Olá, adoramos receber comentários e dúvidas dos nossos leitores. Mas, tem muita dúvida chegando e já não é possível responder uma a uma. Então, juntamos as perguntas recorrentes para ir respondendo aqui no site 🙂

Assim, trouxemos as 5 top questões sobre sobrecarga elétrica e disjuntores que desarmam

1. Como identificar sobrecarga elétrica ?

É provável que você tenha visto sinais de sobrecarga. É comum ver disjuntores que desarmam com frequência, falhas na iluminação, aquecimento dos conectores de eletrodomésticos. Fique atento!

Cuidado também com as gambiarras, por exemplo, ter vários aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos ligados a benjamins e extensão. Isto é problema na certa!

2. Meu disjuntor cai sempre, o que fazer?

O ideal é contratar um eletricista para estudar o projeto elétrico e/ou inspecionar a instalação no local para identificar o problema.

Logo, quando o disjuntor desliga o circuito toda hora, não adianta trocar por outro que suporte correntes maiores. Essa ação é muito perigosa, se o disjuntor não desarmar mais pode até começar um incêndio! Atenção!

Além disso, a  troca do disjuntor passa por  intervenções em toda a instalação elétrica como a substituição dos fios e cabos elétricos por outros de seção (bitola) maior.

3.Quais cuidados para evitar que o disjuntor desarme?

Ou seja, para não sobrecarregar os circuitos elétricos e desarmar o disjuntor, o ideal é:

Ter um projeto elétrico adequado prevendo boa quantidade de tomadas/circuitos para que os usuários não precisem de benjamins e extensões que ligam um monte de equipamentos na mesma tomada.

Aliás, é importante prever circuitos e disjuntores separados para equipamentos potentes como: ar condicionado, chuveiros, máquina de secar etc. E também, ter um quadro de energia bem dimensionado.

E não esqueça de prever/instalar disjuntores de qualidade com certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e compatíveis com a necessidade de uso.

Além disso, é preciso utilizar fiação com bitolas adequadas e compatíveis com o uso/disjuntores e em boas condições de isolamento.

4. Fiação tem data de validade?

Fios envelhecem e a camada isolante resseca (alô curto circuito) e se tiver constante sobrecarga o envelhecimento é mais rápido. Os imóveis mais sujeitos às sobrecargas são aqueles com idade superior a 15 anos.

O ideal é planejar uma revisão/manutenção preventiva a cada 5 anos com profissional qualificado.

5. Ar condicionado pode causar sobrecarga?

Sim é um aparelho que tem potência elétrica bastante elevada. O superaquecimento pode acontecer por diversas razões: a construção/instalação não foi projetada para comportar cargas compatíveis com o aparelho ou não houve preparação da instalação para recebê-lo. Tem que ter disjuntor  e circuito exclusivo!

Por isso, antes de comprar um ar condicionado para a sua casa ou escritório, é preciso avaliar  a potência da rede elétrica do ambiente e preparar as instalações para receber o aparelho.

E se você é especialista e está acompanhando a gente, pode ler os comentários que deixamos aberto no final dos textos e nos ajudar nas respostas, a troca de informações é livre!!! Vamos juntos eliminar os pepinos!!!

Por uma reforma sem pepinos

Reforma da casa: os sonhos podem ser diferentes, mas os erros são sempre...