Saiba mais sobre piso Vinílico

Na  hora de construir ou reformar é muito importante escolher o piso certo para deixar a casa do seu jeito. São tantas opções no mercado que vamos te ajudar falando mais sobre o piso vinílico.

O piso vinílico é aquele do tipo emborrachado indicado para ambientes internos. Você já deve ter visto em hospitais, academia, mas está sendo muito utilizado em residências. Ele é encontrado em diversos modelos, com padrões, espessuras e cores diversas. Ele é resistente, tem boa absorção de som – nada de toque-toque, é  fácil de limpar e pode ser instalado sobre pisos existentes ou contrapisos cimentados.

Parece mas não é! Piso vinílico que imita a madeira

Os revestimentos vinílicos, feitos de PVC, estão cada vez mais parecidos com a madeira, custam mais barato que ela, são rápidos de instalar, fáceis  de limpar e tem bom desempenho térmico e acústico.

O revestimento pode vir em placas, réguas ou mantas. Este revestimento permite que seja cortado possibilitando formar diferentes desenhos (paginação) no chão.Geralmente , são colados com adesivos específicos, fornecidos pelo fabricante – porém, existem réguas vinílicas de encaixe, conhecidas como ‘macho e fêmea’ ou  como ‘clique’, que dispensam cola na instalação.

Tem boa absorção de som, o que evita o toque-toque que acontece em outros tipos de revestimentos. No calor, não aquecem como os carpetes e, no inverno, são mais aconchegantes que o porcelanato, além de que não empenam e nem dilatam.

A instalação é fácil, rápida e limpa, mas o piso exige uma base livre de imperfeições. O contrapiso, que fica sob o piso, precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. O instalador avalia as condições da base e pode indicar uma eventual correção. Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA.As placas e réguas podem ser instaladas pelo morador, mas é importante que um técnico avalie se a base está boa. A ABNT recomenda que as mantas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.

Pode instalar o vinílico em cima de outro piso ?

O piso vinílico tem, ainda, a vantagem de poder ser instalados sobre alguns tipos de pisos, sem precisar de quebra-quebra. Se o piso que já estiver lá for cerâmica ou porcelanato, basta passar primeiro a massa niveladora, para que as imperfeições e juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento flexível. Se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora será usado um primer para melhorar a aderência à base.

No caso de uma base de cimento queimado, muito lisa, a etapa inicial do serviço é picotar o chão para a massa niveladora aderir.

Mas, se o piso existente for de madeira ou  laminado, eles terão que ser retirados, já que, sendo naturais, podem apodrecer e estragar o piso novinho (! ). Se for carpete, também será preciso retirar antes.

Se sua intenção for instalar o piso vinílico em um ambiente em que já tenha sido colocado piso sobre piso,, muito provavelmente não dará pra preservar o piso original. Se quiser voltar a exibir o piso antigo no futuro, opte por réguas vinílicas de encaixe.

Piso vinílico pode ser usado em qualquer ambiente ?

O piso vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, mas cuidado: compre o produto para o uso específico. Por exemplo, para o banheiro, existem algumas linhas específicas. E não é recomendado para áreas externas, porque o sol desbota o pigmento. Também preste atenção se o piso é indicado para uso comercial ou residencial.

Pode lavar o piso vinílico ?

O piso pode ser lavado, mas não pode ficar submerso na água, exceto os próprios para cozinha e banheiro. A limpeza do dia a dia é feita com  vassoura de pelo ou rodo com pano úmido. E para a faxina pesada, pode-se usar detergente neutro ou cera para dar brilho.

Piso vinílico está soltando

Causa mais comum:

Contrapiso irregular ou com sujeira que não deixa o adesivo aderir.

Outras causas:

Colocou sobre outro piso sem regularizar o chão ou assentou sob madeira ou laminado que apodreceu e estragou todo o novo piso. Ou instalou errado mesmo.

Como você poderia evitar:

Se tivesse conferido a qualidade do contrapiso antes de deixar instalar o piso ou limpado bem o chão deixando seco e livre de poeira. Ou retirado a madeira para instalar o vinílico. E usado a cola ou montado conforme indicado pelo fabricante.

Qual escolher: Piso vinílico ou laminado ?

Trocar o piso muda completamente a casa. E como é uma reforma muito visual, as pessoas adoram fazer. Há uma diversidade de tipos de material que podem ser usados: cerâmica, porcelanato, vinílico, carpete, laminado, madeira, pedra, cimento queimado, entre outros.

Aqui vamos comparar o piso vinílico ao piso laminado eles são parecidos esteticamente, mas são bem diferentes, desde a composição até como se comportam no uso do dia a dia. Quais as principais diferenças?

Os pisos vinílicos são feitos de PVC e os pisos laminados são compostos por materiais derivados da madeira. Então, o vinílico é um produto flexível e o laminado é um material rígido. É por isso, que no piso laminado ouvimos barulho de passos e no piso vinílico  flexível o som é abafado – ou seja tem uma melhor absorção dos sons. 

Além do piso vinílico abafar ruídos de passos, ele mancha pouco e é antialérgico. Também tem muitas opções de cores e estampas! Mas o piso vinílico é sensível e  risca  fácil, tem que tomar muito cuidado ao arrastar um móvel. Ele também, não pode ficar exposto ao sol  o pigmento da peça desbota.

O piso laminado é muito fácil de instalar e alguns modelos podem ser desmontados e reinstalados.Já pensou? Você pode retirar e levar pra usar em uma casa nova! Como tem espessura maior,  o contrapiso (base) não precisa estar tão nivelado quanto para instalar bem o piso vinílico. Como falamos, o laminado propaga sons, então é recomendado utilizar uma manta acústica embaixo do piso e sobre o contrapiso. Por ser derivado da madeira, os laminados não podem ter contato com água … água no piso causa estufamento e apodrecimento do revestimento. Problema na certa!

E o que os dois tipos de pisos: vinílico e laminado tem em comum? O bom desempenho térmico, ou seja dá pra caminhar com conforto de pés descalços no inverno, e sentir o piso fresco em um dia de calor .Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil e rápida instalação e boa manutenção, portanto são muito práticos para se ter em casa!

Seja qual for o tipo de piso que você vai usar na sua casa, não se esqueça que é fundamental acompanhar cada etapa da obra pra ver se o serviço está sendo executado com qualidade.

Related Posts

Postagem anterior

próxima postagem