Os telhados, são formados de uma estrutura  (metálica ou madeira) que serve de suporte para as telhas (barro, concreto, fibras) .Alguns erros comuns nas execução dos telhados podem causar problemas como goteiras, infiltrações, telhas quebradas e até problemas estruturais mais sérios. Listamos alguns dos principais pepinos, suas causas e como poderiam ser evitados para que você fique esperto e se livre de prejuízos e se mantenha seguro.

Goteira no telhado. Ai!

Causa mais comum:

o telhado foi feito com inclinação menor do que a indicada pelo fabricante e a água da chuva passa entre as telhas.

Também pode ser:

que tenha telha quebrada ou mal encaixada que está gerando essa goteira no telhado. Ou que a calha esteja pequena e não dá vazão a água

Como você poderia ter evitado:

Você teria evitado goteira no telhado se tivesse se interessado por esse tipo de obra e checado se a estrutura do telhado estava bem, feita com inclinação adequada e calha bem dimensionada. Ir na obra sabendo o que olhar muda tudo.

Telhado empenou e parece que vai cair

Causa mais comum:

Se o telhado empenou é sinal de que a estrutura não está aguentando o peso. Pode ser madeiramento muito velho ou mal dimensionado para aguentar o peso do telhadotelhado empenou

Outras causas:

O telhado pode ter sido projetado pra telha cerâmica, mas foram usadas telhas de concreto, que são mais pesadas, sem reforçar a estrutura pra aguentar o peso extra.

Como você poderia ter evitado:

Conferindo com o engenheiro ou o carpinteiro se o cálculo da estrutura realmente estava certo pra aguentar o peso das telhas. E deveria também ter escolhido a telha antes da estrutura ser calculada, pra ter certeza de que ela aguentaria as telhas que você escolheu.

Para ter um bom telhado, preste atenção

  1. Inclinação adequada do telhado : veja a inclinação mínima recomendada pelo fabricante de telhas, peça para o profissional medir a inclinação, confira e acompanhe a instalação
  2. Carga das telhas: o madeiramento ou estrutura metálica deve aguentar o peso das telhas para não haver danos a estrutura. Existem telhas mais leves (PVC, fibrocimento) e mais pesadas (barro, concreto) saiba que telha usar para dimensionar bem a estrutura do telhado.
  3. Madeiramento no esquadro: quando a gente constrói paredes ela precisa estar reta, ninguém deseja uma parede torta. O madeiramento ou estrutura do telhado também precisa estar no esquadro (reta) para a cobertura funcionar bem. Para isso é preciso investir em bons materiais e caprichar na instalação do madeiramento.

Como ter certeza de que o telhado está firme?

telhado empenou

Observe com frequência a estrutura que sustenta as telhas. Na maioria das casas essa estrutura é feita em madeira.

Veja se a madeira está plana ou se parece fazer curvas. Mesmo que você tenha certeza de que o madeiramento foi bem feito e bem dimensionado pra aguentar o peso, é melhor fazer uma revisão a cada 5 anos pra identificar se há algum problema começando e que pode ser resolvido logo.

Fique de olho também na ação do vento .O vento exerce duas forças nos telhados, uma para baixo e outra para cima.

A força que empurra o telhado para baixo costuma causar danos em telhas grandes, como as metálicas e pode afundá-las e entortá-las. Já a força do vento para cima, arranca as telhas leves de barro, plásticas, cimento etc, por isso é preciso garantir que todos os elementos dos telhados estejam bem fixos.

O telhado tá empenado. O que fazer?

Se o telhado empenou, chame um engenheiro ou o carpinteiro com urgência para que ele veja se é possível refazer o madeiramento, colocar reforço na estrutura ou se será preciso refazer e construir outro. Se não for rápido, o telhado pode cair.

Quando o telhado empena, provavelmente a estrutura não está aguentando o peso das telhas. O risco é alto.