Guias anti-pepinos

 
instalação hidráulica


Cuide da instalação hidráulica para não entrar pelo cano!

Com algumas medidas simples você evita problemas na instalação hidráulica, economiza nos materiais e nos serviços e ainda evita desperdício :

1. Na hora de pensar a disposição dos ambientes na casa, prefira que banheiros, área de serviço e cozinha fiquem próximos. Isso é bom para economizar na instalação hidráulica porque você vai  usar menos canos e conexões.

2. Tenha um projeto de hidráulica em mãos. O projeto de hidráulica define o local que ficará cada cano com  altura, diâmetros, material e, às vezes, até marca dos canos.  Nela também será possível planejar se há espaço suficiente para instalar lavatórios,  torneiras, chuveiros e privadas.

3. Contrate  um encanador experiente para executar o projeto. Não adianta ter os melhores materiais e instalar tudo errado. Os fabricantes oferecem garantia contra defeitos de fabricação e, nunca, contra defeitos de execução.

4. Se a sua instalação é muito antiga, aproveite para substituir os tubos de ferro pelos de PVC, especialmente se notar algum tom vermelho na água. Isso é sinal de ferrugem dentro do cano e pode causar infiltrações e outros problemas.

5. Coloque um registro em cada ambiente onde houver pontos de água (banheiros, cozinhas, área de serviço, etc.). Assim, se houver algum problema você pode fechar o trecho e não fica sem água na casa toda.

6. Jamais permita que o encanador fixe tubos ou faça dobras nos canos usando fogo pra derreter o material. Compre as conexões  apropriadas.

7. Procure usar poucas conexões. Elas diminuem a pressão da água e podem criar pontos que acumulam água e ar e causar vazamento.  Pergunte sobre isso ao arquiteto, empreiteiro ou encanador.

8. Ao comprar tubos e conexões, escolha sempre peças que sejam do mesmo fabricante. Isso evita que haja folga e encaixes mal feitos entre os tubos, reduz risco de vazamento e evita futuros gastos com reparos e substituição de peças.

9. Durante a obra, guarde bem os tubos, sempre na posição horizontal. As conexões devem ficar em sacos ou caixas. O material deve ficar em local sombreado, sem tomar sol direto para não danificar.

10. Medir, medir, medir e garantir espaço suficiente no banheiro. O vaso sanitário deve ter pelo menos 20 cm livres em cada uma de suas laterais . Não esqueça que os banheiros tem portas que precisam de espaço para abrir. Esse pepino acontece mais do que você imagina.

11. Teste as instalações antes de fechar a parede ou de fazer o contrapiso, assim você evita ter  que quebrar tudo para solucionar problemas futuros. E fotografe ou faça um esboço das instalações de cada parede com as tubulações antes de fechar o reboco. Isso serve pra ter certeza de onde passam os tubos a evitar furar os canos ao instalar saboneteiras, box, espelhos, gabinetes etc.

12.Confira a caixa d´água: a boia, que regula o nível de água, deve estar funcionando. Lá também deve ter um extravasor (o conhecido ladrão), que serve pra escoar o excesso de água.

13. Prefira vasos sanitários com caixa acoplada. Eles gastam apenas 6 litros de água por descarga. A descarga que você aciona com válvula na parede consome de 10 a 14l de água.

14. Os metais e peças sanitárias (torneiras, misturadores, privada) são os últimos a serem instalados. Combine com o encanador que ele só vai instalar depois dos acabamentos de piso e parede estarem prontos! Se colocar antes de acabar a pintura e colocação de piso, por exemplo, pode danificar as peças.

Estes guias podem ser úteis para você

16 Comentários em “Cuide da instalação hidráulica para não entrar pelo cano!”

  1. Paulo says:

    “Na hora de pensar a disposição dos ambientes na casa, prefira que banheiros, área de serviço e cozinha fiquem próximos. Isso é bom para economizar na instalação hidráulica porque você vai usar menos canos e conexões.”

    Dica inválida. O banheiro deve ficar longe pelo menos da cozinha, porque quem está na cozinha não deve ouvir, por exemplo, gases intestinais de quem foi ao banheiro. A pessoa deve ter liberdade de fazer suas necessidades sem preocupação com os outros.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Paulo, estamos publicando seu ponto de vista. Lembrando que nossa dica se refere ao custo da instalação hidráulica e cada um sabe o que prefere considerar para conforto em sua casa, sugerimos próximo e não junto e também tem que ter paredes com bom isolamento acústico.

  2. Luzia says:

    Meu encanador(pedreiro) faz todo o reparo queimando os canos com fogo puro…isso é correto?

  3. Arieustaquio de Oliveira Maciel says:

    Como limpar tribulação de água que possívelmente esta entupida,e sem conhecer o ponto exato do entupimento?

  4. CLAUDIO HENRIQUE JERÔNIMO says:

    Pode cruzar tubulação de água, no caso do banheiro, com conduite elétrico?

  5. Jeff Távora says:

    Parabéns amigao, dicas excelentes… já até adicionei o site nos meus favoritos. abraço

    1. Equipe 100pepinos says:

      Obrigada!

  6. Felipe says:

    Ótimas dicas, parabéns!

    1. Equipe 100pepinos says:

      Obrigada!

  7. Marta Vianna says:

    Na reforma de banheiro antigo, pode ficar tubo de ferro dentro da parede(com água)porém sem função?Fechar a parede com o tubo de ferro vedado?

  8. Thamires says:

    O cano de água pode passar pelo chão?
    Alguém pode me responder.

  9. Elaine says:

    e quando o banheiro já esta pronto com a ceramica e pisos colocados e vc percebe que não ficou bom. o que fazer pra nao ter que quebrar tuuuudo e refazer? a duchinha foi colocada do lado errado (tem como colocar alguma conexao sem quebrar ou quebrando pouco?), o chuveiro ficou num local em que o box vai ficar muiito pequeno (é muito dificil mudar ele de lugar com a banheira?). socooorro!!

    1. Equipe 100pepinos says:

      Elaine, existe uma ducha com derivação que dá pra ligar na saída de água da bacia. Daí você só deixaria o ponto atual com plug fechando. Sobre mudar o chuveiro com a banheira precisa chamar alguém pra avaliar no local. Espero que resolva, que pena que só percebeu depois de acabado!

  10. Marlise de Barros says:

    Estou com um problema que gostaria de saber a causa!
    Quando abro a torneira de água quente primeiro só sai água quente! Mesmo abrindo a torneira de água fria, elas não se misturam. Se abro a torneira de água fria primeiro, só sai água fria!!! Ou seja, não há uma mistura das águas e não consigo controlar a temperatura! Ou a água sai a 70 graus ou sai a 15 graus! O que pode estar ocorrendo!???

  11. Mr Plumber says:

    única maneura de economizar na instalação hidráulica é fazendo errado. Evite esquentar tubos para fazer bolsas e curvas, use tempre curvas para esgoto e nunca joelhos, o Tê só serve para ser instalado na vertical a junção (Y) que é usada na horizonta e vertical. Não economize na ventilação hidráulica além de eliminar a pressão negativa dentro do tubo seu sistema hidrossanitario irá funcionar 100% e você não irá sentir aquele cheiro de ovos podre que pode levar a vários problemas respiratórios ou até o câncer. Nas instalações de água evite os joelhos use curvas elas reduzem o atrito da água e menos prejuizos com a dilatação, instalação correta irá usar mais curvas nas liras, e lembre se usar um jornal ao redor dos tubos de água quente pois a água quente dilata os tubos independente do material com o papel o tubo não irá se romper dentro da parede e não terá aqueles barulho de estralos. use areia nos tubos de esgoto existe o cálculo correto para colocar areia.São muitos delhes para expicar aqui. Sou encanador licenciado nos EUA. aqui para ser encanador precisa se fazer escola de hidráulica de 5 anos de curso obter uma licença e trabalhar para uma companhia por 5 anos, quando tiver 10 anos de experiência aì pode fazer o exame para o master e obter a licença que da direito de fazer um simples reparo em uma torneia ou fazer instalações hidráulica em um arranha céu.

  12. ROSANE PINHEIRO says:

    TENHO UMA PIA DE COZINHA NUMA PAREDE DIVIDIDA COM UMA VIZINHA QUE ALUGA , E ESTOU REFORMANDO MINHA CASA . O QUE EU POSSO FAZER PARA QUANDO A VIZINHA TIVER INFITRAÇÃO E QUANDO ELA FOR QUEBRAR O AZULEJO NÃO VAI PREJUDICAR MINHA CASA

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login