Elétrica, você na obra
A obra de elétrica inclui os seguintes etapas: 1) instalação do quadro de distribuição, 2) passagem de conduítes, 3) passagem da fiação e testes e 4) instalação das luminárias.
O seu objetivo como cliente esperto é aparecer nos momentos críticos de cada etapa e olhar para os elementos que indicam se o trabalho é feito com qualidade e conforme o combinado. Os erros e desvios podem aparecer, mas se forem reconhecidos logo, ainda dará tempo para corrigir e evitar pepinos mais pra frente. Combine esses momentos e a sua participação como eletricista ou o empreiteiro antes de começar a obra!
Momento 1. Combinar o serviço.
No caso da primeira construção, você vai precisar juntar documentação para solicitar o fornecimento de energia elétrica e providenciar a instalação do poste e do medidor de luz e o aterramento do fio terra, de acordo com o padrão da concessionária de energia. Antes de começar a obra de elétrica dentro da casa apareça na obra para:
- Garantir que o eletricista vai seguir o projeto elétrico e posicionar o quadro de energia em um local de fácil acesso, longe de banheiros e botijão de gás.
- Combinar que ele vai instalar o quadro de distribuição, as caixas de passagem para tomadas e os conduítes nas paredes e laje. Depois que o pedreiro terminar o trabalho de revestimento de paredes e telhados, ele vai voltar para passar os fios/cabos pelos conduítes e fazer o acabamento da instalação de tomadas interruptores, ligação do quadro de distribuição e, por último, instalar as luminárias.
- Combinar que o eletricista vai deixar espaço de sobra dentro dos conduítes para os fios e cabos. Se não, você não vai conseguir fazer manutenção.
- Checar se o material pedido pelo eletricista corresponde ao serviço combinado.
Momento 2. Instalação do quadro de distribuição
No final da instalação do quadro apareça para:
- Ver no quadro de distribuição se o eletricista separou o circuito das tomadas do circuito de iluminação e de outros aparelhos. Se tiver chuveiro ou aquecedor de agua elétrico deve ter um circuito com disjuntor exclusivo para isso também. Pedir para ele identificar com etiqueta o que cada disjuntor liga.
- Conferir marcação do eletricista dos locais em que ele vai instalar os pontos de luz e as tomadas . Olhar na parede local e altura e pontos no teto.
Momento 3. Passagem dos conduítes
Lembre que ela etapa deve ser feita antes de revestir paredes e concretar laje. Apareça para:
- Conferir se todos os caminhos de conduítes chegam no local de instalação do quadro de distribuição.
- Confirmar que os conduítes não vão ficar muito cheios de cabos. Na dúvida prefira que o eletricista passe mais um conduíte e distribua os fios.
- Verificar se o eletricista tampou a ponta dos conduítes e as caixas de passagem (onde ficam tomadas e interruptores) com papel ou estopa, para evitar que a sujeira da obra entupa e impeça a passagem dos fios.
Depois disso, haverá uma pausa do eletricista para o pedreiro terminar a obra, fechando paredes e lajes. Depois disso o eletricista volta para passar a fiação.
Momento 4. Final de obra
Ao receber o trabalho do eletricista, veja no que você deve prestar atenção:
- Verificar se em cada disjuntor há uma indicação de que circuito ele atende (ex. chuveiro, tomadas da sala, lâmpadas, ect) Verificar se os espelhos (acabamentos de tomadas e interruptores) e luminárias estão colocados corretamente.
- Conferir se todos os interruptores, as lâmpadas e as tomadas funcionam e se não há nenhum componente danificado.
- Testar o funcionamento dos disjuntores. Ligue e desligue pra ver se a corrente elétrica é interrompida.
- Testar se a luminosidade varia: ligar um equipamento na tomada com as lâmpadas acesas e verificar se as lâmpadas parecem ter ficado mais fracas. Isto pode indicar que os circuitos de tomadas e iluminação não foram separados
muito útil as dicas aqui mencionadas