Vai trocar o piso? Veja os cuidados mais importantes

É tão bom escolher o piso e ver ele bonito instalado que nem damos atenção ao que vem antes dele e que influencia na qualidade do resultado final. Primeiro vem à base que dá sustentação ao pavimento e pode ser uma laje de concreto ou uma camada de concreto magro sobre solo nivelado e compactado. Sobre a base é aplicada uma camada de regularização: a argamassa de contrapiso que prepara a superfície para receber o revestimento de piso. E só depois vem o revestimento de piso.

Nas reformas, geralmente o piso é existente, mas é possível trocar o piso de duas formas: 1. quebrando e instalando um piso novo ou 2. instalando um piso sobre piso . Só é preciso ter alguns cuidados pra troca dar certo.

1. Trocar o piso, retirando o antigo.

removendo_piso

Se a opção for retirar o piso antigo, veja se o contrapiso que ficou está firme, regular e se não está soltando. Se essa base estiver boa, é só colar as novas peças com argamassa. Se estiver ruim, é preciso refazer o contrapiso antes.

2. Trocar o piso, instalando piso sobre piso:

piso_sobre_piso

Em algumas situações é possível colar piso sobre piso, mas confirme se a altura não vai atrapalhar a abertura de portas. Verifique a argamassa certa. Também há opções como o piso laminado ou vinílico que podem ser instalados sobre piso, muitas vezes é preciso aplicar uma massa niveladora para que os espaçamentos dos rejuntes não marquem nesses tipos de piso.

Desenho do piso: escolha a posição das placas

Como fazer a paginação do piso?

Escolha o piso e verifique suas dimensões, utilize uma planta com o desenho do ambiente e faça estudos com inicio de assentamento em locais diferentes, verificando aonde vão ficar os recortes nas peças de piso e que tipo de paginação evita perdas. É melhor que os recortes fiquem escondidos, por exemplo,em um quarto comece com uma peça inteira na porta de entrada e deixe os recortes na parede onde ficará o armário.

Você pode deixar os pisos em linha reta, na direção diagonal, intercalar fileiras, mesclar as peças, etc. Tecnicamente isso se chama ‘paginação’.

Veja modelos de desenho do piso:

paginação_piso

Na diagonal ou em desenhos mais elaborados, possivelmente você precisará de mais placas porque haverá mais recortes pros cantos.

E se for usar peças mescladas, com uma peça menor fazendo um detalhe (tozeto), também será preciso ter certeza do desenho e da habilidade do pedreiro em manter o padrão

detalhes_pisos

Seja qual for o desenho do piso que você escolher, confirme com o pedreiro o canto e a direção em que ele deve começar a colar as peças pra deixar menos visíveis as emendas e os recortes.