O melhor modelo de telhado para sua casa é aquele que fique bonito, com uma estrutura adequada, adaptado ao local e ao clima da sua cidade. O arquiteto irá  projetar, orientar a escolha de materiais e inspecionar a boa execução do telhado. Peça orientação sobre:

 

Desenho do telhado

Para o desenho do telhado, primeiro você deve avaliar o formato da casa e imaginar as partes que formarão o telhado – chamadas de planos inclinados – se encontrando para dar origem ao projeto. Consulte um arquiteto. Ele saberá indicar a melhor ou as melhores opções e planejará o encontro correto das águas (planos inclinados).

 

Materiais

 

modelo_telhado

Depois de definir quantas águas e como essas partes se encontrarão, a escolha é entre os tipos de materiais disponíveis para estrutura (madeira, metálica ou concreto) e para cobrir telhas (cerâmica, fibrocimento, metálicas, concreto).

Lembre-se de que a inclinação do telhado vai ser feita de acordo com a recomendação do fabricante da telha escolhida.

 

Cobertura verde

 

cobertura_verde

Outro tipo de cobertura utilizada é o chamado “telhado verde”. Que é uma cobertura plantada sobre lajes de edifícios e casas proporcionando conforto térmico e acústico, além de reter água proveniente das chuvas. Para este tipo de cobertura é necessário planejamento para impermeabilização correta da laje, cálculo de peso da terra e do correto escoamento da água.

5 cálculos simples de materiais para reforma

Dicas ajudam a calcular os materiais da reforma de casa. A matéria completa também...