Muro de arrimo é uma estrutura de segurança que se faz para conter deslizamentos em terrenos muito inclinados. Ele  tem a tarefa de segurar a terra de cortes e encostas de morros, dando estabilidade ao lote. Esse muro de contenção  tem o objetivo de proteger, apoiar ou escorar áreas que apresentam riscos de desmoronamento. É uma estrutura cara, mas quando bem feita, garante a segurança e a estabilidade da construção e assegura o bem estar da família.

muro de arrimo

Quando fazer um muro de arrimo?

Muro de arrimo geralmente é necessário em terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção é preciso fazer cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana (chamada de platô), sem inclinações. O encontro entre a área plana criada que foi aterrada ou cortada e o perfil natural do terreno deve ser tratado.

Quando há espaço de sobra no terreno, podemos utilizar os taludes para fazer esta acomodação, criando uma espécie de rampa para ligar os níveis.

talude

Mas quando não existe sobra de espaço se forma uma espécie de degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana. É ai que entra o muro de contenção ou arrimo,  para segurar a terra da parte mais alta, impedindo que o solo retido na área mais alta deslize sobre a área mais baixa.

Os muros de arrimo seguram uma grande quantidade de terra que fica ainda mais pesada quando chove. O cálculo estrutural deve levar em conta a carga adicional da água e os muros devem ter um sistema de drenagem para escoar a água. E a superfície que fica aparente no lote ou dentro de casa deve ser impermeabilizada para que a água não atravesse a superfície.

Pode-se  também ser construído  um muro de arrimo com parede dupla – ou seja, um muro de arrimo impermeabilizado e uma parede comum à sua frente, separados por um espaço de ar, mas é uma solução mais cara principalmente para casas pequenas.

Que materiais se utiliza pra fazer muro de arrimo?

Os muros de arrimo podem ser de blocos estruturais de concreto ou de cerâmica, estruturas de concreto, estrutura mistas de perfis metálicos e concreto, de pedra e cimento, com gabiões de pedra (gaiolas formadas por redes de aço zincado preenchidas com pedras) ou mesmo de solo-cimento.

Em muros de arrimo feitos de pedra, o próprio peso da pedra é suficiente para conter a carga da terra, mas é mais barato executar esses muros com uma estrutura de blocos, preenchidos com concreto e ferragem de armadura. Outras opções como cortinas de concreto ou os perfis metálicos são mais utilizados em obras de contenção em construções maiores. Além disso, os muros de arrimo podem ser feitos de várias maneiras: inclinados, em patamares ou ainda aliados à vegetação.

Os muros de arrimo ou de contenção são obras complexas e exigem projetos e cálculos específicos, além de acompanhamento técnico e mão de obra qualificada para a execução para garantir que a estrutura não rompa. Consulte um engenheiro ou arquiteto!

Quando construir um muro de arrimo?

Muro de arrimo é uma estrutura de segurança que se faz para conter deslizamentos em...