Elétrica, erros comuns

Erro:

Confiar cegamente no eletricista, achando que a parte elétrica é muito complicada e técnica.

Comentário do Expert:
De fato existem vários aspectos técnicos que os profissionais devem estudar, mas isso não significa que você não pode reconhecer os erros mais comuns que alguns profissionais do mercado ainda podem cometer. Quantidade de disjuntores instalados dentro do quadro de distribuição, uso de cabos com cores e grossuras diferentes e quantidade e tipo de tomadas que vai instalar são as coisas que você pode acompanhar sem conhecimento muito especial.

Erro:

Fazer sozinho a fiação de casa sem conhecimento especial.

Comentário do Expert:
Melhor tirar dinheiro da poupança e pagar um eletricista do que improvisar. Pode perder a casa ou, pior ainda, perder a vida se der problema na elétrica. Na hora de contratar faça uma entrevista e cheque as referências do profissional!

Erro:

Economizar comprando materiais fora das especificações passadas por profissional.

Comentário do Expert:
Um bom profissional nem vai aceitar os materiais errados ou não certificados. Se você precisar economizar muito, escolha acabamentos mais simples das tomadas e interruptores, ou opte por passar a fiação por fora da parede (mas sempre dentro dos conduites, sem contato direto entre o cabo e a parede).

Erro:

Não prestar atenção aos sinais de problema na instalação elétrica: lâmpada que queima, disjuntor que desarma, aparelhos que oscilam.

Comentário do Expert:
Chame um bom profissional que fará a avaliação da instalação elétrica. Primeiro, ele deve ver se há algum problema na entrada de energia e,depois, vai analisar os circuitos e os cabos. Muitas vezes a solução do problema é simples, mas só quem saberá avaliar é fazer é um profissional.

 

Guia Elétrica

O que mudou com o novo padrão de três pinos para tomadas

Veja matéria do 100pepinos para o Zap Todos os plugues agora têm três pinos redondos,...