Temos sempre falado sobre isso: prevenir e evitar pepinos é sempre melhor. E pra isso a gente precisa se ver no papel de quem cuida da nossa casa e das obras que fazemos pra ela ficar mais segura, mais confortável e mais perto da casa dos sonhos. E foi sobre isso que a Kátia Sartorelli, arquiteta do Okna Arquitetura e uma das empreendedoras do 100pepinos, falou em entrevista ao repórter Douglas Galan, da Revista Construir Mais por Menos. Veja só o que ela considera importante para manter a casa sem pepinos. E ainda tem um BÔNUS com algumas Dicas para fazer manutenção preventiva 🙂

Melhor Prevenir …

Saiba quando os cuidados preventivos com o imóvel podem ser mais econômicos do que os reparos para corrigir um problema ou vários acumulados. E aprenda a evitar danos onerosos, como vazamentos

1. Manutenção, mais em conta

Ainda é comum as pessoas buscarem os serviços de manutenção apenas quando aparecem os defeitos. Mas reparos preventivos ainda são a melhor maneira de poupar com reformas. “Fique atento, pois a casa dá sinais, ainda que pequenos, de problemas, e é sempre mais barato chamar um pedreiro para antever um acidente, com a possibilidade de fazer orçamentos e negociar”,alerta a arquiteta Katia Sartorelli. Se o dano é grande, a necessidade de resolver é imediata, assim, fica-se refém da situação. Casas abandonadas ou sem manutenção às vezes precisam de reforma total, e a recuperação pode sair mais caro que uma nova construção.

2. Limpeza reparadora

Algumas manutenções preventivas eficazes: limpeza de calhas e troca de telhas, que evitam danos em forros e paredes;limpeza de caixa de gordura, indicada a cada seis meses (é possível realizar com produto especifico);limpeza de caixa de inspeção-pequeno tanque com tampa onde é despejado o esgoto do banheiro e área de serviço;pintura de portões e gradis expostos ao sol e a chuva; limpeza de caixa d’água a cada seis meses,que evita a criação de micro-organismos nocivos à saúde; verificar a estrutura dos telhados uma vez por ano,recuperando trechos danificados; reparos de fissuras e trincas na parede, teto ou piso-quanto mais tarde for o reparo mais caro ficará.

3. Por dentro dos canos

Se a casa é muito antiga, aproveite para substituir os tubos de ferro de água fria pelos de PVC, especialmente se notar algum tom vermelho na água. Isso é sinal de ferrugem dentro do cano e pode causar diversos problemas como as temidas infiltrações.”Coloque um registro de água em cada ambiente onde houver pontos de água:banheiros, cozinha e área de serviço”, recomenda Katia.Assim, se houver algum problema, será possível fechar o trecho e não ficar sem água na casa toda. E ao menor sinal de mancha ou bolor investigue!

4. Verifique a elétrica

Casas antigas não estão preparadas para o número de aparelhos que utilizamos hoje.” Se o quadro de energia ainda estiver montado com fusíveis, o melhor é trocar por disjuntores, que são mais seguros, e passar cabos(fios) novos”, indica a profissional.É importante atualizar o quadro de distribuição de acordo com o aumento de carga sempre que quiser acrescentar novos aparelhos que consomem muito, como, por exemplo, ar condicionado.O ideal é testar os disjuntores no quadro de força a cada seis meses. 

BÔNUS

Dicas que facilitam a limpeza da casa

Depois da reforma, o trabalho continua. A gente quer que a casa fique limpa e precisa de dicas que facilitem a vida, né? Não descuidar da manutenção é muito importante

Como fazer limpeza de calhas?

Limpeza de calhas (evitar danos em forros, lajes e paredes)

A gente limpa a casa toda, mas nem lembra de ver se tem folhas, galhos, areia e poeira sobre as calhas,entupindo os tubos condutores de água que vem do telhado. Essas sujeiras podem impedir que a água escoe corretamente e aí os problemas começam: danos na pintura, transbordamento que causa infiltrações, goteiras e até um problema estrutural mais grave, já que água parada é pesada. Em tempos de dengue, calha suja também pode ser um criadouro de mosquitos.

Quando a calha está limpa, a água da chuva que vem do telhado escoa e vai embora. Simples assim.

Mas, quem limpa a calha? Existem profissionais e empresas especializadas em limpeza de calhas. Como eles vão subir no telhado, o serviço demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer uma série de procedimentos de segurança.

Se você, o morador, optar por limpar observe a altura e a proximidade entre a calha e a rede elétrica. Assegure-se que a escada está firme e nunca apoie a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou soltar. Use sapatos com solado aderente e luvas grossas para não se cortar. Ai recolha as folhas e galhos com uma pá e coloque em um saco para descarte.

Você também pode usar hastes de limpeza ou desentupidores, vendidos em lojas de materiais de construção ou de utilidades domésticas para desobstruir sujeira mais difíceis. E em seguida, lave com água para a remoção das sujeiras mais finas. O ideal é lavar a calha com jatos de água de alta pressão, mas uma mangueira já funciona. Nesta etapa,se o trabalho foi bem feito, a água deve ir toda embora pelos condutores.

O recomendado é fazer a limpeza de 6 em 6 meses, em dias secos, sem chuvas. Mas, se sua calha fica próximo a árvores ou locais com ventos que trazem muita poeira, faça a inspeção e limpe mais vezes para garantir o bom funcionamento.

Como limpar a caixa d’água ?

Primeiro veja se a caixa está tampada! Caixas d’água sujas, sem tampa ou com tampas quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água tratada que vem da rua.

A limpeza de caixa d´água é indicada de seis em seis meses. Quando você for fazer, um dia antes da limpeza comece os preparativos: feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa, diminua a quantidade de água nela e evite desperdício.

Comece a limpeza: tire a tampa e feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido, uma esponja ou escova de nylon. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos. Ainda com a saída de água da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe a mistura descansar por duas horas enquanto usa essa água para molhar as paredes da caixa até o fim do intervalo de duas horas. Para jogar esta água nas paredes da caixa d´água você pode usar uma brocha ou uma caneca de plástico.
Passado esse tempo, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa para esvaziar. Abra também as torneiras para a água sair. Você pode evitar o desperdício: guarde essa água em galões para lavar pisos e calçadas. Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar. Abra o registro e encha a caixa para usar.

Em tempos de falta de água, as pessoas estão adiando a limpeza para economizar, o que traz riscos a saúde. A boa notícia é que já estão surgindo novos métodos para limpar a caixa com ela ainda cheia, aspirando a sujeira do fundo do reservatório com um robô.

Como limpar a caixa de gordura

A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças. Para evitar problemas como mau cheiro ou entupimento da pia e dos canos é preciso retirar a gordura que fica em seu interior.

É indicado fazer a limpeza a cada três meses. Há empresas desentupidoras especializadas que fazem esse serviço com ferramentas e produtos químicos apropriados.

A limpeza com enzimas é feita com compostos biológicos capazes de degradar gorduras. Esse método ecológico é ótimo para manutenção, mas não costuma ser muito eficaz em casos de entupimento da caixa de gordura.

Você também pode fazer a limpeza manual. Para começar, ache a caixa (ela deve estar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha). Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com as mãos ou pá os dejetos (um material amarelo e sólido, parecido com manteiga). A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Quando notar que só sobrou liquido dentro da caixa, a limpeza está concluída!