Guias anti-pepinos

 

Isopor para construir a casa

Matéria do 100pepinos para o ZAP Um dos grandes desafios de usar um produto novo na construção,  como o isopor, …

12879 visualizações

Matéria do 100pepinos para o ZAP

Um dos grandes desafios de usar um produto novo na construção,  como o isopor,  é que as  pessoas ainda desconfiam das novas tecnologias. Logo surgem várias dúvidas: será que o material é resistente? E aguenta chuva? Dá para colocar aquele azulejo lindo que eu queria? Será mesmo que a casa vai ficar firme?

É comum vermos lajes com isopor, mas existe um sistema construtivo em que as paredes são feitas desse material. Ele é muito utilizado nos Estados Unidos e também em países europeus por serem resistentes a terremotos e furacões. No entanto, a parede de isopor é pouco conhecida no Brasil.Foto: Termotécnica indústria de EPS

O que é

O poliestireno expandido (EPS), o popular isopor, é um material muito leve, fácil de transportar e também isolante. O sistema construtivo com isopor utiliza painéis compostos por duas grelhas aramadas recheadas com chapas de isopor (EPS) para substituir  as paredes de tijolos tradicionais.

As paredes em EPS são autoportantes e possuem espessura reduzida em relação ao sistema de alvenaria.

O  sistema exige  menos vigas e pilares de sustentação, por causa da leveza dos painéis. Isso gera economia de formas de madeira, escoramento de vigas, ferro e cimento.

Entre as vantagens, estão, ainda, leveza, facilidade e rapidez de execução, redução dos desperdícios e, bom isolamento térmico e acústico, já que o  material é isolante.

A obra fica mais barata. Como o material é leve, ele  diminui o peso da fundação da obra e da estrutura. Quando utilizado na laje, o material reduz o consumo de concreto e reduz o peso, já que ele preenche espaços que seriam ocupados pelo concreto.

Ele é vendido em painéis sob medida. Com o projeto da casa feito pelo  arquiteto, as empresas que  fornecem o sistema calculam o número de painéis e demarcam os vãos de portas e janelas.

Como utilizar

Os painéis vão prontos para a obra. O pedreiro só deve encaixá-los um nos outros, montando o quebra-cabeça em cima da marcação de obra (planta demarcada no chão). É bem rápido, mas é preciso tomar cuidado para manter o alinhamento.

As tubulações de hidráulica e elétrica são instaladas nos vãos originados do derretimento do isopor (EPS). O acabamento da parede é feito com um jato  de argamassa dos dois lados com a ajuda de uma máquina.

Após aplicação de argamassa, o frágil isopor, já se transformou em uma parede sólida (isopor+grelhas+argamassa), com uma resistência 30% maior que a dos tijolos que costumamos usar, segundo os fabricantes.

Mão de obra especializada

Não é qualquer pedreiro que sabe instalar, e precisa de cuidado e precisão. Mas as empresas que fornecem o material indicam mão-de-obra especializada: empreiteiros e construtoras de médio e grande porte. E não é necessária uma equipe tão grande para a instalação.

E não pega fogo?

O isopor (EPS) é um plástico derivado do petróleo. Mas, o material utilizado no sistema construtivo é um tipo que não gera combustão. Assim é seguro para construir sua casa.

11 Comentários em “Isopor para construir a casa”

  1. gostaria de maios conhecimento do/da parede aramada de isopor

    1. Equipe 100pepinos says:

      Paulo, os fornecedores oferecem cursos e treinamentos com mais informações a respeito da técnica.

    2. Siley Oliveira says:

      Bom dia! Entre em contato que poderei lhe ajudar.

  2. quero catalogo e como comprar preço?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Wagner, somos um site de informação não fazemos venda e nem temos catálogos. Para isso procure sites dos fabricantes:)

    2. Siley Oliveira says:

      Bom dia! Entre em contato que poderei lhe ajudar.

  3. beatriz says:

    Minha mãe tá construindo uma casa e usando laje com isopor.Gostaria de saber se esse isopor pode pegar fogo com a instalação eléctrica. vi aqui no blog que não mas gostaria de mais detalhes.

  4. Sheila Daniele says:

    Gostaria de saber se para um estabelecimento comercial como um bar onde preciso ter um melhor acústico e melhor segurança contra incêndio só a utilização do painel preciso colocar algo para ajudar

  5. zeferino ferreira says:

    Bom dia
    Tem com fabricar uma escada com isopor

  6. Elizabeth Lobo Cherubini says:

    Bom dia, preciso de folder, cursos e empresas. Obrigada.

  7. Maria Amorim says:

    Boa noite, gostaria de saber se há algum perigo em colocar placas de isopor para isolamento termico da minha kombi?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login