Se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Saia da casa e chame um engenheiro ou acione a defesa civil do município com urgência.

Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes. Devem ter acontecido em trechos da parede em que se encontram materiais diferentes (tijolo com concreto, tijolo com madeira). Elas acontecem porque a ligação de um material com outro não deve ter sido feita com muito capricho ou porque a dilatação dos materiais é diferente e eles se separam.

Para reparar essas trincas mais leves, o pedreiro deverá saber usar uma tela sintética ou uma pasta cremosa acrílica própria para fechar trincas. E depois preparar a parede com massa fina e pintar.

Como saber se a trinca na parede não vai aumentar?

Se a trinca parecer superficial e estiver bem fininha, faça o seguinte teste:

  • Se a rachadura for dentro de casa, prepare uma pasta com gesso e água e feche-a, passando a massa com o dedo
  • Se for em área externa, faça o mesmo, mas usando uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais

Observe por 3 dias. Se elas continuarem fechadas é sinal de que não vão aumentar e o pedreiro pode fechar definitivamente. Se reabrirem, pode ser sinal de problemas na estrutura da casa. Chame um engenheiro para avaliar.