Causa mais comum:

A instalação elétrica da sua casa não deve ter o fio terra, pelo menos no ramal que chega até a geladeira. Assim como outros aparelhos elétricos, a geladeira pode acumular eletricidade estática na sua superfície e pode dar choque se alguém encostar em uma parte metálica. Se tivesse fio terra, essa eletricidade estática teria sido retirada por ele. Isso vale pra geladeira e pra qualquer aparelho.

Também pode ser:

que o cabo que liga a geladeira à tomada esteja rompido e desencapado. Aí o fio entra em contato com alguma parte metálica da geladeira e dá choque em quem encosta. Pior ainda se na mesma tomada tiver outros fios ligados por alguma gambiarra ou extensão.

choque na geladeira

Como você poderia ter evitado:

Conferindo se o havia o fio verde e amarelo (ou uma das duas cores) na instalação elétrica. Essa é a cor recomendada para o fio terra, para facilitar a identificação. Poderia também ter checado (e ainda pode) se o cabo da geladeira está íntegro ou deveria não ter ligado muitos aparelhos na mesma tomada. Gambiarra nem pensar. Eletricidade é coisa séria!

Tomei choque na geladeira

Causa mais comum: A instalação elétrica da sua casa não deve ter o fio terra, pelo...