Não é só a gente que precisa de um detox. Fazer uma super e caprichada limpeza reparadora na sua casa também faz muito bem à saúde – sua e da casa.Mas, a limpeza não é só tirar a poeira, organizar as gavetas… algumas limpezas são ótimas para prevenir problemas.
Ainda é comum as pessoas buscarem os serviços de manutenção apenas quando aparecem os defeitos.Mas prevenção é ótimo. Vamos lá! Prepare seu suco verde preferido, se encha de energia e comece os cuidados.
Limpeza de calhas (evitar danos em forros, lajes e paredes)
A gente limpa a casa toda, mas nem lembra de ver se tem folhas, galhos, areia e poeira sobre as calhas,entupindo os tubos condutores de água que vem do telhado. Essas sujeiras podem impedir que a água escoe corretamente e aí os problemas começam: danos na pintura, transbordamento que causa infiltrações, goteiras e até um problema estrutural mais grave, já que água parada é pesada. Em tempos de dengue, calha suja também pode ser um criadouro de mosquitos.
Quando a calha está limpa, a água da chuva que vem do telhado escoa e vai embora. Simples assim.
Mas, quem limpa a calha? Existem profissionais e empresas especializadas em limpeza de calhas. Como eles vão subir no telhado, o serviço demanda equipamentos de proteção individual adequados e requer uma série de procedimentos de segurança.
Se você, o morador, optar por limpar observe a altura e a proximidade entre a calha e a rede elétrica. Assegure-se que a escada está firme e nunca apoie a escada diretamente na calha, pois ela pode danificar ou soltar. Use sapatos com solado aderente e luvas grossas para não se cortar. Ai recolha as folhas e galhos com uma pá e coloque em um saco para descarte.
Você também pode usar hastes de limpeza ou desentupidores, vendidos em lojas de materiais de construção ou de utilidades domésticas para desobstruir sujeira mais difíceis. E em seguida, lave com água para a remoção das sujeiras mais finas. O ideal é lavar a calha com jatos de água de alta pressão, mas uma mangueira já funciona. Nesta etapa,se o trabalho foi bem feito, a água deve ir toda embora pelos condutores.
O recomendado é fazer a limpeza de 6 em 6 meses, em dias secos, sem chuvas. Mas, se sua calha fica próximo a árvores ou locais com ventos que trazem muita poeira, faça a inspeção e limpe mais vezes para garantir o bom funcionamento.
Limpeza de caixa de gordura
A caixa de gordura é um pequeno tanque que retém a gordura que é lançada na pia ou a que vem da máquina de lavar louças. Para evitar problemas como mau cheiro ou entupimento da pia e dos canos é preciso retirar a gordura que fica em seu interior.
É indicado fazer a limpeza a cada três meses. Há empresas desentupidoras especializadas que fazem esse serviço com ferramentas e produtos químicos apropriados.
A limpeza com enzimas é feita com compostos biológicos capazes de degradar gorduras. Esse método ecológico é ótimo para manutenção, mas não costuma ser muito eficaz em casos de entupimento da caixa de gordura.
Você também pode fazer a limpeza manual. Para começar, ache a caixa (ela deve estar na área externa, mas pode estar sob a pia ou no piso da cozinha). Coloque uma luva resistente, abra a tampa da caixa e retire com as mãos ou pá os dejetos (um material amarelo e sólido, parecido com manteiga). A crosta de gordura deve ser descartada no lixo orgânico ou doada para empresas que reciclam. Não vale jogar no vaso sanitário porque essa gordura irá entupir o encanamento do mesmo jeito! Quando notar que só sobrou liquido dentro da caixa, a limpeza está concluída!
Repintura de gradis e portões que pegam sol e chuva
É importante retocar a pintura dos portões e grades expostos ao sol e chuva: se for de madeira, retoque a aplicação de verniz a cada seis meses. Para portas de aço, lubrifique as engrenagens a cada dois meses para que não sofram desgaste. No litoral, pinte as estruturas metálicas com tintas anticorrosivas.
Limpeza de caixa d´água
Primeiro veja se a caixa está tampada! Caixas d’água sujas, sem tampa ou com tampas quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água tratada que vem da rua.
A limpeza de caixa d´água é indicada de seis em seis meses. Quando você for fazer, um dia antes da limpeza comece os preparativos: feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa, diminua a quantidade de água nela e evite desperdício.
Comece a limpeza: tire a tampa e feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido, uma esponja ou escova de nylon. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos. Ainda com a saída de água da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe a mistura descansar por duas horas enquanto usa essa água para molhar as paredes da caixa até o fim do intervalo de duas horas. Para jogar esta água nas paredes da caixa d´água você pode usar uma brocha ou uma caneca de plástico.
Passado esse tempo, ainda com a bóia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa para esvaziar. Abra também as torneiras para a água sair. Você pode evitar o desperdício: guarde essa água em galões para lavar pisos e calçadas. Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar. Abra o registro e encha a caixa para usar.
Em tempos de falta de água, as pessoas estão adiando a limpeza para economizar, o que traz riscos a saúde. A boa notícia é que já estão surgindo novos métodos para limpar a caixa com ela ainda cheia, aspirando a sujeira do fundo do reservatório com um robô.
Outras duas manutenções detox importantes, mas que só um profissional pode fazer: verificação da estrutura do telhado e reparos de fissuras e trincas na parede, no teto e no piso estas manutenções envolvem a segurança estrutural de sua casa, não descuide disso!
Para planejar essas manutenções durante o ano faça um calendário com o intervalo de:
Você pode contratar um profissional para uma avaliação geral. Mas, a melhor maneira de manter a casa em ordem é observar os pequenos problemas e reparar antes que virem grandes problemas.
Bônus: receita do nosso suco detox preferido
• 2 fatias de abacaxi (de em média 1 dedo de espessura)
• 1 folha de couve
• 1 punhado de hortelã
• 1 raspa fina de gengibre
• 100 ml de água de coco natural
Bata no liquidificador e, se preferir, coe antes de beber. Se os ingredientes forem orgânicos, melhor ainda.
Tim tim!