Guias anti-pepinos

 

Por uma reforma sem pepinos

Reforma da casa: os sonhos podem ser diferentes, mas os erros são sempre os mesmos Todo mundo quer ter a…

visualizações

Reforma da casa: os sonhos podem ser diferentes, mas os erros são sempre os mesmos

Todo mundo quer ter a casa dos seus sonhos. Porcelanato na sala, cozinha americana, um banheiro com bancada, uma pintura especial no quarto, uma lavanderia que ventile pras roupas secarem sem ficar cheirando mal. Construir a casa perfeita é um caminho. Mas, reformar tem sido a maneira mais comum das pessoas realizarem esse sonho.

Só que na hora da reforma, por mais que os sonhos sejam muito diferentes, os pepinos são sempre os mesmos. Piso oco, pintura descascando, cano estourado, porta não abre. Isso sem falar nos pepinos do processo: pedreiro sumiu, material errado, parede que não podia ser quebrada, escada inclinada demais.

A gente adora casa e sabe que a casa bem organizada, iluminada, ventilada faz a vida ficar bem melhor. Mas todo mundo odeia o caminho que liga a casa que não agrada à casa dos sonhos.

“Reforma é um mal necessário”.
 

Reforma realmente é difícil por muitas causas que todo mundo conhece: a gente sempre descobre uma coisa fora do plano que precisa ser feita, a mão de obra trabalha mal, demora mais que o previsto e etc.

Em geral, as coisas dão errado porque as pessoas decidem fazer sem ter qualquer orientação técnica. Olham na revista, copiam o vizinho, deixam o pedreiro escolher tudo e só escolhem a cor da tinta na parede. Seria ótimo se toda reforma pudesse ser planejada e acompanhada por um arquiteto e um engenheiro, mas na maioria dos casos não é assim. A maior parte dos brasileiros cuida da sua própria reforma. Existe até uma lei que assegura as famílias de baixa renda ‘assistência técnica gratuita’, ou seja, um arquiteto e toda uma equipe pra planejar, ajudar a decidir e ter todas as certezas antes de começar uma obra. Mas aqui tem essa história de que ‘essa lei ainda não pegou’…

Então, aquela casa dos sonhos continua te dando vontade de reformar, não é, mesmo sabendo de todos os problemas que podem acontecer?

Tem muita informação sobre o que fazer, ideias que inspiram e fazem a gente ter vontade de ter a casa daquele jeito, mas tá faltando referência sobre o que é boa qualidade na reforma — e sobre má qualidade também, porque conhecer o que é ruim ajuda a evitar erros.

Pensando nisso tudo, criamos 100Pepinos: o recurso para você controlar a qualidade da sua reforma.

Conheça pepinos que podem acontecer em cada obra e previna-se (ou conserte!). Veja dicas pra sua reforma dar mais certo. Acesse guias rápidos e descomplicados de cada tipo de obra e saiba o que olhar pra ter certeza de que a reforma vai dar certo e você não vai descobrir pepinos depois.

Tudo isso com informação descomplicada e um conteúdo irreverente e bem humorado.

Aproveita que 100Pepinos está chegando: tudo sobre reforma e com garantia de boas risadas (da gente mesmo e dos erros que a gente nem percebe que comete).

Por uma obra sem pepinos!

Fabi, Kátia, Dmitry e André

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login