Preparar a parede para a pintura é fundamental pra você ter um bom resultado e evita que surjam problemas depois.
Comece observando como está a parede. Veja se ela está suja, se tem mofo, se há tinta descascando, se está esfarelando e se tem trincas ou buracos.

Preparos

Mesmo que a parede esteja ótima (sem sujeira, sem manchas, sem trincas, sem buracos, sem tinta esfarelando), há uma forma básica de preparar a parede para pintura: lavar e secar e depois lixar a parede (lixa para ferro nº36) e retirar o pó com vassoura de pelo e pano úmido.
o pintor deve lavar e secar e deve lixar a parede também, antes de pintar. Isso é básico. Do contrário, a tinta pode descascar depois.

  • Se a parede tiver manchas ou graxa, deve ser lavada com água e sabão neutro.
  • Se a parede tiver mofo, lave com água sanitária e deixe agir por uma hora, antes de enxaguar. Aguarde a secagem.
  • Se tiver tinta descascando, se tinha textura, adesivos ou papel de parede, o pintor deve lixar a parede ou raspar com a espátula, se estiver muito irregular.
  • Se a parede estiver esfarelando, vai ser preciso arrancar todo o reboco e fazer tudo de novo.

Massa corrida

buraco_parede

Só depois disso, ele começa a usar massa corrida para corrigir irregularidades e tapar pequenos buracos (como os buracos de prego, por exemplo). Massa PVA é para ambientes internos e a massa acrílica é para ambientes externos ou áreas molhadas (banheiro, cozinha, lavanderia). Se as imperfeições forem muito profundas, aplique antes argamassa para reboco e espere secar antes de usar a massa corrida. E se os buracos forem realmente grandes, a parede deve ser refeita com tijolos.

A massa corrida deve secar e depois o pintor deve aplicar um fundo selador.

E só aí vem a tinta.

Parede nova

Se a parede acabou de ser construída, o reboco precisa secar por 28 dias antes de qualquer preparo para a pintura e recomenda-se usar um selador no reboco, antes de aplicar a massa corrida. Ele serve para preencher superfícies muito porosas porque ele penetra e se expande deixando-a mais uniforme para receber tinta e dá maior rendimento a ela.

Parede de gesso

Você pode usar um fundo reparador antes de fazer uma nova pintura. Ele fixa as partículas soltas e melhora a aderência da tinta.

Tijolo à vista

Para o tijolo ficar aparente, obviamente a parede não recebe reboco, nem massa. Mas ele deve ser impermeabilizado e pode ser pintado depois.

Parede já tem problemas? Tinta não resolve.

rachadura

Se houver rachaduras, mofo ou infiltrações, não pinte. Conserte primeiro. Pintura não resolve esses problemas, só engana por um tempo.

Pintura, você na obra

Pintura, você na obra A pintura inclui os seguintes etapas:  1) proteção do ambiente...