Guias anti-pepinos

 
caixa de gordura e caixa de inspeção


Qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção?

As caixas de gordura e de inspeção são componentes do sistema de esgoto de uma casa. Todo o efluente que desce pelo encanamento passa por elas, antes de ser lançado no sistema da rua, administrado pela concessionária de água e esgoto. Elas tem tampas que podem ser abertas para fazer limpeza e  desentupimento dos canos, sem ter que quebrar o piso pra alcançar a tubulação (o encanamento de esgoto fica embaixo do contrapiso; só alguns canos passam pelas paredes). Mas elas tem funções diferentes:

  • o esgoto da cozinha é ligado à caixa de gordura
  • o esgoto dos banheiros e da lavanderia é ligado à caixa de inspeção

Veja as diferenças entre elas:

Caixa de Gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças.  É muito importante fazer uma caixa de gordura na instalação de esgoto porque a gordura, quando  esfria, vira um bloco sólido que se fixa nos canos, entupindo e reduzindo o espaço para a passagem do esgoto.

Como funciona? Na caixa há um pouco de água, que serve como  uma espécie de “filtro” da água gordurosa. O líquido sujo entra pelo  tubo, cai na água que já está lá dentro  e sai pelo lado oposto, sem a gordura. Água e óleo não se misturam, a gordura boia e só a água passa.

Como limpar a caixa de gordura? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses, retirando a crosta de gordura e descartando no lixo orgânico. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Há empresas especializadas que fazem esse serviço. E também é possível fazer a limpeza despejando na caixa um produto que contém bactérias que se alimentam da gordura.Há casos em que elas não são suficientes, sendo necessário  à limpeza manual que você pode fazer , basta abrir a caixa e retirar os dejetos.

Caixa de Inspeção

A caixa de Inspeção também  é um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública. É a partir dela que se faz qualquer manutenção da rede.  

Como funciona? Como estão instaladas a no máximo 25m uma da outra ao abrir a tampa você tem acesso a trechos da tubulação e pode desobstruir ou fazer manutenção dos trechos.

Como limpar a caixa de inspeção? É indicado fazer a limpeza a cada seis meses. A limpeza é feita levantando a tampa e observando se o fluxo de águas corre normalmente ou se tem objetos, plantas e detritos que impedem a passagem. Se tiver, é preciso tirar e recolocar a tampa no lugar. Há empresas especializadas que fazem esse serviço.

O produto

Em geral, são feitas em obra  (moldadas em alvenaria), ou compradas prontas em concreto pré-moldado ou plástico e acopladas ao sistema de esgoto. Muito cuidado ao fazer a caixa no local: a estrutura é bem simples, mas os blocos precisam estar bem assentados e o revestimento interno sem trincas ou fissuras.

Estes guias podem ser úteis para você

133 Comentários em “Qual a diferença entre caixa de gordura e caixa de inspeção?”

  1. Francisco Narto Pereira says:

    As informações contidas no texto acima, foi muito bom para mim, pois aprendi um pouco mais e agregou valor profissional à mim.

    1. Katia says:

      Oi Francisco,
      Ficamos felizes que o conteúdo seja útil 🙂

  2. Eder Varela says:

    Posso utilizar a caixa de inspeção para evitar a passagem mau cheiro? O que devo fazer neste caso?

    1. Katia says:

      Olá Eder,

      Não sei se entendi bem, mas a caixa de Inspeção é um pequeno tanque com tampa onde é despejado esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.

      Para não ter mau cheiro no banheiro o que se usa é anel de vedação, ralo sifonado e tubo de ventilação. Veja nossa dica em: https://100pepinos.com.br/cheiro-de-esgoto/

      abs

  3. Renzo says:

    seria muito útil se colocasse fotos , tipo uma residencia com 01 banheiro e uma cozinha e uma área de lavanderia , para que as pessoa pudessem entender melhor , ficaria bem mais pratico . espero que minha opinião seja aproveitada .

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Renzo,
      Obrigada pelo comentário. Vamos buscar mais imagens e se quiser nos enviar algumas fique a vontade! Abs

  4. A parte da Caixa de Gordura eu entendi bem, no entanto, sobre a Caixa de Inspeção acho que faltaram muitas informações. Não consegui entender direito pra que ela serve e principalmente como funciona. Nela os dejetos também devem ser acumulados como na caixa de gordura? Ou passam para a rede pública servindo apenas para a inspeção?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Nilson, a caixa de inspeção não retém os dejetos, eles passam por ela e vão para a rede pública. Ela serve para manutenção e pra não ter que quebrar todo o piso caso haja alguma obstrução na tubulação. Ela permite a inspeção,a limpeza ,a desobstrução ou na fase de construção do sistema a mudança de declividade, de diâmetro ou de direção da tubulação. Abs

  5. Carlos says:

    Se eu tiver uma instalação com caixa de gordura e quiser reverter esse cômodo para um banheiro, posso aproveitar a instalação da caixa de gordura como caixa de inspeção??

    1. Equipe 100pepinos says:

      O melhor é instalar uma caixa de inspeção.

  6. Francisco Javier Ferrés says:

    Olá equipe 100 pepinos !
    Obrigado ! Caixa de Gordura: Vcs comentam que há produtos que contém bactérias que “comem” a gordura. Qual seria??? já decidi que vou fazer um biodigestor para o esgoto do vaso sanitário, mas não achei nada para as gorduras da pia de cozinha. Se puder ajudar !

    1. Equipe 100pepinos says:

      Francisco, também são produtos biodigestores de gorduras. Como por exemplo o Enzilimp.

  7. Estarei errando muito se conduzir a saída de água da máquina de lavar roupas através da caixa de gordura ????

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Aroldo, você só precisa ligar o esgoto da cozinha a caixa de gordura.

  8. Rod Silva says:

    Olá! Gostei muito da explicação. Mas tenho uma dúvida: posso transformar um local com uma pia de cozinha e caixa de gordura em lavabo com um vaso sanitário? Ou seja, posso lançar o esgoto do vaso onde era uma caixa de gordura? é só adaptar uma caixa de inspeção ou posso usar a caixa de gordura mesmo?

    1. Equipe 100pepinos says:

      O ideal é colocar uma caixa de inspeção.

    2. Elisabeth Barbosa Higino says:

      Posso liga os cano de gordura que sai da pia direto no cano do vaso que vai para fossa.

      1. Equipe 100pepinos says:

        Não, a pia deve ser ligada na caixa de gordura.

  9. A manutenção realizada a cada 6 meses é para prevenir o entupimento do esgoto?

    Vou alugar um apartamento onde há uma área que contém a caixa de gordura e um bueiro de esgoto do prédio. Esse bueiro é a caixa de inspeção? Estou receoso de ocorrer alagamento no meu apartamento e gostaria de saber se há uma manutenção preventiva que reduza ou elimine as chances de entupimento.

    Grato

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Thiago, a manutenção é preventiva. Pela descrição não conseguimos saber se o bueiro é a caixa de inspeção. Mas, você pode fazer a limpeza das caixas antes de mudar para reduzir as chances de transbordamento. Abs

  10. Welber Walter Dos Santos says:

    Bom dia. Gostaria de saber se podemos ligar um tanque e uma máquina de lavar roupa direto na caixa de gordura .

    1. Equipe 100pepinos says:

      Welber a caixa de gordura é ligada a pia da cozinha não há necessidade de ligar o tanque e máquina de lavar roupa.

  11. Rosangela alves says:

    onde trabalho não tem como abrir a unica janela que é basculante pois vem um cheiro horrivel de esgoto,seria da caixa de inspenção do prédio ? se sim ,como faço para arrumar o problema ?socorro é urgente

    1. Equipe 100pepinos says:

      Rosângela, melhor chamar um técnico para avaliar no local. Não conseguimos avaliar só com a informação que passou, não dá pra saber nem se a caixa de inspeção fica bem do lado da janela… os motivos podem ser variados. Esperamos que encontre a causa e resolva.

  12. Gustavo says:

    Bom dia!
    Eu tenho um problema.
    O encanamento que sai da cozinha tem uma caixa de gordura, PORÉM, esse encanamento desemboca na caixa de inspeção do banheiro (feita em alvenaria), e em seguida vai para a caixa de esgoto da rua.
    Minha dúvida é: posso mantê-la assim, ou terei que fazer encanamentos separados (um para cozinha, outro para banheiro)?
    Obrigado.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Gustavo, não há problema se a caixa de gordura está ligada a cozinha retém a gordura e pode ser ligada a inspeção para ir para rede de esgoto. O que não pode é ligar a caixa de gordura ou inspeção na rede de água de chuva.

  13. Prezado, estou querendo construir uma fossa séptica. Serão três tubulações de esgoto.
    1. A tubulação dos vasos sanitários que passarão por uma caixa de inspeção e em seguida irá para a fossa séptica.
    2. A tubulação da cozinha que passará pela caixa de gordura e será despejada em um filtro com brita como vi em um manual.
    3. A tubulação da água do chuveiro e pias do banheiro. Minha dúvida é em qual caixa ligar essa tubulação e onde despejar?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Roberto, o esgoto do chuveiro e banheiro vai para caixa de inspeção.

  14. Raimundo Costa says:

    Olá.
    Vi uma ilustração no site da tigre onde mostra as saídas(banheiro) da pia(cano menor) e vaso(cano maior) para a caixa de inspeção, mais no caso da saída do vaso sanitário pode ocorrer o risco dos degetos sólidos ficarem acumulados nessa caixa de inspeção?

  15. Marilsa says:

    Boa noite,

    Moro em um prédio de 12 andares e o meu é no 9º andar, faço questão de guardar todo óleo usado em geral em uma garrafa e entrego para reciclado, gostaria de saber porque meu ralo da pia entope em menos de seis meses, as gorduras despejadas dos andares acima do meu, passa pelo meu ralo também? Colocar produto como soda cáustica com água quente não enstraga o cano? Qual produto que posso usar e aonde eu acho?
    Aguardo a resposta e antecipo meus agradecimentos.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Marilsa, A caixa de gordura fica onde foi previsto em projeto. Pode ser uma para cada apartamento ou uma coletiva no térreo. Se aí for a coletiva os outros apartamentos podem entupir o seu, principalmente se ficarem jogando óleo no esgoto. O ideal é o prédio fazer a limpeza periódica da caixa de gordura. Não recomendamos usar água quente ou soda cáustica isso diluí a gordura, que vai escapar junto com a água e endurecer mais adiante continuando a entupir o cano. Ou ainda pode corroer os canos. Veja como limpar.

  16. Olá equipe do 100pepinos!
    Gostaria de saber se posso usar o ralo sinfonado no box do banheiro.
    Grato!

  17. sera que posso colocar na caixa de passagem uma valvula de retençao

  18. adinaldo says:

    Você falou “Não há problema se a caixa de gordura está ligada a cozinha retém a gordura e pode ser ligada a inspeção para ir para rede de esgoto. O que não pode é ligar a caixa de gordura ou inspeção na rede de água de chuva”. Que são os prováveis problemas de usar a tubulação da calha na caixa de gordura?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Adinaldo.Veja nossa dica sobre a diferença entre encanamento de esgoto e água de chuva https://100pepinos.com.br/encanamento-de-esgoto/

  19. luciana ramos says:

    olá, na caixa de gordura de um restaurante ,serviriam para fazer outro tipo de produto? como por exemplo o sabão? ou qualquer outro
    fico no aguardando por email

  20. Rodrigo says:

    Posso realizar a ligação da saída da caixa de gordura na tubulação do esgoto? Além disso, posso ligar a rede coletor a de água pluvial na tubulação do esgoto? Ou seja. Fazer uma ligação única que será ligada na rede coletor a do esgoto da rua?

    1. Equipe 100pepinos says:

      A saída da caixa de gordura pode ser ligada ao esgoto. A água pluvial deve ser uma rede diferente da rede de esgoto. Leia essa dica

  21. Nadyelly says:

    Ola…
    preciso realmente colocar caixa de gordura?
    mesmo quando utilizo um cano de 100 e uma redução de 100 para 50 so para receber a água da pia.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Sim, sem a caixa você está despejando toda a sua gordura direto na rede pública de esgoto e também deixando que ela grude nas paredes do seu cano que vai estrangulando a passagem de água.

  22. Mariana says:

    Bom dia, a saída da caixa de gorgura também é despejada na caixa de inspeção?

  23. Adriano Pupy says:

    Parabens pelas explicações . Que Cristo te proteja e continue te ajudando á ajudar outras pessoas .

  24. Camila says:

    Olá. Por uma questão de espaço, quero colocar minha máquina de lavar na cozinha, entretanto a única saída de água é a da pia. Posso aproveitá-la para a saída de água da máquina de lavar roupas?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Camila você pode fazer uma derivação e aproveitar a água para ambas. Mas, tem que ter também uma saída para esgoto. Pense direitinho nisso.

  25. David says:

    a água da pia do banheiro, do chuveiro e da caixa de gordura (que vem da pia da cozinha, todos no final pode sr ligado no esgoto ou ha outra forma.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Todas devem ser ligadas a rede de esgoto. O chuveiro e a pia costumam ser ligados ao ralo sifonado e depois a caixa de inspeção de onde se ligam ao esgoto.

  26. jonatan says:

    ola gente coloquei uma caixa de areia para captar a agua da lavanderia sei que o correto seria a caixa de isnpeçao mas sera que vai dar algum problema

  27. Adriano says:

    Ola, adquiri um apartamento e gostaria de inverter a posição da pia da cozinha o problema e que o contrapiso não tem espessura suficiente para passar o tubo de esgoto.
    Posso ligar o esgoto da pia da cozinha no esgoto da pia do sanitário ?
    Caso não possa, eu poderia colocar uma caixa de gordura em baixo da pia e dai ligar na pia do sanitário ?

  28. antonio says:

    posso ligar a saida da caixa de gordura mais um filtro
    na rede fluvial

    1. Equipe 100pepinos says:

      Não a caixa de gordura deve ser ligada ao esgoto.

  29. Rose Duarte says:

    Boa noite,
    Gostaria de uma informação. De frente para a janela da cozinha existe uma caixa que suponho que seja a de gordura, mas que não foi aberta desde que moro aqui(+/- 2 anos) e já faz uns dois ou até três meses que sentimos um cheiro muito ruim próximo dela. Será que deve ser aberta mesmo não estando nada entupido?
    Agradeço pela informação
    Rose

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Rose, sim a caixa deve ser aberta para a limpeza preventiva. Veja aqui:

  30. clelia says:

    gente quero fazer me esgoto, quem eu ligo primeiro do cano que sai do banheiro a fossa ou a caixa de passagem, e a caixa de gordura onde coloco??

    1. Equipe 100pepinos says:

      Da cozinha para a caixa de gordura e do banheiro para a caixa de inspeção. Depois para a fossa séptica que não deve ficar muito perto da casa para evitar mau cheiro, recomenda-se até 4m.

  31. tião says:

    É lógico que tdo mundo sabe que caixa de gordura deve ser ligado a pia cozinha, não precisa você repetir isso duzentas vezes.. Mas o que o povo esta perguntando é se existem riscos de fazer uma ligação improvisada da lavanderia a essa caixa também, tendo em vista que a lavanda sempre é próxima a cozinha.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Tião, que bom que você sabe, mas infelizmente nem todos sabem disso!Como você sabe a caixa de gordura é para separar óleos e gorduras dos demais dejetos, só se deve ligar a lavanderia a caixa se você tem por hábito lavar panelas no tanque (for depositar gordura), se não for isso você está misturando esgoto comum com gordura e terá que fazer limpezas periódicas para não obstruir a caixa e evitar o retorno de mau cheiro ou escoamento lento de água na pia.Esperamos ter ajudado.

  32. Juliana says:

    Boa Tarde, por favor me tire uma duvida!
    A caixa de gordura e inspeção em minha casa fica em um corredor externo, quero aumentar minha sala e com a reforma esse corredor vai ficar dentro de casa, tenho como colocar a caixa de inspeção e gordura em outro lugar? Tem que ficar perto da cozinha e banheiro?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Elas ficam próximas ao banheiro e cozinha para facilitar a ligação com os mesmos. Podem ser colocadas em outro lugar que permita a manutenção e a ligação com a rede coletora de esgoto. Consulte um engenheiro hidráulico para uma orientação precisa.

  33. danilo says:

    boa noite estou com uma duvida, minha pia da cozinha e o tanque e a maquina de lavar estao todas ligada na caixa de gordura. preciso fazer uma ligacao so pro tanque e maquina de lavar? posso lançar a agua do tanque e da maquina direto na rede de esgoto sem nenhuma caixa de sabao? e por que minha area de serviço fica proximo a pia da cozinha ….obrigado

  34. Filipe says:

    O pedreiro me disse que devo compra uns anéis de concreto para fazer . Uma Um “filtro” No esgoto nos de ir para rua. Já tenho a caixa de gordura e a caixa de inspeção.

    Obs: o pedreiro e parente do dono da loja de filtros.
    Devo ainda fazer esse filtro?

  35. Diego says:

    Olá,

    Devido ao pouco espaço que tenho, a máquina de lavar louças precisará ficar na área de serviço. Tem problema em depositar o esgoto da máquina de lavar louça na saída do tanque ou da máquina de lavar roupas?

    Muito obrigado

    1. Equipe 100pepinos says:

      O correto é que o esgoto da máquina de lavar louça seja despejado em local ligado a caixa de gordura.

  36. Patrícia Amanda Lopes Martins says:

    Olá.
    Gostaria de saber o que utilizar para escoar a areia em uma pia.Trabalho em um laboratório de materiais de construção e temos que lavar vasilhas sujas de cimento e areia.O que posso colocar que pode evitar que o cimento e a areia sejam levados pela tubulação?
    Desde já agradeço e aguardo resposta.
    Att.,

    Patrícia Amanda Lopes Martins

  37. edevan carneiro says:

    É obrigatório a instalação de caixa de inspeção na obra?

  38. Cristina Pereira says:

    A pia da cozinha entupiu e descobri que não tenho caixa de gordura , acho agua da pia da cozinha está ligada no encanamento do tanque que fica enfrente a cozinha . Tenho caixa de inspeção. Tenho que necessariamente ter esta caixa gordura. Caso positivo a obra será complicada.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Sim, precisa para filtrar a gordura da pia. Precisa quebrar o piso do local que vai colocar a caixa até o esgoto da pia e até ligar com a caixa de inspeção.Daí é instalar a caixa e recompor o piso. A complicação da obra depende dessas distâncias e se você tem piso pra recomposição disponível.

  39. Lais says:

    a caixa de gordura pode ser instalada dentro de casa?

    1. Equipe 100pepinos says:

      O recomendado é fora, quando fica dentro, da cozinha por exemplo, se há algum entupimento ou vazamento causa transtorno.

  40. Soraia Said says:

    Olá, parabéns pelas informações e dicas ! Gostaria de tirar uma dúvida, com relação à caixa de inspeção, se podemos fazer a ligação dos canos que passam por dentro dela, colocando um “T” no centro da caixa interligando as duas extremidades dos canos, para termos a visualização do fluxo ? Ao invés de deixarmos o fluxo cair dentro dessa caixa para depois ser conduzido pela outra extremidade do cano, pois como essa caixa é muito próxima da casa, estamos com receio de que o fluxo caindo nessa caixa possa ocasionar mau cheiro ?

  41. julio says:

    Olá, entendi os funcionamentos, mas sobre a instalação: é normal colocar piso por cima das caixas de gordura e inspeção? em caso de manutenção devemos apenas quebrar e refazer?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Não é normal. Tem que deixar aparente a tampa para a inspeção, você precisará fazer limpeza e manutenção periódica.

  42. Rosane feliciano says:

    Boa noite ,,Tenho um apartamento da coab gostaria de mudar minha pia da cozinha no lugar do tanque por motivo de espaço gostaria de saber se posso

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Rosane, precisa verificar o que é permitido no condomínio, geralmente precisa de um profissional para orientar. Se for possível não esqueça de ligar a nova pia a caixa de gordura.

  43. David says:

    Boa Tarde,

    Atualmente estou construindo minha casa em cima da casa dos meus pais, hoje já existe a caixa de gordura dele que vai para o esgoto. Gostaria de saber se posso fazer minha rede hidráulica despejando os dejetos da cozinha, pia do banheiro, chuveiro, e lavanderia na mesma caixa de gordura que já existe e em seguida vai para o esgoto. Ou preciso colocar uma caixa de inspeção? um caixa sifonada antes da caixa de gordura? ou outro tipo de mecanismo até mesmo para não voltar mau cheiro.
    Obrigado!!!

    1. Equipe 100pepinos says:

      Se você despejar tudo na caixa de gordura dá problema, pode voltar o esgoto. Ela é só para as pias de cozinha. Ligue o esgoto do banheiro ao ralo sifonado e depois a caixa de inspeção.

  44. Douglas da Silva Souza says:

    Boa tarde, está vazando água fedida da caixa de inspeção da minha casa, o que será que pode ser ?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Pode estar entupido e ao invés de ir para o esgoto da rua enche a caixa e vaza. Tem que abrir pra ver e fazer limpeza.

  45. Olá pessoal. Tenho um apartamento e estou colocando uma pia de cozinha no terraço. Estou puxando o ponto de água e esgoto da pia do banheiro, colocando um T na conexão. Esse é o ponto mais próximo do local. Gostaria de saber se colocar uma caixa de gordura pequena embaixo da pia pode resolver meu problema. Se sim, caso conheçam, gostaria de alguma indicação.

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    Bruno.

  46. luis Henrique vicent says:

    posso usar a saída do vaso sanitário direto na caixa de inspeção, e também a ligação do ralo sifonado, lavatório box para a mesma a caixa, já que penso que a caixa inspeção veio para substituir a caixa de esgoto não é isso!!!???.ou tenho que ter caixa de inspeção mais a caixa de esgoto!

  47. Vanessa says:

    Primeiramente parabéns pela atitude, ajuda muito as dicas!
    Estou com reformas na minha casa e não sei o q preciso usar!
    Aqui a encanação do banheiro (pia do banheiro, água do chuveiro e vaso sanitário) estão ligada com a das colhas e da cozinha. O q preciso colocar, caixa de gordura ou de espeção?
    E o q faço com a água da chuva?

  48. leonardo says:

    mudei para uma casa onde a caixa de sabao onde e despejada na caixa de gordura q faz a de gordura transborda tudo com frequencia, esta correto essa instalaçao de caixas?

  49. Hildete T. Pimentel says:

    Posso ligar a saída da água da máquina de lavar roupa na caixa de gordura? Um pedreiro bastante experiente que, segundo ele, faz isto há muitos anos, ficou brabo comigo porque eu disse que isto não deve ser correto.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Não é mesmo correto, liga-se a caixa de gordura a saída da pia …ela é retentora de gordura e na água de lavar roupa não tem gordura.

  50. Deyvison says:

    Boa Tarde, Fiz recentemente o esgoto de minha residência.
    Lado 1 – De um lado da casa coloquei os dejetos dos banheiros, ligando a caixa de inspeção e posterior fossa e filtro.

    Lado 2 – Do outro lado liguei os dejetos da cozinha na caixa de gordura, logo após a caixa de gordura coloquei um Y que capta a água da lavanderia, seguindo em direção a fossa e filtro.

    Um amigo me informou que a ligação do lado 2, não estar totalmente correta, porque existem bactérias da cozinha que não podem ter contato com a fossa. Deveria jogar diretamente no filtro.

    Gostaria de ouvir a opinião da equipe 100 pepinos da ligação do lado 2?

    No aguardo de um posicionamento.
    Deyvison

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá,
      Pode ligar a caixa de gordura a fossa. A função da caixa é retenção da gordura e o restante tem que seguir para tratamento.

  51. rogerio says:

    caixa de gordura tem que limpar a cada 3 meses fica enchendo e vazando água para fora, faz dois anos que faço a limpeza afff
    to pensando em tirar e jogar direto

    1. Equipe 100pepinos says:

      Tem algo estranho, verifique se somente o esgoto da pia está ligado nela ou se tem outras coisas que fazem vazar a água. E também, pode ter alguma obstrução na tubulação.

  52. Meg says:

    Moro no segundo andar de um prédio com 4 andares. Minha vizinha do andar de baixo (primeiro) muito esporadicamente (3 vezes em 8 anos) tem problema de vazamento: jorra água pelos ladrilhos ao lado do tanque dela e fica com a área alagada. Ela diz que isso ocorre em virtude da antiga proprietária ter feito obra no apto. e canalizado o esgoto da cozinha para o cano do tanque (parte da bancada de minha cozinha fica em cima do tanque dela). Segundo ela o meu apto, que fica embaixo do dela estaria provocando o entupimento do cano com gordura e fazendo a água jorrar no apto. dela, que fica em cima do meu! Isso é possíveL? Há lógica nesse raciocínio? Se assim fosse,o apto. embaixo do meu e o meu próprio não teriam q apresentar problemas também? Obrigada.

  53. Boa tarde.
    Acabei de mudar para um apartamento e estou tendo problemas com alagamento da minha cozinha: tanto a água da louça quanto a água da máquina lavar e do tanque vão para a mesma caixa de gordura (daquelas pequenas), o que faz com que ela transborde quando lavo roupas. Como posso resolver esse problema?

  54. Gleide Maria Lacerda says:

    Bom dia. Há 3 caixas mal fechadas de gordura e esgoto de todos moradores do bloco, na área externa do apartamento térreo, quem tem que lacrá-las? O dono desse ap. térreo será responsável pelos descuidos dos outros moradores em relação ao que jogam na pia, lavanderia e descarga? pois terá que colocar seu ap. à disposição a cada necessidade de limpeza ou eventual vazamento. Tem como transferir estas cx. de esgoto e gordura para fora de seu ap. Eis que do lado de fora do ap., há varias cx. instaladas de gordura e esgoto. Agradeço e aguardo retorno.

  55. Ricardo says:

    Boa tarde tenho uma caixa que eu acho que é de passagem onde vai a água da máquina de lavar roupas e ao mesmo tempo da pia preciso separar ou posso usar para ambos lembrando que cai nesta caixa e depois vai para rede da Rua. Obrigado

  56. carlos says:

    Onde devo jogar a água da caixa de gordura

    1. Equipe 100pepinos says:

      Tem que ligar na caixa de inspeção

  57. Luiz Carlos de Assis says:

    Tenho a cx de gordura e sumidouro para ela. Porem vou precisar ligar o sumidouro ao encanamento da rua (esgoto), que antes não existia. Mas no caminho p/ a rua, existe um piso mai alto com uma fossa artesiana de banheiro que também será ligada à rua. Como devo proceder?

  58. Roberto Cerqueira says:

    bom dia,to tendo um problema e gostaria de saber se tem alguma solução,tenho uma caixa de gordura e de inspeção porem essa ligação da caixa de inspeção e ligada diretamente a minha privada porem ratos tem subido pela mesma,o que faço para resolver esse problema

  59. michelle says:

    Moro num prédio com 6 moradores e a água da maquina e do tanque vai para a caixa de gordura e a água esta voltando para minha cozunha . Isto esta correto ?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Michelle, está errado. Só se liga a pia da cozinha a caixa de gordura.

  60. IARA says:

    O cano do lavatorio do banheiro esta ligado ao ralo do chuveiro. Esta’ correto ligar a agua que sai deste ralo a cano de 100 que vem do vaso sanitario e estedesenbocar na caixa de passagem? Ou o cano do ralo deve ir direto para a caixa de inspecao, separado do cano de 100 que vem do vaso sanirario? E mais uma duvida, se for correto ligar o ralo do chuveiro ao cano de 100, qual e’ a posicao correta do sifao deste ralo? Devera’ estar voltado para o cano de 100? Ou independe a posicao do sifao para nao voltar cheiro do cano de 100?

  61. Lane says:

    Bom dia. Eu precisei aumentar minha casa e os pedreiros que trabalharam aqui,fizeram a saida da água do tanque, chuveiro e lavatório na caixa de gordura !Eu achei errado,terei que mudar ?

  62. Heloisaheloareia07@gmail.com says:

    Bom dia!Fiz uma obra na cozinha e banheiro,a qual troquei a caixa de gordura e troquei o encanamento do banheiro.A rede de esgoto continuou a mesma,mais de um tempo pra cá,esta voltando um cheiro horrível,no banheiro.Nao sei o que fazer.

  63. Boa tarde, primeiramente parabéns pelo trabalho e gostaria de antecipar os meus agradecimentos, trago algumas dúvidas

    1- Posso fazer curva de 45° antes da caixa de inspeção?
    2- É regra chegar na caixa de inspeção com um angulo perpendicular?
    3- No caso de um condomínio, pode ser feito um sistema de águas pluviais compartilhado? Ou cada casa deve ter o seu?
    4- Existe algum material informativo com essas regras disponível?

  64. onildes de vasconcelos brigido dete says:

    obrigado.e parabéns pelo trabalho

  65. Jane says:

    Qual a distancia minima que a caixa de inspeção deve ficar da casa? ela libera algum odor?

  66. Moro num prédio antigo e a caixa de inspeção fica dentro do meu imóvel, posso mudar ela para fora?

  67. Julia says:

    Caixa de inspeção seria o mesmo que a caixa de sabão? Nessa caixa vão os resíduos da água de serviço e do banheiro, certo? Mas võ todos os tipos de resíduo ou só chuveiro e pias?

  68. joacir zonta says:

    Olá. Qual o impedimento de se lugar o ralo do chuveiro na caixa de gordura

  69. Mariana says:

    Boa noite!
    Caixa de gordura e inspeção, benefícios e malefícios entre PVC e Pré-moldado (alvenaria).

    Obrigada.

  70. Luciano says:

    Boa noite. Vocês poderiam esclarecer algo para mim? Uma amiga minha comprou uma casa em que há uma pequena caixa de gordura. O pedreiro conectou a calha que capta água da chuva à caixa de esgoto. Isso é recomendável? Eu imagino que a gordura vai transbordar e sujar tudo se houver uma chuva forte. Minha imaginação procede? O pedreiro cometeu um erro?

    Agradeço a atenção.

  71. Hugo says:

    Olá. A água do chuveiro não está descendo. Verificamos que tem muita lama mal cheirosa e alguns dejetos. Não consegui encontrar a caixa de inspeção na casa, somente a de gordura que está limpa. Você recomenda fazer o serviço de hidrojateamento para tentar desentupir, ou é melhor identificar a caixa de inspeção? ou uma coisa não se relaciona com a outra?

  72. Ana Paula says:

    Para que servi aquele pequeno jurado na tampa da caixa de inspeção?

  73. luiz carvalho says:

    posso colocar um Tê em vez de caixa de inspeção na rede coletora de esgoto

  74. maria marlene lourenco says:

    Suas orientacoes acabaram de me ajudar demais.
    Muitissimo obrigada.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Que bom! Abs, Katia e Fabi

  75. rodolfo says:

    Minha caixa de gordura vai para a de inspeção, mas essa o revestimento envolta no chão ela esta na terra? esta correto?

  76. Conteúdo de excelente qualidade, obrigado por compartilhar!Excelente artigo, muito bem escrito, parabéns!

    1. Equipe 100pepinos says:

      Obrigada Danielle. Eu, Katia e a Fabi escrevemos com muito carinho 🙂

  77. Guilerme says:

    Uma dúvida. Posso ligar minha rede de esgoto vinda da cozinha e área de serviço direto a fossa séptica sem passar por uma caixa de gordura??

  78. Eunice says:

    Olá, Equipe 100 Pepinos,
    Estou com um grave problema: alugo duas casas da década de 30, onde funciona a minha hospedaria. Ocorre que essas propriedades têm duas caixas de visita, creio que seja esse o nome, que são de concreto. Elas são limpas a cada 15 dias, com aquela mangueira pressurizada e creolina, mas, de vez em quando, vem um odor insuportável que empesteia todo o estabelecimento. Parece que voltam gazes. Não há problema com a vedação dos vasos que, no total, são 9. O cheiro sobe da caixa mesmo e deixa o ambiente insuportável. Isso não ocorre sempre, mas quando acontece … Parece que vem um gás putrefato. O que posso fazer? Se eu colocar uma caixa de visitas, da Tigre, será que resolve? Não aguento mais!!!
    Grata pela orientação,
    Eunice

  79. Joelito says:

    Parabéns a equipe otimas dicas e esclarecimentos muito útil ✌✌✌

    1. Equipe 100pepinos says:

      Obrigada!

  80. Bom dia! Sou a Engª Júlia da TORRI Engenheria, empresa referência em pré-moldados para saneamento. Fornecemos caixas retentoras de gordura em concreto pré-moldado no sistema CAIXAFÁCIL. Acesso nosso site e veja todos os modelos de caixa de gordura que temos: http://www.torri.com.br/produto/categoria/45/caixa-retentora-de-gordura-retangular/60
    Vendemos para todo o Brasil!
    Temos também caixas de inspeção em concreto armado com pré-furos para tubulações em diferentes tamanhos.
    Contate-nos! Atenciosamente, TORRI Engenharia e Saneamento

  81. Tais Mara Dawoglio says:

    Boa noite minha caixa de gordura está cheia e isso acarretou entupimento nos canos.
    Mas a caixa de redenção está cheia tb.Qual devo desentupir

  82. marcos says:

    ola gostaria de saber qual a distacia maxima da pia da cozinha para a caixa de gordura ou se ela pode ficar em baixo da pia

    1. Equipe 100pepinos says:

      O ideal é próximo a pia. E sim pode colocar embaixo da pia.

  83. Nícolas Levi says:

    Estou colocando uma caixa de inspeção embaixo de duas pias que se separam por uma parede por entender facilitar desentupimento futuro, e do lado de fora estou colocando uma caixa de gordura pois uma dessas pias é da cozinha. Está certo a minha lógica? Utilizando a mesma rede que passa na caixa de inspeção e depois na caixa de gordura? Obrigado.

  84. Antonio Carlos Furtado says:

    Estou fasendo a caixa de gordura mais não sei aonde chogar a saidada agua pois tenho fosse e sumidouro tenho duvidas em que local a despejar podem me ajudar obrigado

  85. Izaias de Araújo veras says:

    Olá. Posso colocar a caixa de gordura em baixo da pia? Ou terei problemas de mau cheiro?

  86. Jeann Carlo says:

    Boa noite!

    Estou fazendo uma kitnet ao lado da minha casa, no mesmo terreno, mas aqui onde eu moro ainda é fossa séptica e um sumidouro. A minha dúvida é : estamos fazendo um banheiro nessa kitnet , gostaria de saber como faço a ligação para a fossa corretamente, pois me disseram que o vaso sanitário tem que ir os dejetos pra fossa séptica e a pia e chuveiro diretamente para o Sumidouro sem passar pela fossa séptica . Gostaria de saber se está correto ou se posso jogar todo o esgoto do banheiro( pia, vaso e chuveiro) para a fossa séptica, como pia, vaso e chuveiro. Posso jogar tudo na séptica? Ou preciso separar para o sumidouro? No aguardo e obrigado!

  87. Bom dia! Me tira uma dúvida, toda a água que sai da minha cozinha e do banheiro são ligados direta em um tubo de 150 que depois passa por uma caixa de passagem em seguida vai pra fossa e depois vai pra uma fossa anaeróbica e por último vai para o esgoto da rua.
    Está certo ou eu tenho que trocar?

  88. judite says:

    na caixa d inspeção passa as vezes do vaso sanitario??? ela fica na caixa d inspeção é só vai embora a água?? ??? pq meu marido fez perto do Vitro da cozinha e se as fezes ficar parada dentro da caixa.o cheiro ser a insuportável.aguardo resposta

  89. Decio says:

    Sempre tive duvida entre caixa de gordura e caixa de inspeção e voces tiraram minha duvida com esta materia.

  90. Patricia says:

    Olá;
    Minha casa tem caixa de gordura para a pia, porém não tem caixa de inspeção, foi financiada pelo minha casa minha vida é obrigatório caixa de inspeção?

  91. Airton says:

    Gostaria de saber se posso instalar uma caixa de gordura no quintal da minha casa, onde vai ser ligado um esgoto da pia de área com churrasqueira, um esgoto de uma chopeira, um ralo linear e água da chuva de uma calha, e a cx despejar na rede de águas pluviais.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login