Pintura, material

O seu objetivo é escolher o material certo, sem gastar extra. Use a lista dos materiais para confirmar se tudo já foi comprado ou orçado. Se o pessoal de obra solicitou ou comprou uma lista bem maior ou menor, fique atento e confirme se não há erro.

Verificar a lista de materiais com antecedência faz que você não precise sair correndo enquanto a obra se atrasa. Verifique com o pintor se ele traz materiais como rolos, pincéis, lixas, fita crepe e espátulas – alguns profissionais trazem os seus e outros, pedem para o cliente comprar.

Esses materias você vai precisar para pintura:

  • Tintas
  • Solvente
  • Massa corrida
  • Opcional: Selador ou Fundo preparador
  • Para preparar parede (ou outra superfície): Lixas, Espátulas, Aplicador de massa, Desempenadeiras
  • Para proteção do ambiente: Fita crepe, Vaselina líquida, Papelão
  • Para aplicar as tintas: Rolos, Pincéis, Brochas, Bandejas

SUA ESCOLHA

Primeira pergunta na hora de escolha da tinta é “Onde vai pintar?”. Isso define a resistência necessária à agua e, consequentemente, o tipo de tinta.

  • Tinta látex pode ser usada nas áreas internas e secas (sala, quarto).
  • Tinta acrílica pode ser usada em áreas internas, mas também é recomendada para áreas externas e áreas molhadas (cozinha, banheiro, lavanderia).
  • Tinta epóxi é mais resistente e pode ser usada em qualquer ambiente. Por ser mais durável, é também mais cara, mas é a melhor para áreas molhadas. Pode ser aplicada sobre paredes, pisos, box, caixa d´água, piscina.
  • Tinta esmalte é indicada para metais e madeiras, como portas, janelas e portões.

Qual marca?
Desde que a tinta seja certificada pela ABRAFATI, a qualidade mínima já está garantida. As marcas se dividem em Econômicas, Standard e Premium. A diferença está basicamente na capacidade da tinta de se espalhar e cobrir bem a superfície. Portanto, não compare preço por lata! Sempre olhe o rendimento na lata e calcule preço por metro quadrado (preço da lata/rendimento indicado na lata). Fazendo as contas, você pode perceber que usar tinta premium pode sair mais barato que usar a Econômica.

Tenha certeza da cor!
Cor é uma questão de gosto. Por isso, antes de comprar toda a quantidade que será necessária pra obra, compre amostras pequenas para testar algumas cores que te agradam e faça quadrados de 1m² na parede. Assim, você pode escolher a que mais te agrada e ter certeza antes de comprar. Nao esquece de anotar o código de cor e a marca da tinta (pode tirar foto da lata, com código da cor legível) para no futuro poder achar cor certa na hora das pequenas pinturas.

MAIOR GASTO

A tinta é o maior gasto dessa obra. Na hora de comprar saiba na ponta da língua a área que será pintada e quantas demãos o pintor vai fazer. Mais uma vez, não compare preço por lata!   Compare preço por metro quadrado ou pela obra inteira! Use essa fórmula para calcular o gasto de tinta para sua obra:

Gasto total com tinta = (Tamanho da área que vai pintar em m²) × (Preço da lata de tinta) × (Quantidade de demãos que vai passar) ÷ (Rendimento da tinta, indicado na lata)

Lembre que as tintas mais baratas podem precisar de mais demãos, além de ter rendimento menor – isso aumento o custo total da tinta na obra como um todo.

DETALHE IMPORTANTE

Preste atenção na massa corrida que será usada para arrumar a parede antes de pintar. Se a parede é externa ou fica em área molhada, o pintor deve usar massa acrílica, que resiste à água. No resto pode usar massa corrida comum, chamada de PVA.

Em paredes novas, também pode ser útilusado o selador, que é um tipo de verniz branco que se aplica por cima do reboco novo. Ele melhora o rendimento da tinta , pois deixa a parede mais lisa e menos absorvente.

O fundo preparador é um outro produto que pode ser passado logo antes da tinta. É indicado para repinturas em paredes com gesso, pintura velha, com reboco meio fraco ou que estão esfarelando, porque ele fixa as partículas soltas e melhora a aderência da tinta. Lembre, porém, que nem selador nem fundo preparador são impermeabilizantes e portanto não protegem a parede da umidade!

 

Guia Pintura

escolher a tinta

5 erros na hora de escolher a tinta para sua casa

Escolher a tinta é muito mais do que só decidir a cor. Alguns cuidados devem ser tomados para ter...