Por baixo das paredes bem feitas e do piso novinho podem estar escondidos pepinos que vão tirar seu sono. Aqui trazemos dois problemas: vazamento na tubulação e mal cheiro do esgoto, pra você ficar atento 🙂

1. Vazamento nos canos em algum lugar da parede

Causa mais comum:

Algum tubo trincado ou danificado, gambiarra na hora de conectar os tubos (não usou a peça certa nas emendas) ou não encaixou direito a conexão. O jeito vai ser quebrar pra encontrar o vazamento.

vazamento

Também pode ser:

material usado era de marcas diferentes e elas não encaixaram perfeitamente. Tubos e conexões precisam ser da mesma marca, se não os encaixes não ficam bem ajustados.  Que durante a obra os tubos tenham sido mal guardados (de pé, tomando sol) e aí entortaram. E então, mesmo que fossem da mesma marca, os encaixes não ficaram bem fechados e deu vazamento.

Como você poderia evitar:

Na hora de comprar, poderia ter checado se todas as peças eram da mesma marca. E se tivesse conferido se o encanador realmente testou se havia vazamento quando terminou o serviço, antes de deixar o pedreiro fechar a parede.  Sem testar, você deixou de ver se tinha algum problema e onde ele estava. Peça para testar, sempre.

Mas como fazer o teste ?

Teste se há encanamento vazando antes de fechar a parede

Peça para o encanador conferir se há algum encanamento vazando na sua obra nova.

Esse teste para saber se há encanamento vazando deve ser feito antes de instalar torneiras, privada e chuveiro e antes de fechar a parede.

O encanador deve colocar um plug para tampar todos os locais de saída de água (onde ficarão torneiras, privada, chuveiro) e abrir o registro deixando o registro aberto por 24h. Certifique-se de que a caixa d´água esteja cheia antes de começar o teste. Daí será possível ver se há pontos de vazamento e onde eles estão.

Se tiver encanamento vazando, o encanador deve refazer o trecho usando peças de conexão apropriadas. E peça que ela repita o teste até não haver mais nenhum vazamento. Acompanhe de perto.

Só depois de ter certeza de que a tubulação está boa, sem vazamentos, autorize o pedreiro a fechar as paredes.

2. Cheiro de esgoto no banheiro

Causa mais comum:

problema no anel de vedação, que fica entre a base da privada e à tubulação de esgoto. Se ele for mal instalado ou se ele não tiver sido colocado, o cheiro aparece.

cheiro ruim de esgoto no banheiro

Também pode ser:

que o pedreiro não tenha colocado o ralo sifonado ou, ainda, que a tubulação de esgoto esteja com inclinação menor do que a recomendada e, por isso, o esgoto não desce. Aí o cheiro de esgoto fica forte e não sai do banheiro.

Como você poderia ter evitado:

Deixando bem claro que você queria que o pedreiro ou o encanador tivesse instalado o anel de vedação e usado ralo sifonado e checado se essas peças estavam na lista de materiais que você comprou. Poderia também ter ido acompanhar a obra e pedido pra ver a instalação das peças e a inclinação dos canos.

Como evitar cheiro de esgoto no banheiro?

Cheiro de esgoto no banheiro geralmente acontece porque não foram instaladas três peças importantes (ou pelo menos alguma delas):

Anel de vedação

fica entre o vaso sanitário e a tubulação de esgoto e impede a passagem de cheiros

Ralo sifonado

não deixa que o cheiro da fossa retorne pro ambiente. Isso porque ele é feito para ter um pouco de água no fundo, que tampa a boca do cano que está indo para a fossa. Assim, os odores não conseguem passar.

Tubo de ventilação

fica conectado aos tubos de esgoto para levar os gases e odores para fora. Ele é instalado por dentro da parede e deve passar da altura da casa, ficando 50 cm acima do telhado, pro cheiro não permanecer na casa.

Mas se o problema já aconteceu, o que fazer para resolver?

Se esses materiais não foram usados na sua casa, não tem jeito: a solução vai ser quebrar (a menos que você não se importe com o cheiro).

Para instalar o anel de vedação: será preciso desparafusar a privada, colocar o anel e fixar com o parafuso de novo. Depois tem que usar um rejunte entre a privada e o piso e pronto. (Se o vaso sanitário foi fixado com argamassa, aí tem que quebrar. Mas aproveita pra melhorar e depois fica com parafuso).

Para instalar o ralo sifonado: será preciso quebrar o piso e refazer a tubulação no banheiro.

Para instalar o tubo de ventilação: será preciso quebrar a parede e instalar a tubulação que vai subir até ultrapassar a laje e o telhado.

E se você vai começar uma obra de esgoto, melhor prevenir.

Certifique-se de que esses materiais estão na sua lista de compra e combine com o encanador ou o pedreiro que eles serão instalados corretamente. Não deixe de visitar a obra e conferir. Assim, o banheiro novo fica lindo e sem cheiro de esgoto pra incomodar.