Causa mais comum:

Geralmente quando o pedreiro some é porque ele já recebeu todo o pagamento (ou a maior parte dele) e decide dar um tempo na sua obra pra fazer uma outra, só uns 3 dias. Afinal, o que tem demais deixar você esperando??? Também vale pra encanador, pintor, eletricista, gesseiro, marceneiro…

Também pode ser:

Se o pedreiro sumiu, talvez ele tenha abandonado a obra porque na verdade ele não sabe executar o serviço, porque ele não aceita te dar as informações que você pede e a relação tenha ficado desgastada.

o pedreiro sumiu

Como você poderia ter evitado:

Poderia ter feito um contrato e combinado que o pagamento seria atrelado às entregas das etapas da obra – e nunca ter pago tudo adiantado. Na hora do contrato, você poderia ter reforçado com ele que você iria aprovar algumas etapas do trabalho pra ele poder continuar e que ele não poderia fazer sem nenhuma supervisão e só te entregar no final (sabe-se lá o que…). E deveria ter conversado melhor com quem já foi cliente dele em outras obras pra saber se ele sabe mesmo executar o serviço que você precisa (o quê? Não pegou referências???). E se ele voltar, cuidado pra não pagar mais pra ele terminar o que te deve.

Reforma em apartamento precisa de laudo de engenheiro?

Reformas em prédio agora só podem ser feitas se houver um arquiteto ou...