Descubra 5 pepinos das instalações de esgoto e de água e saiba como você pode evitar 

1. O esgoto volta pela pia da cozinha

Causa mais comum: Não instalou a caixa de gordura no piso na saída de esgoto da pia. Aí a gordura da lavagem de louças e panelas deve ter entupido o cano e  e a água suja tá voltando! Argh!

esgoto volta pela pia da cozinha

Outras causas: Pode ser que sua casa tenha  caixa de gordura, mas se não fizer a  manutenção periódica e limpar a gordura que acumula, a água não consegue seguir adiante e retorna por onde entrou. Ou, pior: se na sua casa o pessoal joga o resto de alimentos na pia, eles colam na parede do cano por causa da gordura e diminuem a vazão de água ou entopem o sifão.

Como você poderia ter evitado: A pia da cozinha deveria ter sido ligada à caixa de gordura. As tubulações devem ter diâmetros adequados e inclinações mínimas, para o escoamento de água ter velocidade suficiente e evitar  que os resíduos fiquem grudados nos canos. Se você já tem a caixa, deve fazer limpeza de seis em seis meses, retirando a crosta de gordura e jogando fora no lixo orgânico (não vale jogar pelo vaso sanitário!) Nunca  jogue  restos de comida na pia! Descarte a sobra dos pratos e das panelas no lixo, antes de lavar a louça.

2. Esgoto transbordando no quintal

Causa mais comum: Tanto a rede de esgoto, quanto a rede de água de chuva devem estar ligadas na mesma tubulação.

Outras causas: Pode ser que a saída da última caixa de inspeção esteja num nível mais baixo que o nível da rede e o esgoto não consegue sair pra rua.  Também pode ser falta de manutenção: está tudo entupido!

Como você poderia ter evitado: Não pode haver mistura do esgoto com as águas pluviais. Você deveria ter feito ligações diferentes! Sempre coloque a última caixa de inspeção acima da altura (nível) da rede coletora. Se não foi possível, é preciso bombear esgoto para rede pública, mas essa é uma solução mais cara! E deveria ter dimensionado bem as instalações. O ideal é colocar uma caixa de inspeção em cada ramal de tubulação e ter  pelo menos uma caixa a cada 25 metros. E finalmente, seria muito importante ter feito manutenção da rede de esgoto, limpando a caixa de inspeção a cada 6 meses.

 

3. Torneira errada: a panela não cabe na pia

torneira baixa: panela não cabe da pia

Causa mais comum:a bica da torneira é muito baixa  ou a torneira de parede está instalada muito baixa em relação à cuba. Aí fica difícil lavar panelas ou louças maiores.

Também poderia ser: que a cuba seja muito rasa e estreita.

Como você poderia ter evitado: Antes de decidir que torneira comprar, você precisaria saber se a torneira seria instalada na parede ou na bancada e saber qual a profundidade da cuba. A distância entre a saída de água da torneira e bancada da pia , deve ter cerca de 30 cm de altura. Se for muito mais do que isso também não é bom porque espirra muita água. Você deveria ter visto  também onde a água cai: o jato deve coincidir com o ralo ou ficar uns 4 cm atrás dele para evitar respingos.

 

4.Torneira errada no banheiro: ou a água cai fora, ou não dá pra lavar a mão

Causa mais comum: Escolheu mal, infelizmente. A saída de água da torneira deve ficar na direção do ralo e com altura suficiente para colocar as mãos embaixo. Se  a bica por onde saí a água for baixinha, as mãos não cabem bem embaixo do jato de água e fica difícil usar. Se a bica estiver muito perto das beiradas, a água cai fora da pia.

Também pode ser: que você tenha escolhido bem a torneira e a cuba, mas a bancada pode ter sido furada no lugar errado ou de água na parede ficou muito distante, muito alta ou baixa.

Como você poderia ter evitado:Você deveria ter escolhido a torneira e a cuba ou a pia ao mesmo tempo, prestando atenção se a saída de água da torneira ficaria mais ao centro, próxima ao ralo e se a altura abaixo do jato de água era adequada para o uso. Se você escolheu uma das peças antes, por exemplo a cuba, deveria ter escolhido a outra (no caso, a torneira) levando em conta que a água deve cair próxima do ralo. Se a torneira for instalada na parede, essa medida precisava ser considerada. E se for uma torneira instalada na bancada, poderia ter se assegurado com o fornecedor da bancada (marmoraria ou outro serviço) que o furo ficaria mais próximo à cuba e levaria em consideração a posição em que você queria que ficasse a saída de água.

 

5. A água não vai pro ralo e tá empoçando num canto

Causa mais comum: O piso foi instalado sem caimento na medida certa ou com a inclinação pro lado errado. Aí a água não vai pro ralo e fica empoçada, mesmo, em algum canto.

Outras causas: Pode ser também que a tubulação embaixo do ralo seja estreita demais pra receber toda a água que escoa ou que o encanamento não tenha inclinação suficiente pra água descer.

Como você poderia evitar:São dois cuidados a tomar: O piso todo daquele cômodo deve ser um pouco inclinado – entre 0,5 e 2cm mais baixo – na direção do ralo.  E a tubulação de água deve ser bem dimensionada para aguentar o volume de água que escoa  e pra também ser um pouquinho inclinada. Um pedreiro ou um encanador qualificado  saberão diagnosticar o problema e fazer a reforma.