiais disponíveis para estrutura (madeira, metálica ou concreto) e para cobrir telhas (cerâmica, fibrocimento, metálicas, concreto).

Lembre-se de que a inclinação do telhado vai ser feita de acordo com a recomendação do fabricante da telha escolhida.

Cobertura verde

cobertura_verde

Outro tipo de cobertura utilizada é o chamado “telhado verde”. Que é uma cobertura plantada sobre lajes de edifícios e casas proporcionando conforto térmico e acústico, além de reter água proveniente das chuvas. Para este tipo de cobertura é necessário planejamento para impermeabilização correta da laje, cálculo de peso da terra e do correto escoamento da água.

O que são beiral e platibanda?

Beiral e platibanda são dois recursos para melhorar a qualidade da sua construção, que são executados na obra de telhado. Entenda o que eles são para decidir se prefere usá-los ou não:

beiral

Beiral

Beiral é a parte do telhado que ultrapassa a linha parede e evita que a água de chuva caia direto na parede, janela e portas de sua casa. Sem beiral a pintura estraga rápido e a parede pode ficar comprometida por infiltração.

platibanda

 Platibanda

A platibanda é um tipo de mureta que fica no alto da casa e serve para esconder o telhado. Normalmente as pessoas usam para esconder o telhado de fibrocimento, aquele tipo de telha cinza e ondulada, que é mais barato que o de cerâmica. Quando usar a platibanda, é necessário usar também calhas e canos pra descida de água. A platibanda também pode ser usada como um recurso estético, para deixar a casa mais geométrica.

Como ter certeza de que o telhado está firme?

telhado empenou

Observe com frequência a estrutura que sustenta as telhas. Na maioria das casas essa estrutura é feita em madeira.

Veja se a madeira está plana ou se parece fazer curvas. Mesmo que você tenha certeza de que o madeiramento foi bem feito e bem dimensionado pra aguentar o peso, é melhor fazer uma revisão a cada 5 anos pra identificar se há algum problema começando e que pode ser resolvido logo.

Fique de olho também na ação do vento .O vento exerce duas forças nos telhados, uma para baixo e outra para cima.

A força que empurra o telhado para baixo costuma causar danos em telhas grandes, como as metálicas e pode afundá-las e entortá-las. Já a força do vento para cima, arranca as telhas leves de barro, plásticas, cimento etc, por isso é preciso garantir que todos os elementos dos telhados estejam bem fixos.

Conheça os principais problemas de telhados e como evitá-los

Alguns erros comuns nas execução dos telhados podem causar problemas como goteiras, infiltraçõestelhas quebradas e até problemas estruturais mais sérios. Listamos alguns dos principais pepinos, suas causas e como poderiam ser evitados para que você fique esperto e se livre de prejuízos e se mantenha seguro.

O telhado tá empenado. O que fazer?

Se o telhado empenou, chame um engenheiro ou o carpinteiro com urgência para que ele veja se é possível refazer o madeiramento, colocar reforço na estrutura ou se será preciso refazer e construir outro. Se não for rápido, o telhado pode cair.

Quando o telhado empena, provavelmente a estrutura não está aguentando o peso das telhas. O risco é alto.

Goteira no telhado. Ai!

Causa mais comum:

o telhado foi feito com inclinação menor do que a indicada pelo fabricante e a água da chuva passa entre as telhas.

Também pode ser:

que tenha telha quebrada ou mal encaixada que está gerando essa goteira no telhado. Ou que a calha esteja pequena e não dá vazão a água

Como você poderia ter evitado:

Você teria evitado goteira no telhado se tivesse se interessado por esse tipo de obra e checado se a estrutura do telhado estava bem, feita com inclinação adequada e calha bem dimensionada. Ir na obra sabendo o que olhar muda tudo.

Telhado empenou e parece que vai cair

Causa mais comum:

Se o telhado empenou é sinal de que a estrutura não está aguentando o peso. Pode ser madeiramento muito velho ou mal dimensionado telhado empenoupara aguentar o peso do telhado

Outras causas:

O telhado pode ter sido projetado pra telha cerâmica, mas foram usadas telhas de concreto, que são mais pesadas, sem reforçar a estrutura pra aguentar o peso extra.

Como você poderia ter evitado:

Conferindo com o engenheiro ou o carpinteiro se o cálculo da estrutura realmente estava certo pra aguentar o peso das telhas. E deveria também ter escolhido a telha antes da estrutura ser calculada, pra ter certeza de que ela aguentaria as telhas que você escolheu.

Related Posts

Postagem anterior

próxima postagem