Guias anti-pepinos

 
trinca na parede


Como saber se a trinca na parede é perigosa?

Se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Saia da casa e chame um engenheiro ou acione a defesa civil do município com urgência.

Se a trinca estiver na vertical ou na horizontal, geralmente, são superficiais e menos preocupantes. Devem ter acontecido em trechos da parede em que se encontram materiais diferentes (tijolo com concreto, tijolo com madeira). Elas acontecem porque a ligação de um material com outro não deve ter sido feita com muito capricho ou porque a dilatação dos materiais é diferente e eles se separam.

Para reparar essas trincas mais leves, o pedreiro deverá saber usar uma tela sintética ou uma pasta cremosa acrílica própria para fechar trincas. E depois preparar a parede com massa fina e pintar.

Como saber se a trinca na parede não vai aumentar?

Se a trinca parecer superficial e estiver bem fininha, faça o seguinte teste:

  • Se a rachadura for dentro de casa, prepare uma pasta com gesso e água e feche-a, passando a massa com o dedo
  • Se for em área externa, faça o mesmo, mas usando uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais

Observe por 3 dias. Se elas continuarem fechadas é sinal de que não vão aumentar e o pedreiro pode fechar definitivamente. Se reabrirem, pode ser sinal de problemas na estrutura da casa. Chame um engenheiro para avaliar.

Estes guias podem ser úteis para você

62 Comentários em “Como saber se a trinca na parede é perigosa?”

  1. Amelia says:

    gostei da dica, já estou conferindo uma trinca aqui em casa.

    1. Fabiana Dias says:

      Oi, Amélia! queremos muito que as dicas sejam úteis!aproveite sempre o conteúdo de 100pepinos 😀

  2. Achilles says:

    Pra dar acabamento em cima de uma rachadura na parede aqui vai uma dica, misture um pouco de acuçar com o cimento branco, faça uma tinta e passe com pincel, eu experimentei fazer isso a anos atrás, até agora não deu problemas, e a parede ficou sem rachadura aparente

  3. Fiz uma reforma em minha casa a mais ou menos uns 3 meses.
    Retirei uma parede do meu quarto para aumetá-lo e fazer um closet em uma laje que já existia, mas esta era aberta e inclusive inflitrava agua de chuva na parte de debaixo.
    Para acabar com oa vazamentos e inflitrações e eu poder usar este espaço para aumentar o quarto e fazer um closet, tirei uma parede do quatro onde ficava meu guarda roupas embutido para aumentar e fazer o closet.
    Com isso tirei uma parede de uns 4.50 e coloquei um telhado de fibro cimento e madeiras.
    A parede de tirei tinha uma viga na horizontal , não na vertical. er auma unica viga que tinha proximo ao chão, na parte de cima da parede não havia nada.
    Ocorre que depois que tirei esta parede, com o passar dos dias, aparecerem duas fissuras na parede, ambas na mesma direção, nas paredes uma de frente para a outra, na vertical, do teto ao chão, bem finas, mas de cima a baixo.
    Estou com muito receio de ser estrutural por conta da parede que tirei.
    Como poderia ser reparado isso, somente com vigas e pilares?
    Grata
    Betina

    1. orlando says:

      O mais indicado seria fazer uma coluna com uma sapata cada uma embaixo de cada ponta de viga onde apresentaram as trincas.

  4. antonio carlos margues says:

    essa materia e nota dez

  5. IVAIR SILVA DA ROCHA says:

    boa tarde,
    estamos no final de uma obra em Ilhabela onde a casa esta sendo construída em uma avenida onde circulam ônibus carros e caminhões e esta casa tb fica de frente para o Mar ou seja é uma casa de costeira mais ou menos 45 mts da costeira.estamos com varias fissuras gostaria de saber se é normal acontecer isso e como resolver.
    uma vez que já fizemos a manutenção com silicone acrílico e fita tira trinca e as mesmas voltaram.
    obgdo

    1. Equipe 100pepinos says:

      Pequenas fissuras de dilatação dos materiais podem acontecer. Mas, como são várias e voltaram sugerimos chamar um profissional para uma avaliação mais cuidadosa.

  6. Carla Souza says:

    Prezada Betina.
    Ao que parece sua parede não tem função estrutural, uma vez que havia uma viga junto a ela.
    Se você remover esta vida, sim você pode gerar um problema, pois as vigas recebem as cargas das lajes e transferem para os pilares (colunas verticais).
    Se a parede for apenas para fechar um vão não há problema em remover.
    Existem paredes estruturais, que fazem função dos pilares e vigas. Estas não podem ser removidas.
    Trincas são comuns, ora por problemas na própria alvenaria, quando a ligação entre a estrutura e a parede não foi bem executada, ora por problemas no revestimento, que também fissuram.
    Avalie se essa fissura é superficial e se aumenta.
    Se você removeu uma viga chame um engenheiro para verificar se há necessidade de reforço da laje.
    Se você removeu apenas a parede, é provável que a trinca seja por outro motivo e não estrutural.
    Siga a dica de aplicar o gesso e verifique se aumenta ou está estável.
    Boa sorte!!

    Abraços
    Eng. civil Carla Souza

  7. JOSE AUGUSTO FIALHO JUNIOR says:

    Ola.
    Moro em casa alugada nrsta casa apareceu rachaduras que em algumas partes chegam a ter mais de 10mm de abertura.
    Será hora de mudar de casa ou so amarrando as paredes resolve?

    1. Equipe 100pepinos says:

      José, comunique a imobiliária eles tem que mandar um profissional avaliar e indicar o que deve ser feito para que a casa fique segura!

  8. manoel gilmar says:

    Gilmar barra bonita
    No teto do quarto no centro tem uma fissura de 1milim aproxim,vai em lnha reta em zigue zague da pare ao centro do teto

    1. Equipe 100pepinos says:

      🙂

  9. Sandra Gabriel says:

    Minha casa a presentava trincas na diagonal e uma. parede na vertical. Ha 6 anos foi feito reparod mad agora voltaram a aparecer. o reparo segundo od pedreiros.foram feitos c pedacinhos de ferro parecendo uma sutura.O que faço?

  10. marcia tonett says:

    Moro de aluguel e tenho há muito tempo problemas com rachaduras e muitas na diagonal, a imobiliário já veio uma vez e ¨remendou¨mas elas continuam a aparecer e estão ficando piores. Infelizmente a imobiliária depende da autorização do proprietário e resumindo nada é feito. Como posso agir já que pela lei não posso fazer nada a não ser pedir a imobiliária que arrume, o que não acontece, ou me mudar já que é a mim que incomoda. Estou providenciando minha saída mas teria como denunciar essa construção tão mal feita e de certa forma perigosa.

  11. jorge says:

    Meu vizinho está fazendo uma obra, e colo uma parede na minha, a parti de então começou a parecer trincas profundas qual e atitude que eu deva tomar e porque isso aconteceu?

  12. Cinthia Moretti says:

    Olá, meu pai comprou uma casa já antiga e trocou o estuque por laje e em cima fez mais um andar com laje e telhado. Depois de alguns meses apareceram rachaduras mas paredes mas essas (no meio da parede, sentido vertical e nos cantos). Há mais ou menos três meses apareceu outra mas agora no meio do azulejo, não no rejunte, e está na horizontal. Minha procuração é se esse trinco é sinal de perigo.

  13. Se a trinca é em diagonal, partindo do canto superior direito em direção ao canto inferior esquerdo, como deduzir qual canto está cedendo (afundando)?

  14. rafael says:

    recentimenti fiz um forro de gesso acartonado em minha sala e cosinha pois elas sao juntas nao tem parede dividindo depois de algum tempo notei que apareceu umas trincas bem finas em algumas paredes as trincas sao na vertical que parece que vem de cima para baixo quero colocar forro em mas 1 quarto e corrredor tenho medo de esse problema aumentar . embaixo da janela de 1 quarto tem trinca na diagonal e na da cosinha tambem quero saber se pode ser serio ou nao ja estou pensando em vender a casa por isso como posso resolver isso as trincas sao finas comprei a casa começada nao sei como esta a parte de baixo das paredes me ajude

  15. Nelson Sousa says:

    Passando por fazer do canto superior esquerdo para inferior direito e calculando á sua profundidade. Só depois é que pode tentar visualizar a situação. Portanto identifique o problema ou então pode se complicar. À trinca tem mais de 100 cm ?

  16. Nelson Sousa says:

    Identificar e Testar a situação

  17. Dodô Gibson says:

    Bom dia, amigos,

    Onde posso encontrar um profissional, que avalie, as trincas em meu sobrado,moro na capital de são Paulo,na zona sul.

  18. Paulo henrique says:

    fissuras e uma coisas rachaduras outra,,,ao passar de 00.3 mm é preocupante pois os corpos adentro se romperam por completo
    fissuras minimas 00.1 mm e em formato de raios próximos, não trazem grandes preocupações
    nunca retirar uma parede sem orientação de um profissional qualificado,mesmo que esta aparentemente não seja estrutural,,embora não seja, mas muitos casos deviso a distância entre pilares a carga de peso já passara para a parede, isso se da devido ao selamento natural de vigas de respaldo,assim quando retiramos esta parede haverá uma movimentação naquele espaço,trazendo assim com sigo paredes laterais agrupadas. Corpos rígidos em alvenaria sempre racharão…Paulo Henrique técnico de edificações

  19. fissuras e uma coisas rachaduras outra,,,ao passar de 00.3 mm é preocupante pois os corpos adentro se romperam por completo
    fissuras minimas 00.1 mm e em formato de raios próximos, não trazem grandes preocupações
    nunca retirar uma parede sem orientação de um profissional qualificado,mesmo que esta aparentemente não seja estrutural,,embora não seja, mas muitos casos deviso a distância entre pilares a carga de peso já passara para a parede, isso se da devido ao selamento natural de vigas de respaldo,assim quando retiramos esta parede haverá uma movimentação naquele espaço,trazendo assim com sigo paredes laterais agrupadas. Corpos rígidos em alvenaria sempre racharão…Paulo Henrique técnico de edificações

  20. Excelentes dicas… Eu gostaria de saber quanto custa em média uma avaliação deste assunto por um profissional como um engenheiro?
    Sei que pode variar bastante, mas em média no RJ por exemplo, quanto custaria?

  21. eduardo says:

    estou com várias trincas aparecendo em minha casa, saem do canto inferior e sobem até o teto na diagonal, próximo dos pilares. o Que será isso, são pequenas, menos de 1mm de abertura, mas aparecerem de 6 meses para cá…

  22. Alcione de Oliveira says:

    Boa tarde. Construi minha casa e estamos usando a um ano mais ou menos e noto que na laje e na estrutura dela somente na parte alta tem varias fissuras finas tanto na laje como na viga nao nas colunas somente na parte alta que apoia e laje. ou seja o teto e ate mesmo no muro de cima do telhado . eu pensava que era por causa do vento sendo que vivo numa zona com muito vento sul. Obrigado. Alcione Florianopolis SC

  23. Alcione de Oliveira says:

    Boa tarde. Construi minha casa e estamos usando a um ano mais ou menos e noto que na laje e na estrutura dela somente na parte alta tem varias fissuras finas tanto na laje como na viga nao nas colunas somente na parte alta que apoia e laje. ou seja o teto e ate mesmo no muro de cima do telhado . eu pensava que era por causa do vento sendo que vivo numa zona com muito vento sul. Obrigado. Alcione Florianopolis SC

  24. eriluce santana de carvalho says:

    o meu chuveiro esquenta fora do normal e impossivel tomar banho o que eu faço

  25. Lena Silveira says:

    Bom dia!
    Fiz um segundo andar de laje numa kitnet q comprei depois de alguns meses apareceu um trinco na cerâmica do segundo piso..
    Isso pode significar q a casa ta afundando? Q não ta suportando o peso da segunda laje?
    O trinco na ceramica é de um metro de comprimento e é risco muito fino.

  26. minha casa está com uma trinca assim descendo na diagonal,ainda e pouco visivel mas percebi que esta aumentando gradativamente…tem algun concerto urgente a fazer ou e mais sério ?

  27. Mirian Silva Teixeira says:

    Foi bastante útil.
    Obrigada!

    1. Equipe 100pepinos says:

      🙂

  28. jose antonio gomes de souza says:

    apareceu uma trinca encima do meu portao ,achei que era do peso da laje mas a trinca esta entre duas vigas de 25×15 com ferro 3/8 ,entre as duas vigas tem duas fiadas de blocos ,qual a razao da trinca ?

  29. ISSIS says:

    MINHA CASA APARECE FISSURAS NA PARTE INTERNA ,E AS MESMA FISSURAS NO LADO EXTERNO. ISSO PODE SER PERIGOSO QUAIS SAO AS POSSIVEIS CAUSAS?

  30. Temis says:

    Boa tarde eu tenho muitas dúvidas? Minha mãe cedeu 2 cômodos nos fundos da casa dela, e a laje é masissa, meu pai diz que tem medo da minha casa cair ,, por causa das estrutura da parte de baixo,, ela é feita da queles tijolos
    de barro ..Mais não tenho certeza se é por esteira, mais estou escutando só coisas negativas, como faço pra me precaver ..pois tenho 2 crianças pequenas , e agora estou ficando com medo

  31. Boa noite, tenho uma empresa que tem a solução para trincas e rachaduras ( quando são problemas estruturais), trabalhamos com reforço estrutural ( estaca mega ), avaliamos sem custo e sem compromisso.

    Qualquer dúvida

    Munhozfundacoes@gmail.com
    @munhozfundacoes
    18 3021-2029

  32. Bom dia sou arquiteta e tenho um e genheiro ótimo….Engenheiro Tadeu f: (015 11) 97543-6033 presta serviços aos meus clientes a mais de 8 anos.

  33. reginaldo says:

    ola aproveitando o espaço vou fazer uma pergunta.
    eu construir uma casa e contratei um pedreiro que fez tudo que qualquer pedreiro faria . colocou pilar vigas etc numa altura de laje . so que achei meio baixo e resolvi levantar nao me lembro se foi uma ou duas carreira de tijolo acima da viga . e bati a laje logo em seguida encima da alvenaria que foi feito acima da viga que nao lembro se foi uma ou duas carreira de tijolo. so que no passar do tempo resolvi construir encima . e pensei como predio faz so o esqueleto pra depois fazer paredes . nao da problema entao fiz a mesma quantidade de comodo encima respeitando os pilares e fazando vigamento fechando os pilares para receber a laje . so que no passar do tempo pode observa que o reboco apareceu umas trincas , nao trincas de falar no as paredes rachou toda mais sim umas trincas parecendo uma linha . e uma delas no rumo de uma janela trinco ate o tijolo .mais trincas que parece uma linha . entao eu queria saber se essa trinca foi decorrente de eu levantar uma carreira de tijolo acima da viga para depois bater a laje e com isso poder ter movimentado ate achar firmeza ai provocou as rachaduras .. oque voce pode min falar isso transforma em perigo .

  34. Trabalho com esses tipos de problemas a 30 anos, sou engenheiro civil formado em 1984, posso garantir que 3 dias não são suficientes para essa observação, pois o recalque na maioria das veze são lentos e gradativos, depende do índice de saturação do solo, quando se tratar de regiões com solos arenosos o recalque ocorre também em períodos de estiagem, pois com o rebaixamento do lençol, aumentam-se os índices de vazios e as fundações diretas, tipo sapatas serão afetadas, minha empresa é a REFORCE REFORÇO DE FUNDAÇÕES, contato (16) 33243560 / (16) 99701 7026 (vivo)

  35. no meu quarto há uma rachadura que vem de uma parede atravessa o teto e vai até outra parede, na parte da rachadura do teto ela fica na divisa entre a parede e a lage e nas rachaduras da parede vêm desde a base levemente diagonal quase que horizontal. Há algum perigo?

  36. Edmilson says:

    Tenho uma construção de um prédio de 2 pisos , e em um viga aeria apareceu uma trinca de 3 para 4 milimetro. Sendo que ele faz um ( U ) NA viga sentido vertical , porem nao entra na laje . Ela apareceu depois de 1 ano da construcao e quando fizeram o recapeamento do asfalto , devedido o uso de maquina pesada para compactar o solo . Me preoculpa . Gostaria de uma dica . Moro em goiania ! O meu engenheiro disse para reboca e colocar tela e aguardar para ver se ela volta a abrir .

  37. Leila F says:

    Terminamos a construçao de uma casa a 10 dias e finalizamos a pintura ontem, porem apresentou rachaduras, trincas nao sei direito….na entrada das portas na parte superior da entrada proncipal e do banheiro, trinca essas observadas nos dois lados , sendo que no banheiro na parte de dentro o revestimento tb rachou. Estou preocupadissima , o que eu faço?

  38. Amanda says:

    Ola. Gostaria de tirar uma duvida, referente a algumas rachadura em minha casa. Sao finas na diagonal e em um dos comodos nas duas colunas tem uma rachadura mais grossa qua vai de cima ate em baixo. E realmente preoculpante ou sera apenas superficiais

  39. Luciana says:

    Bom dia .a parede do meu quarto esta cheia fisuras hoje ouvir um pequeno estralo as fissuras sao na vertical e na horizontal bem \ crei que seja 2 mlt e.muito perigoso estou com medo

  40. Diene says:

    Olá boa tarde.
    Tem uma rachadura fina na parede da minha casa no segundo andar, essa rachadura vem de cima pra baixo ou seja vertical,será que é perigoso pois há uma foça junto com a coluna que foi feita com toda profundidade necessária,sabem me dizer qual seria o problema, já que a rachadura é próximo à coluna?

  41. Aparecida Maria da cruz says:

    Minha casa deu uma rachadura da altura da janela ate o chão na horizontal inclusive trincou a pedra da janela me de uma orientação obg

  42. Dodô Gibson, Boa Noite

    Sou Engenheiro Civil, se precisar de uma avaliação ou orçamento entre em contato pelo cel (11) 98131 6480.

    Leonardo Mancini
    Engenheiro Civil

  43. Comorei um terreno e existia 8m×6m de laje pronta,é fiz encima c telha colonial ..quarto close e varanda..eumentei p os fundos ate ai td bem q foi eu q construi obra nova.mas estay rachando encima d cinta e fora fora e as paredes tbm estao rachando diagonal vertical tenho muito medo pq sao 128m ao quadrado de telha coloniale nao tem laje irei forrar m ajude por favor

  44. Marilza Fernandes says:

    Minha casa é na região dos lagos Niterói rj, e foi aterrada com barro depois de alguns anos está aparecendo rachaduras na diagonal no segundo andar, vertical e horizontal no primeiro andar. Preciso de ajuda de um engenheiro?

  45. Cristina deOliveira says:

    Minha casa está com frissuras nas paredes,algumas na lache e pequenas rachaduras e uma parte do piso da cozinha cedeu um pouco.Estou preocupada,não tenho uma resposta certa,três pessoas já vieram ver mas cada um fala uma coisa.Por favor me orienta o que devo fazer.Obrigada.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Chame a defesa civil para uma vistoria e orientação se há riscos.

  46. Jessica andrade says:

    Fiz uma reforma na minha casa a cerca de 4 meses almentei a sala e cozinha e na ária q lamentei botei uma lage emendada só q agora tá parecendo rachaduras por td a casa isso os ser gravi?

  47. Daniel says:

    Bom dia…minha casa está com trincas quase invisíveis dos lados da janela bem no meio e corre na horizontal…o que pode ser o problema,será que é sério?

  48. Jorge says:

    Minha casa é de laje e está apresentando fissuras nas paredes na diagonal nas partes de cima.o que pode ser? Obs:a construção tem apenas 5 anos

  49. Dalton Luiz T. de Oliveira says:

    Como engenheiro quero parabenizar a iniciativa do site. Sem querer fazer uma defesa de classe, nossa profissão precisa mesmo estar mais próxima da sociedade civil, e mostrar de forma menos técnica o que nos propomos fazer em benefício do bem estar, da segurança e defesa dos empreendimentos, e no caso, da tão sonhada casa própria. Sucesso!

  50. Dayana Cunha says:

    E posso fechar definitivamente pequenas trincas e descascados com massa de gesso cola?

  51. Mara says:

    tenho um muro de 3,50 m de altura, apareceram rachaduras, quais seriam as razões, e como resolve-las.

  52. Antonio barbosa says:

    Ola tive acompanhando as dicas d vcs e gostaria que tirassem um peso d minha consiencia, minha construcao tem mais de 8 anos soque tem umas fissuras q me tiram o sono e gostaria d saber se corremos algum risco e devemos repara-las imediatamente

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login