Fundação, você na obra
A obra de fundação inclui os seguintes etapas: 1) avaliação do solo e definição do tipo e profundidade da fundação, 2) marcação da casa, 3) abertura de buracos (escavação), 4) montagem da própria estrutura de fundação e 5) secagem (cura) e impermeabilização. A partir do ultimo momento a fundação esta pronta e o pedreiro pode começar subir as paredes da casa.
O seu objetivo para controlar bem a obra é aparecer nos momentos críticos de cada etapa e olhar para os elementos que indicam se o trabalho é feito com qualidade e conforme o combinado. Os erros e desvios podem aparecer, mas se forem reconhecidos logo, ainda dará tempo para corrigir e evitar pepinos mais pra frente.
Combine esses momentos e a sua participação com o pedreiro ou empreiteiro antes de começar a obra!
Momento 1. Combinar o serviço
Depois que foi feita a avaliação do solo do seu terreno e foi decidido o tipo da fundação da sua casa, apareça na obra para:
- Confirmar com o pedreiro que tipo de fundação ele vai fazer e como;
- Verificar se o terreno está limpo e nivelado, preparado para a chegada do pessoal da obra;
- Combinar com o pedreiro como ele vai fazer a marcação da obra – ele deverá seguir o projeto;
- Combinar com o pedreiro se vai fazer o concreto em obra ou se você comprará pronto;
- Exigir impermeabilização na fundação e combinar como ela será feita;
- Checar se o material pedido pelo pedreiro corresponde ao serviço combinado: concreto (ou ingredientes: cimento, areia e brita), armadura, linha, tábuas e pregos para marcação, tijolos maciços, material de impermeabilização
Momento 2. Verificar a marcação e começar a escavação
Esta etapa é muito importante para garantir a construção das paredes na posição correta. Apareça para conferir a marcação da obra antes de liberar a escavação:
- Ver se a planta da futura casa está marcada no chão, geralmente com madeira e/ou linha. Isso orientará o pedreiro sobre o local onde será feita a fundação.
- Pedir para o pedreiro mostrar se a marcação das paredes está no esquadro, confirmar as medidas dos cômodos com trena e verificar a orientação da casa (ver se nesse desenho no chão a casa está virada pro lado certo).
- Liberar a escavação das valas ou abertura de furos na posição onde será construída a fundação.
Momento 3. Escavação, montagem de armadura e concretagem
Para fundações de concreto armado. Este etapa é importante para evitar os problemas de longo prazo que o concreto pode esconder agora. Apareça para :
- Verificar se todas as armaduras estão colocadas corretamente para evitar ferrugem e destruição da futura fundação prestando atenção se:
- o fundo dos buracos foi socado e tem uma camada de pedra ou argamassa no fundo;
- as armaduras de aço estão dentro dos buracos porem não encostam no solo, ficando em cima dos espaçadores (calços) plásticos. Isso é importante para o concreto entrar no espaço e evitar ferrugem;
- as armaduras estão bem cobertas pela massa de concreto pra não enferrujar;
- Conferir se o pedreiro já deixou as esperas das ferragens para a construção das colunas (pilares) – vão sair do chão os pilares de arrame (aço) da futura casa;
- Confirmar se terá impermeabilizante no concreto.
Momento 4. Acabou a montagem da fundação
Isso já é quase o final desta obra e é o momento para fazer ajustes necessários. Apareça para:
- Verificar se a fundação ficou nivelada no topo. Peça para o pedreiro te mostrar com o nível de bolha em partes diferentes da fundação. Caso necessário, pedir uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta
- Observar se o concreto está sem ferragem exposta, rachaduras ou buracos que podem atrapalhar a resistência da fundação. Caso necessário pedir para consertar e reforçar a estrutura
- No caso das fundações feitas em tijolos maciços, verificar se estão no prumo, alinhadas e nas dimensões corretas.
- Confirmar qual será o tempo de secagem antes de começar subir as paredes. Deve ser no mínimo 7 dias (melhor acima de 14 dias)
- Confirmar como e quando será feita a impermeabilização do topo da fundação (com uso de argamassa e/ou com tinta impermeabilizante)
Momento 5. Final de obra
Ao receber o trabalho do pedreiro, verificar o estado geral da fundação. Ela deve estar com pintura impermeável, com as esperas de armadura para as colunas e com o topo bem nivelado.