Guias anti-pepinos

 
  • foto de Expert

    foto de: Expert

#46

Fundação mal feita! Será que a casa vai cair?

Pepinômetro: Grave e Ocasional

Causa mais comum: a casa deve ter sido construída sobre solo instável e a fundação não é apropriada para ele. Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica  inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas,com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

Pode ser também: que a mistura do concreto usado na fundação tenha ficado com menos resistência do que precisava (provavelmente tinha muita água na massa ou não cobriu direito a armadura).

Como você poderia ter evitado:Você poderia ter pedido a análise de solo a um engenheiro para saber qual a fundação adequada para seu terreno e poderia ter se certificado sobre a qualidade do concreto que foi usado. Mas, agora, corre pra resolver! Chama um engenheiro e avisa a defesa civil da sua cidade.

 

Estes guias podem ser úteis para você

42 Comentários em “Fundação mal feita! Será que a casa vai cair?”

  1. Oi meu nome e lais tenho medo que minha casa possa cair por favor se vocês que puder vim avaliar a minha casa vou agradecer muito a vocês Em nome de jesus.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Laís, você não falou onde mora para podermos indicar onde procurar ajuda profissional! Chame com urgência a defesa civil (telefone 199) para uma avaliação.Ela é um organismo que serve para orientar e ajudar a população em caso de desastres, sejam chuvas ou outras situações de risco.

  2. vilma says:

    minha casa tem um sobrado na frente e quando foi construido percebi que não foi feitas colunas pra levantar as paredes. a estrututura foi bem feita mas nas paredes da parte de cima não tem coluna e está aparecendo rachaduras horizontais perto da janelas e portas e ainda me preocupa mais pq tem marquizes de concreto ( beiral de concreto).me dê uma solução

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Vilma, se não é alvenaria estrutural (aquela que funciona como estrutura) e não foram feitas colunas é preciso chamar um profissional para uma avaliação técnica e indicar como deve ser feito o reforço estrutural. Se você estiver observando trincas na diagonal e profundas, muito cuidado!Mas, não é possível dar uma solução sem a visita técnica ao local.

  3. Daniel says:

    Olá pessoal moro em casa de terreno minado, o meu quintal se cavar 20cm ja dá agua, nao fui eu quem fiz a estrutura da casa, mas, segundo o rapaz que eu conprei, disse que a casa pode contruir em cima que tem estrura para isso.o que eu devo fazer antes de contruir em cima, e se terreno minado traz algum risco.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Importante é chamar um profissional para avaliar a estrutura existente e se é possível construir mais um andar. As fundações nesse tipo de terreno geralmente são mais profundas, precisa encontrar a parte firme e sem água.

  4. rafaela says:

    minha casa tem 6 anos que ela foi construída, e dealguns dias pra cá ela vive estalando , eu moro em terreno baixo, na beira da rua da rua , não e morro, minha filha quer construir em cima da casa no mesmo modelo da de baixo. eu gostaria de saber se pode fazer essa construção?
    mesmo estalando, mais a casa dela vai ser de telha, e ai o que vc me diz?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Os estalos podem ser só dilatação térmica, a casa é construída de muitos materiais duros (não flexíveis) que expandem e contraem com as mudanças de temperatura daí o ruído. Ou pode ser algum outro problema mais sério, daí teria que ter algumas pistas, rachaduras, desnível no piso. O ideal é chamar um profissional para avaliar no local do que se trata, ele também pode dizer se é possível construir outra casa no local. Abs

  5. Ana says:

    Olá aqui onde moro a casa foi feita sem coluna,e ja esta bem velha…Tem uma parede que esta se afundando e tem muitas rachaduras e infiltração em todas elas,e também tá caindo pedaços da parede e quem fez ela não foi um profissional.Foi feita de qualquer jeito…Será que tem perigo cair? Tenho medo,e eu tenho um bebê de 2 meses Morro de medo dessa casa desmoronar.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Oi Ana, isso é bem grave. Procure a defesa civil de sua cidade para uma avaliação! Urgente.

  6. Ana says:

    Ah! E o telhado aqui em casa também está torto…Parece que quer cair.

  7. Edma de Lourdes Mota says:

    Olá , comprei um apartamento na planta , porém na vistoria eu percebi uma trinca do alto a baixo na parede da sala , e essa trinca aparecer também do outro lado da parede e também no apartamento de cima , foi feito com tijolo estrutural , pode ser grave ?

  8. Evaí Souza says:

    Fiz uma casa com fundação base,radier colunas etc..mais recentemente começou aparecer rachaduras em apenas um lado da casa o terreno é um pouco umido,quero que voces me ajudem pra que eu possa saber se tem como resolver esse problema.ou se tem que refazer tudo outra vez.

  9. Hérika says:

    Comprei uma casa pela CEF… Hoje ela está com 10 anos de construida. Estão aparecendo rachaduras finas na horizontal que podem ser detectadas dos dois lados da parede…. Isso pode estar relacionado a problemas com a fundação?

  10. Moro em uma casa de dois andares, e o que me preocupa é que as pessoas que fizeram a casa, em alguns pontos não colocaram vigas nem colunas, e teve um sedimento, ai veio outra pessoa e colocou coluna e viga embaixo da laje que estava sedendo, meu pai que é pedreiro a muitos anos, até brincou comigo dizendo que ele prefere morar na casa de cima, pois não ficaria de baixo desse peso todo.

    A casa não é minha, teria como eu chamar um especialista, sem que desse algum problema para a dona da casa? E quem seria? Engenheiro?

  11. ola ! meu nome é luciana ,ha 4 anos precisei fazer 3 colunas do lado direito da minha casa, porque a parece por causa de um vazamento de agua proximo,a parede estava entortando e nas portasrente os cantos estavam se rachando coloquei eu msma um ferro em z e chumbei msmo assim corro risco de desabamento? ela tem 5 comodos bem distribuido e a terra é meio tipo cava e arenoso posso levantar outra casa em cim fazendo tubolao nas paredes [reforço]obrigada por atender me

  12. Themis Guimarães says:

    Minha casa foi feita sem radier e sem colunas será que eu preciso derrubar pra construir outra ou tem como eu reforçar ela é como posso fazer esse procedimento?

  13. Rodolfo Luiz dos Santos says:

    O meu pedreiro passou o cano de água de chuva dentro da coluna, isso é correto? Poderei ter problemas futuros?

  14. Edna says:

    Me chamo edna contrui uma casa em cima de um sobrado ou seja a minha e a terceira e fiz laje de isopor mas nao sei como e a estrutura da primeira voi ter problemas futuros???

    1. Equipe 100pepinos says:

      Sem saber como é a estrutura original é difícil avaliar, o ideal é chamar um engenheiro ou arquiteto para uma avaliação técnica.

  15. Kênia says:

    Ola,queria saber o seguinte minha casa foi feita sem estrutura,e em terreno desnivelado,logo depois começou a aparecer rachaduras na parede…ai contratamos um pedreiro,foram cortados os cantos da parede,e feitas colunas com sapatas de 80/80 algumas com noventa,e foi usados ferragem 3oitava tanto nas colunas como nos radies,agora vamos contar por cima e bater a lage,será que posso construir outro andar,estou preocupada…possui base só com blocos.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Kênia, precisa chamar um profissional engenheiro ou arquiteto para avaliar e te ajudar.

  16. Silvia chambo says:

    Oi fiz minha casa no terreno perto da praia e muito molhado o terreno fiz com colunas e radier tem perigo de afunda

  17. Viviani says:

    olá construi em cima e começou aparecer umas rachaduras em baixo testou com muito medo nem durmo direito lembro que quando meu Pedreiro construiu em baixo ela cavava pouco e logo aparecia água me ajude por favor não consigo mais viver e

  18. Maria Graças says:

    Tem como fazer coluna numa casa já construída? Ela tem mais de quarenta anos.Não tem estrutura,

  19. ClaudinhA says:

    Oi estou fazendo uma obra com Stel flame
    , E eles começaram fazer o radie só que eles não fizeram tudo eles estão fazendo por parte , isso pode me dar rachadura na casa ??? Ou não não tem problema fazer o radie por pedaço??

  20. Jeane says:

    Olá, um pedreiro construiu a minha casa há 4 anos, desde os primeiros meses notavam várias rachaduras, mas agora as rachaduras estão emormes as janelas não abrem e a portas abrem com dificuldade, esculta se muito ruido parecido com estalos. A rua é bem acidentada mas o terreno não. Sera que a casa vai cair.

  21. Gorette says:

    olá, construí minha casa encima da casa da minha mãe, mas não tem o tanto de colunas necessárias e sim algumas vigas.Um conhecido meu falou q o piso está rachando reto e pode ser q a lage esteja em perigo,me preocupei.Sei q tenho q chamar alguém q entenda melhor do assunto,mas será q a hipótese dele teria fundamento?

  22. Amelia says:

    Meu nome é Amélia moro num condomínio minha casa minha vida a 6 anos semana passada a noite eu ouvir muitos estralos e numa noite só meus pisos da sala e dos quartos soltaram e apareceram rachaduras e eu de lá pra cá todo estrala parecendo e pau se quebrando me dz se a perigo

  23. Katia says:

    Oi meu esposo foi trocar a torneira da cozinha da mãe dele minha sogra que mora em cima e acho que fez algo errado porque deu infiltração em baixo só queria saber se não tem perigo de cair sei lá a casa tem coluna tudo certinho

  24. Núbia says:

    Oi num chamo Nubia tenho uma casa com três andar. Essa casa foi contruida em terreno muito umido e segunda lage d esopor so que a lage está toda trincada e uma pequena rachadura na parede. MP primeiro anda d sem rebouco e sem Contra piso . O chão está sempre úmido. Serás que tens algum perigo o que

  25. Uadi Cury says:

    Olá pessoal, estou iniciando uma construção e vou fazer sobre radier, as paredes externas serão de alvenaria convencional ou tijolos ecológicos-ainda a definir- as internas serão de drywal.
    O terreno era uma plantação de aímpim(mandioca).
    O que vcs acham?? Pode dar algum problema de estrutura??

  26. Mateus says:

    Olá, fiz uma construção em cima da casa do meu pai. A princípio o pedreiro disse que não teria problema para construir, mas agora que já levantamos as paredes, a casa de baixo está tremendo de vez em quando. Desconheço a fundação da casa inicial, mas foi feito vigas e colunas. Há algum risco aparente ?

  27. Valter says:

    Bom dia, comprei uma casa antiga, a estrutura é bem precária, deve ter umas 4 colunas somente, tem cinta em toda parte de cima e vigas em baixo, ela não apresenta trincas, o local é alto e solo firme. tenho medo que possa cair por não ter colunas, mesmo ela não apresentando tricas. O que me dizem?

  28. Compramos uma casa já em início de construção, continuamos o trabalho, pelo fato da construção ter colunas, batemos uma lage, meses passados da conclusão, começaram aparecer trincaduras nas três paredes internas da sala e do quarto; na frente há uma área de 42m² já alicerçada, também tem alguns bicos de colunas, eu pretendo fazer um terraço com lage e sobre ele construir um quarto para meu filho; para a nova lage não oferecer peso à casa já construída e trincada, resolvi colocar três colunas na frente da casa coladas à parede, só que as duas colunas laterais eu já concretei e elas têm apenas 40/50 centímetros de profundidade. Há consistência para sustentação do peso da lage? Se não há! o que devo fazer?

  29. Thaís says:

    Olá,
    Minha casa ia ser o ateliê da minha sogra, então já estava feita a fundação, só precisava erguer as paredes. Só que não foi feito sapatas, só o baldrame e brocas com colunas. Nós queremos fazer um sobrado, então chamamos um pedreiro vizinho pra analisar. Ele disse que não precisa de sapatas porque o terreno é firme, e que dá pra construir. Porém meu pai, que também é pedreiro só que mora longe, disse que mesmo o solo sendo firme, precisa. E agora, não sei o que fazer. A casa está encostada num barranco nos fundos, e as laterais fazem divisa com os vizinhos. Qual o parecer de vcs?

  30. Monalisa says:

    Ola meu nome e monalisa , fiz minha casa no 3 andar meu padastro disse que estrutura aguentava com telha a ultima casa .o pedreiro tbem disse que aguenta .ainda nao vi nada errado .sera que se for cair a casa eu irei perceber?

  31. Anderson Sampaio says:

    Estou com uma dúvida, pois comprei uma casa e tem umas trincas e algumas rachaduras. O engenheiro da caixa aprovou a casa para o financiamento. Posso confiar?

  32. Anderson Sampaio says:

    Oi, estou com uma dúvida, pois comprei uma casa e tem algumas trincas e rachadura do lado de fora. O engenheiro da caixa aprovou a casa para o financiamento. Posso confiar?

  33. Jose says:

    Olá me tirem uma dúvida por favor. A construção da minha casa está em ponto de laje, já tem muito tempo que colocamos a vigas e as lajotas, ficaram expostas a chuva e ao sol durante 2 anos, será que tem problema bater a laje colocando o concreto ou preciso trocar tudo?

  34. GEANE says:

    Boa noite, minha casa foi construída sem usar ferro. Não tem viga, nem coluna e o telhado foi colocado diretamente sobre as paredes. Agora vem aparecendo varias rachaduras em todas as paredes. Gostaria de saber se é devido a falta das colunas. Um detalhe, minha rua de 05 anos para cá teve um grande aumento no fluxo de veículos, principalmente os de grande porte, caminhões e ônibus.

  35. Ana Luiza says:

    olá, tenho uma duvida. Minha casa é bem antiga, deve ter no mínimo uns 30 anos e vejo que as paredes do andar debaixo são bem fracas, com aqueles tijolos bem antigos. À 7 anos atras foi construido o segundo andar, porem minha mãe chamou somente pedreiros e não veio engenheiro civil pra ver sobre a fundação se a casa tambem teria porte para isso. Eles usaram vigas, concreto etc, mas eu sinto umas coisas meio estranhas, como por exemplo quando passa onibus na minha rua eu sinto que meu quarto treme, minha janela treme tambem (isso no segundo andar) deu umas rachaduras bem finas tambem na parede, mas o que mais me deixa com medo é a questão de tremer, não é muito, mas da uma tremidinha, será que há riscos?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login