Elétrica, erros comuns

Erro:

Confiar cegamente no eletricista, achando que a parte elétrica é muito complicada e técnica.

Comentário do Expert:
De fato existem vários aspectos técnicos que os profissionais devem estudar, mas isso não significa que você não pode reconhecer os erros mais comuns que alguns profissionais podem cometer e fiscalizar. Você pode acompanhar: a quantidade de disjuntores instalados dentro do quadro de distribuição, o uso de fios com cores e grossuras (bitolas) diferentes e quantidade e tipo de tomadas que serão instaladas.

Erro:

Fazer sozinho a fiação de casa sem conhecimento técnico

Comentário do Expert:
É melhor pagar um eletricista e nunca improvisar. Instalação elétrica e coisa séria! Dá pra danificar a casa ou, pior ainda, perder a vida se der problema na elétrica. Na hora de contratar cheque as referências do profissional!

Erro:

Economizar comprando materiais fora das especificações passadas pelo profissional.

Comentário do Expert:
Um bom profissional nem vai aceitar os materiais errados ou não certificados. Se você precisa economizar, escolha acabamentos mais simples para tomadas e interruptores, ou opte por passar a fiação por fora da parede (mas sempre dentro dos conduítes, sem contato direto entre o cabo e a parede).

Erro:

Não prestar atenção aos sinais de problema na instalação elétrica: lâmpada que queima, disjuntor que desarma, aparelhos que oscilam.

Comentário do Expert:
Chame um bom profissional que fará a avaliação da instalação elétrica. Primeiro, ele deve ver se há algum problema na entrada de energia e,depois, vai analisar os circuitos e a fiação. Muitas vezes a solução do problema é simples, mas só quem saberá avaliar e corrigir é um profissional.

 

Guia Elétrica