Tomada de mais é custo mais alto… e de menos é dor de cabeça. Pense no que realmente precisa!!! E também, é essencial contratar um projeto elétrico! É importante prezar pela qualidade e segurança das instalações. 

Na norma NBR 5410 encontramos as diretrizes para instalações de pontos de tomadas. Isto é a norma recomenda a quantidade mínima de tomadas e mostra como calcular de acordo com a área de cada ambiente.

Assim para tomadas de uso geral (TUGs), aquelas para equipamentos como televisores, aspiradores, aparelhos portáteis, etc

É recomendado instalar pelo menos uma tomada de 100VA em cada cômodo de até 6 m². E ainda, para cômodos maiores que 6 m², deixar uma tomada para cada 5 m de parede.

No entanto, se for pensar em cozinhas, copas e áreas de serviço que têm mais eletrodomésticos, é preciso mais tomadas. Pelo menos uma tomada a cada 3,5m. E lembrar de instalar pelo menos uma tomada acima da pia, ideal 2 tomadas.

Além disso, equipamentos que geram calor como: máquinas de lavar, microondas, ar condicionado, fornos elétricos (potência maior) precisam de uma tomada exclusiva. Ou seja, as tomadas de uso especifico (TUE) que devem ter uma ligação/rede separada das demais tomadas.

Para saber a quantidade de TUE é só prever o número de aparelhos de utilização de potência maior de 1000 watts que precisará em cada ambiente.

Já para os banheiros coloque pelo menos uma tomada e garanta que ela esteja, no mínimo, a 60 cm de distância do box. Por fim, em subsolos, varandas, garagens e sótãos, utilize no mínimo uma tomada.

 Embora a norma traga recomendações minímas o  ideal é pensar bem em quais equipamentos você pretende usar em cada cômodo. A fim de obter a quantidade de tomadas necessárias para o uso diário que pode ser maior que o cálculo. 

Desse modo você terá quantidade de tomadas suficiente para ligar todos os seus equipamentos. E assim evitar o uso de benjamins, extensões e outras gambiarras.

Certamente instalações mal feitas consomem mais energia e causam problemas. Além do risco de acidentes. Fuja das gambiarras!!!

Elétrica, material

Elétrica, material O seu objetivo é escolher o material certo, sem gastos...