Causa mais comum: Problemas na colocação. A base (parede) devia estar torta ou a janela foi colocada desalinhada sem observar o prumo e o nível. Se as esquadrias forem de madeira, a umidade e excesso de exposição ao sol que fazem a janela empenar. Aí a janela não fecha.

Pode ser também: Problema na fundação! É bem mais raro e grave, mas o solo pode ser instável e a  fundação está se movimentando por ter sido mal planejada ou mal executada. Se for isso, além da janela emperrar deve ter aparecido também alguma trinca diagonal na parede.

 

Como resolver: Se a janela foi mal colocada, será preciso quebrar a parede e refazer todo o serviço! Em alguns casos nem dá para aproveitar a janela ou porta que estava em uso. Então, o ideal é prestar atenção durante a instalação para não ter que consertar depois. Se a janela for de madeira, o carpinteiro pode raspar e reparar. Mas se  for problema na fundação é bem mais grave. Veja se há outros sinais, como parede e chão com rachaduras profundas. Se além do pepino na janela aparecerem rachaduras pela casa, chame um engenheiro estrutural para orientar qual a melhor forma de reforçar a estrutura. Se não corrigir, a casa pode até cair!

telhado empenou

Manutenção: o que o desabamento de uma varanda nos diz

Reforma e manutenção são coisas sérias. Aqui no 100pepinos a gente fica muito triste...