Com instalação elétrica não se brinca, fique atento aos sinais: curto circuito, geladeira que dá choque e chame o profissional para resolver, quem sabe ele já faz o aterramento na instalação elétrica 🙂 

1.Curto circuito assim que a obra acabou?

choque - gambiarra

Causa mais comum:

Curto circuito é sinal de gambiarra! Fez emenda mal feita, deixou fio desencapado e – pra piorar – a emenda tá em algum lugar perdido por dentro da parede. Nem se preocupou em orientar e conferir o trabalho de quem contratou.

Também pode ser:

Que o problema esteja do lado de fora parede. Você deve ter usado muitas extensões e benjamins. Expôs todo mundo ao risco de provocar curto circuito, queimar aparelhos e começar um incêndio.

Como você pode evitar?

Contratando um eletricista com experiência que fará certinho a instalação 🙂 Mesmo confiando no profissional é importante acompanhar o trabalho do eletricista e combinar de não fazer emendas nos cabos elétricos, se precisar mesmo essa emenda ficaria visível em uma caixinha na parede. E poderia ter pensado melhor a quantidade de tomadas que você precisaria ter instalado e para evitar de ligar muitos aparelhos numa tomada só.

2.Tomei choque na geladeira e agora?

Assim como outros aparelhos elétricos, a geladeira pode acumular eletricidade estática na sua superfície e pode dar choque se alguém encostar em uma parte metálica

Causa mais comum:

A instalação elétrica da sua casa não deve ter o fio terra, pelo menos no ramal que chega até a geladeira. Assim como outros aparelhos elétricos, a geladeira pode acumular eletricidade estática na sua superfície e pode dar choque se alguém encostar em uma parte metálica. Se tivesse fio terra, essa eletricidade estática teria sido retirada por ele. Isso vale pra geladeira e pra qualquer aparelho.

Também pode ser:

que o cabo que liga a geladeira à tomada esteja rompido e desencapado. Aí o fio entra em contato com alguma parte metálica da geladeira e dá choque em quem encosta. Pior ainda se na mesma tomada tiver outros fios ligados por alguma gambiarra ou extensão.

choque na geladeira

Como você pode evitar?

Conferindo se há o fio verde e amarelo (ou uma das duas cores) na instalação elétrica Essa é a cor recomendada para o fio terra, para facilitar a identificação. Se tiver o fio terra é só substituir a tomada por uma de três pinos que conecta com o aterramento.

Checando se o cabo da geladeira está íntegro e não ligando muitos aparelhos na mesma tomada. Gambiarra nem pensar. Eletricidade é coisa séria!

Não leve choque. Use aterramento ligado ao fio terra na instalação elétrica

3. Mas, para que serve o aterramento elétrico?

O sistema de aterramento serve para retirar a “eletricidade” que  fica na superfície metálica dos aparelhos ou para  desviar corrente de uma sobrecarga evitando que o equipamento pife e que você ou alguém na sua casa tomem um choque.

Toda a  instalação elétrica bem projetada e executada deve ter um sistema de aterramento. Muitas pessoas não dão importância para isto, já que os aparelhos funcionam sem ele, mas além de  proteger dos choques elétricos ele protege os aparelhos das oscilações de energia e desvia  as correntes para a terra se houver defeito nas instalações. Além, de minimizar também  os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.

O fio terra, de cor verde ou amarela, é um dispositivo de segurança que percorre toda a instalação. Ele conecta o aparelho que você liga na sua casa à haste de aterramento fincada na Terra, literalmente. Se sua instalação elétrica tiver fio terra e se por algum motivo acontece uma fuga de corrente em um equipamento (um fio desencapado ou curto-circuito, por exemplo) e você encosta nessa parte energizada do fio, ao invés da corrente elétrica passar por você e te dar um baita choque, ela vai pro aterramento. Se não tiver, o choque que você vai tomar pode ser gravíssimo.