O que é preciso saber sobre o ar condicionado split ?

O que é preciso saber antes de instalar o ar condicionado split ?

Ar condicionado é um aparelho que ‘trata’ o ar em espaços fechados, permitindo regular temperatura, umidade, limpeza e ventilação. Os aparelhos do tipo split levam esse nome porque são divididos em duas partes: uma que fica dentro da casa – chamada de evaporadora, que é onde ira sair o ar – e a outra, que fica do lado de fora – chamada de condensadora, onde o ar é ‘tratado’. O ar condicionado split é o tipo mais moderno e mais usado. Para instalá-lo, é preciso ter 3 cuidados: conhecer a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará cada parte. Veja:

1. Saiba o que será preciso preparar  na casa para a instalação do ar condicionado split

Comece lembrando que uma parte fica dentro da casa e outra fora. Escolha o local em que ficará o aparelho de saída de ar e considere que ele é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho, que deve ficar na área externa. Então, quanto mais perto, menor será o custo com tubos e com mão de obra. Para a infraestrutura que liga as duas partes do aparelho são usados:

  • tubos em cobre ou alumínio (também chamado de tubulação frigorífica), com bitolas e espessuras adequadas à carga térmica que você escolher (veja a dica 2 sobre BTU´s)
  • tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar condicionado
  • tubos de PVC para drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa

Se você estiver construindo e for instalar ar condicionado, passe a infraestrutura (os 3 tipos de tubos) nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas pra tomadas e interruptores. Se sua casa estiver pronta e você decidir instalar o split, será preciso quebrar passagem pros tubos na parede, no contrapiso ou embutir no forro de gesso. Mas se sua casa for em alvenaria estrutural, não quebre paredes: deixe as tubulações aparentes ou passe pelo forro de gesso.

2. Saiba como calcular a capacidade do ar Split para seu ambiente

Para calcular a capacidade você precisa saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou da tarde. BTU é a sigla para  Unidade Térmica Britânica, e é  a quantidade de BTUs que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar condicionado. Assim, cômodos menores, como  quartos, muitas vezes vão receber um split  com menor capacidade.  Para ter uma ideia da capacidade do split, use a tabela de referência:

Área

Se bate sol só de manhã

Se bate sol à tarde ou o dia todo

9 m2 7500 BTUs 9000 BTUs
12 m2 ar condicionado 9000 BTUs 10000 BTUs
20 m2 10000 BTUs 12000 BTUs
25 m2 ar condicionado 12000 BTUs 15000 BTUs
30 m2 15000 BTUs 18000 BTUs
40 m2 ar condicionado 18000 BTUs 21000 BTUs
50 m2 21000 BTUs 30000 BTUs
60 m2 22000 BTUs 30000 BTUs
70 m2 30000 BTUs 30000 BTUs

3. Escolha o melhor lugar pra instalar o ar split

A dica geral é: evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar condicionado interfira nas instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Se não seguir essa dica, chance alta de pepinos à vista! Evite também colocar a parte de saída de ar nas paredes que pegam muito sol.  Não coloque a saída de ar (evaporadora) sobre televisores ou aparelhos de som, nem qualquer equipamento elétrico porque eles podem ser danificados se sair água da evaporadora. Deixe livre a parte da saída de ar, a 15cm do teto e considere que ela precisa ficar fácil de acessar pra limpeza, manutenção ou troca de filtros. Já a condensadora deve ser instalada na área externa, em local bem arejado e, de preferência, onde não pegue sol direto, pra aumentar a vida útil do equipamento. Lembre de tentar deixar as duas partes o mais próximo possível, pra diminuir gastos. Agora se você já instalou o aparelho e ele vive dando problema pode ser …

Meu aparelho de ar condicionado vive dando problema!

ar condicionado splitCausa mais comum: Instalação errada. Possivelmente o técnico ligou  direto em qualquer tomada da rede elétrica, sem ter um circuito específico pro aparelho (disjuntor e fiação só para ele). Além de colocar sua casa em risco, a ligação improvisada compromete a vida útil do aparelho. Outras causas: O erro também pode estar na voltagem. Aparelhos de ar condicionado do tipo split, em sua maioria precisam ser ligados em 220V. Se ligar em tomada 11oV comum, ele não funciona. Como você poderia evitar:Na hora de instalar o ar condicionado, o técnico deveria ter avaliado  a tensão da rede, a voltagem do equipamento e, se o aparelho fosse do tipo split, que tem duas partes (uma que fica do lado de fora da casa e que produz a refrigeração e outra que fica dentro da casa e lança o ar frio), deveria ter planejado bem onde ficaria cada uma delas. Por puxar muita energia, cada aparelho deve estar ligado a um único disjuntor, que serve para proteger os circuitos. E a amperagem do disjuntor deve ser definida de acordo com a potência do aparelho a ser  ligado. Veja com o fabricante ou na etiqueta do produto qual a amperagem recomendada. Em geral, ar condicionado só pode ser ligado em rede de 220V. Se o ar condicionado for do modelo split, ele deve ser instalado em redes bifásicas ou trifásicas, ou seja, só ligue em 220V. Apenas alguns modelos de ar condicionado (a maioria daqueles que ficam instalados na janela) podem ser instalados em 110V.

7 perguntas dos leitores 100pp sobre ar condicionado

1. É possível passar a tubulação do ar condicionado embaixo do piso pra evitar de ter que furar a viga no teto? Quais as vantagens e desvantagens desta situação?

Pode ser feito pelo piso, na verdade a tubulação de “cobre” tanto pode ir por cima como por baixo, desde que devidamente isolada pela tubulação de poliuretano. A desvantagem é que se houver qualquer problema na tubulação precisa quebrar o piso para acessar e consertar.

2. É possível jogar a saída do dreno pelo ralo do banheiro ou da cozinha?

Se não houver uma saída exclusiva para o dreno, ele pode ser colocado em qualquer ralo “sifonado” que não retorne cheiro de esgoto, pode ser cozinha ou banheiro. Muito importante que esse DRENO, na tubulação, “não tenha” nunca subidas e decidas, formando um sifão, ele tem que ser todo em queda pelas paredes e no piso deve ser plano com leve queda de no mínimo 1 (um) centímetro.

3.O ar condicionado já vem com gás suficiente de fábrica? Ou precisa dar mais uma carga na hora de instalar?

Normalmente o gás já vem no aparelho suficiente para até 8 metros de tubulação em média, o que não impede de na fabricação haver ocorrido uma deficiência na carga de gás, o que deverá ser medido pelo técnico na instalação.

4.A condensadora de ar fica do lado de fora exposta a chuva, tem algum problema?

Não, os aparelhos condensadores são fabricados para uso em áreas externas, expostos ao sol e a chuva.

5.Quero instalar um ar, preciso de um técnico credenciado?

Um técnico credenciado dá a segurança que sabe trabalhar com determinada marca de aparelho. Mas, o mais importante e ter formação e experiência.

6.A unidade condensadora costuma “andar” ou precisa fixar na laje?

O aparelho deve ser instalado fixo em suporte quando elevado. No caso de lajes ou pisos, instalar um pé de borracha tipo ventosa ou anti vibração e ruído do tipo para compressores de ar.

7.Comprei um ar split o técnico veio instalar e falou que veio com excesso de gás e retirou, agora não funciona bem? Isso está correto?

Não se retira gás do sistema do condensador, o que vem é o correto para funcionamento, as vezes é preciso acrescentar gás quando a linha é muito extensa, um “TÉCNICO” deve saber disso. Sempre procure um  profissional com referencia e formação. Boa instalação 🙂

Related Posts

Postagem anterior

próxima postagem