Contrapiso é uma camada que serve de base para colocar qualquer outro acabamento por cima, seja piso frio, laminado, carpete e outros. O contrapiso bem feito é fundamental para que o piso escolhido fique bem instalado, não trinque e não solte!

Como deve ser o aspecto de um contrapiso bem feito?

O contrapiso bem feito deve estar nivelado e com superfície áspera (o pedreiro vai chamar isso de ‘desempeno grosso’), sem esfarelar, sem manchas ou fissuras. E a altura dele deve ser adequada pra permitir que, mesmo depois que o piso seja instalado por cima dele, as portas possam abrir e fechar sem enroscar.

Como saber se o contrapiso está com o aspecto certo?

Contrapiso bem feito tem que ficar áspero. Se estiver lisinho, o piso não vai colar em cima dele. Um teste simples: coloque uma folha de papel de seda sobre ele e risque com um lápis (quase deitado), pra pegar a textura. O desenho tem que ficar bem irregular.

Está pronto? Contrapiso bem feito precisa estar limpo antes da obra continuar.

varrendo_contrapiso

Depois do tempo de secagem você já poderá instalar o piso. Mas antes de colocar as placas de piso frio ou outro tipo de piso da sua preferência, limpe o contrapiso. Ele precisa ficar sem sujeiras ou poeira que possam atrapalhar a aderência do piso.

Em qualquer situação fique sempre de olho na qualidade do contrapiso! Não instale piso se não tiver contrapiso ou se ele estiver ruim. Será dinheiro jogado fora e muito tempo perdido.

para o piso não soltar

5 segredos para o piso não soltar

Para o piso não soltar, confira alguns indicadores de trabalho bem feito: 1. Argamassa...