Guias anti-pepinos

 
beiral e platibanda


O que são beiral e platibanda?

Beiral e platibanda são dois recursos para melhorar a qualidade da sua construção, que são executados na obra de telhado. Entenda o que eles são para decidir se prefere usá-los ou não:

Beiral

beiralBeiral é a parte do telhado que ultrapassa a linha parede e evita que a água de chuva caia direto na parede, janela e portas de sua casa. Sem beiral a pintura estraga rápido e a parede pode ficar comprometida por infiltração.

 Platibanda

platibandaA platibanda é um tipo de mureta que fica no alto da casa e serve para esconder o telhado. Normalmente as pessoas usam para esconder o telhado de fibrocimento, aquele tipo de telha cinza e ondulada, que é mais barato que o de cerâmica. Quando usar a platibanda, é necessário usar também calhas e canos pra descida de água. A platibanda também pode ser usada como um recurso estético, para deixar a casa mais geométrica.

Estes guias podem ser úteis para você

50 Comentários em “O que são beiral e platibanda?”

  1. DEISE SILVANA DA SILVA says:

    preciso de planilha de preços mão de obra metros quadrados beiral,paredes e calçadas

    1. Katia says:

      Olá Deise,
      Os preços de mão de obra variam dependendo da localidade. Fazer calçada com 5 a 6 cm de espessura, para passagem de pedestre pode variar de R$18 a R$50 reais dependendo do profissional e da região. O ideal é pedir orçamentos de profissionais próximos a sua casa.

  2. Priscila Pazinato says:

    Olá!
    Adorei a matéria de vocês e tenho algumas dúvidas. Estou terminando uma casa onde a pessoa que iniciou a obra optou por colocar telhas de concreto (brasilit) e deixou a caída do telhado apenas para lateral esquerda e deixando beiral. Agora vamos iniciar as calhas porém queria escondê-las para deixar mais bonito o que posso fazer nesse caso? Outra coisa é que na fachada não foi deixado beiral, somente a platibanda mas que não protege a fachada e estou com medo de surgir infiltrações tem alguma coisa que podemos fazer nesse caso? Não foi feito laje, somente forro de gesso, vocês acham importante colocar uma manta para impermeabilizar o telhado?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Priscila, geralmente coloca-se esse tipo de telhas sobre lajes. O risco de infiltração direto no forro é grande!Sobre as calhas e beiral,dá pra reformar a lateral e colocar platibanda, mas cuidado com o apoio já que não tem laje. Para não infiltrar no encontro da telha com a platibanda na fachada usa-se uma peça metálica de arremate chamada rufo. Abs

  3. dirce says:

    olá vou fazer uma varanda cuja frente tem formato de 3 lados de um hexagono e coberta apenas com laje e gostaria de fazer o beiral desse lado estilo escadinha, vcs poderiam me orientar como ele é feito?(passo a passo)obrigada.

  4. Carol says:

    Olá!

    Observei que normalmente é colocado a laje e por cima a telha de fibrocimento presa na platibanda!

    Minha casa não terá laje no segundo andar, mas apenas o telhado de fibrocimento, pois a estrutura não suportaria mais uma laje.
    Posso colocar mesmo assim essa platibanda para esconder a telha?

  5. Carol says:

    .. rs continuando a pergunta anterior:

    Se não for indicado essa platibanda, já que não terá laje, ou por haver riscos de infiltraçãonesse caso…tem alguma sujestão para esconder essa telha e ficar um acabamento legal mesmo assim?

  6. Carol says:

    A platibanda pode substituir e servir de beiral?

  7. Carol says:

    … na verdade, como a cobertura da minha casa será de telha de fibrocimento no Segundo andar (e vamos esconder ela embutindo na parede por dentro) estou quebrando a cabeça para saber como faço um beiral bonito, seguro, que proteja a parede de infiltração e dê sombra a janela

  8. Carol says:

    … pensei em fazer a Platibanda, mas minha preocupação é a base dela que é beem pra fora da parede (já que normalmente é feita com a própria laje)…

    Depois, pensei em fazer um beiral de ‘Escadinha de Tijolos’ , com 3 tijolos deitados em formato de escadinha em cima do próprio muro.

    Seráá que dá certo?? pelo amor de Deus, alguém já inventou alguma solução bonita, segura e adequada pra quem só pode fazer cobertura de telha de Fibrocimento?!

    Me ajuda, por favor!

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá Carol,
      A laje é o que segura a platibanda de alvenaria. O que pode ser feito no seu caso é um fechamento leve para esconder o telhado. É tipo essas estruturas que você vê em lojas, os materiais podem ser: Drywall verde (pra chuva), placa cimenticia, estrutura em metalon (barras metálicas) revestidas de lona ou placas. Mas, precisa de um profissional para avaliar como será feita a fixação e o escoamento de água da chuva, pra que não tenha problemas. Abs

  9. Carol says:

    Olá!

    Acredita que seja melhor então deixar toda a telha amostra, e procurar uma dessas opções para escondê-la posteriormente, ao invés de embuti-la por trás das paredes como pensamos em fazer?

    Ps. Acredita que se embutirmos a telha na parede, pode ocorrer infiltração a longo prazo?

    Obg pela ajuda!

    Abs

    Carol

  10. lucas says:

    Gostaria de saber se depois da obra pronta e sem beiral algum, e possível a construção de um beiral platibanda?

    1. Equipe 100pepinos says:

      É possível, mas é preciso avaliar no local se a estrutura existente aguenta a mureta ou se é preciso fazer alguma estrutura auxiliar de apoio.

  11. Odalia says:

    Olá, tenho uma casa de alvenaria, não há laje, o telhado é de telhas de amianto 6mm, e o forro é de pvc.
    Está localizada numa região muito alta, onde há vento muito forte. Tenho medo no caso de um vendaval levantar o telhado e gostaria de reforçá-lo.
    Minha dúvida é: posso utilizar a platibanda de alvenaria para proteger o beiral da casa, onde costumeiramente inicia o destelhamento. É possível? Será eficiente?

  12. Rossana says:

    Eu queria saber qual a medida certa pra fazer uma platibanda encima de un sobrado q ele sirva só pra tampar a calha e o modelo do teto ficasse visível … telha de ceramica

    1. Equipe 100pepinos says:

      Rossana, não existe medida certa, depende do tamanho da calha, do telhado, do visual que se quer. O ideal é um profissional fazer o projeto pra vc.

  13. Muito boas suas informações sobre beiral e platibanda.

    Agora podemos dizer que sabemos do que se tratam esses dois termos, muitos interessantes, da construção.

    1. Equipe 100pepinos says:

      🙂

  14. Mariluce says:

    Gostaria de colocar calhas no telhado de duas águas, sendo que a parte da fte de casa não tem laje, beiral de 0,70 cm, telha francesa. Fds beiral de 1,00, telhado com laje. O que me sugere? a foto daquele com as correntes eu gostei.Obrigada.

  15. Liliane says:

    Estou em dúvida se faço com telhado a mostra(telha de barro), ou se faço com platibanda, pois me parecece que a platibanda pode ter infiltração. E caso eu opte por platibanda, só posso fazer se for usar laje(acho muito caro fazer laje)? Obs. A região onde pretendo construir é muito quente.

    1. Equipe 100pepinos says:

      Olá, geralmente a platibanda é feita sobre a laje que precisa ser impermeabilizada e ter um bom sistema de calhas para evitar infiltração. As telhas de barro com beiral jogam a água direto pra fora, pode dar vazamento nas frestas das telhas quando quebradas ou mal encaixadas. Abs

  16. tania says:

    adorei a matéria, se não fosse vocês jamais saberia minha casa tinha era platibanda. Então minha dúvida é que: A platibanda pode ser feita em parede comum, tipo sem ser casa que não é para laje, ou necessariamente esse tipo somente é feito em sustentação para para casa de laje?
    A minha casa tem, só que minha casa não é de laje, e sim de telha, então há possibilidade desta conter colunas??

    1. Equipe 100pepinos says:

      É possível. A sua deve ser continuação da parede e deve ter vigas e pilares para sustentação.

  17. Valéria says:

    Pode fazer paltibanda em uma casa sem laje?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Sem laje para apoiar a platibanda você fará uma extensão da altura da parede para esconder o telhado. Atenção com a estrutura (viga) pra parede ficar firme.

  18. Elisama says:

    Boa noite, minha casa é 4 águas e c laje, gostaria de fazer 2 águas, como ficaria a lateral do beirado da casa? Teria q fechar c tijolos? Eles ficariam recuados como se fosse extensão da parede ou fecharia até em cima como uma parede cega?

  19. Leonardo Gomes says:

    Bom dia! Eu gostaria de saber como eu faço com a caixa d’água, pois a minha casa está quase pronta para a laje. Depois que a laje for concluída eu preparo a platibanda. A minha dúvida é essa aonde eu coloco a caixa d’agua?

    1. Equipe 100pepinos says:

      Em um ponto alto acima da laje. Lembre-se também antes de concluir a laje de deixar os furos para a passagem de tubulação.

  20. wilson says:

    E preciso pintar a parte de dentro da pratibanda, ou somente o rufo evita a infiltracao na parede?

  21. Celeusa says:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quantos centimetros deve ser a calçada de uma casa com a platibanda de 0,80.

  22. Bruna says:

    Olá. …em minha casa foi feito as vigas inveridas e agora queria fszer alguma coisa pra esconder essas vigas qie ficaram aparecendo no beiral. Tem algum método que posso utilizar?

  23. ANA PAULA says:

    OI, MINHA CASA ESTA EM CONSTRUÇÃO E JA FOI FEITO O TELHADO COM TELHA ETERNIT 3.66, MAIS NAO GOSTEI PELA ESTETICA, SERIA POSSIVEL FAZER UM PLATIBANDA PARA ESCONDE-LA?

  24. quiteria Maria says:

    Optei por fazer a casa de laje por achar mais barato que telhado de cerâmica (custo de madeira e mão de obra especializada) e com o aproveitar o espaço de cima para um terraço impermeabilizado, e com cerâmica.A minha duvida é se colocar canos para fora, vários , por todos os lados , tenho risco de infiltração?. E esa fórmula que core na NET de colocar cola branca no concreto da laje funcional mesmo como impermealização.

  25. Bom dia estou com uma dúvida acabei a minha casa e ficou o beiral para dois lado da casa 1 com 45 cm e outro com 50 cm fora da viga e fora da parede ou seja só passou os trilhos da laje posso fazer uma platibanda nas respectivas beira e como devo fazer? Obrigado

  26. Evelin says:

    Olá, tenho casa com platibanda. Desejo fazer uma varanda externa lateral descendo telhado com 1 àgua.Posso apoiar a estrutura de madeira, dessa varanda, no platibanda?

  27. carlos silva says:

    quero fazer uma platibanda sobre a laje e deixar um beiral de 30cm pra dar um acabamento com telhas portuguesas somente em cima do beiral qual a altura ideal pra platibanda 20cm,30cm ou 40cm? essas são as medidas que tenho em mente.

  28. Eric Cordeiro says:

    Boa tarde pessoal.

    Muitas vezes nos deparamos com situações em obra que não conseguimos resolver, pois o suporte técnico costuma ser o próprio pedreiro.
    Só que esquecemos as vezes, que o pedreiro apenas executa , e não esta apito a solucionar problemas estruturais, pois como eu disse, sua experiencia é apenas no processo construtivo.
    Contratar um engenheiro ou arquiteto ?
    Porem a maioria diz que é um trabalho caro, mas nunca procuraram um auxilio para saber se realmente é caro.
    Portanto, para construir com segurança, contate sempre um engenheiro.

    Eric Cordeiro
    (11) 94002-1979

  29. LuísGuilherme says:

    Quando eu coloco uma parede para esconder o telhado ( sendo ele de telha cerâmica )em uma fachada somente com fins estéticos ele também é chamado de platibanda

  30. Cassio says:

    Olá, se puder ajudar agradeço. Vou fazer uma casa e o arquiteto sugeriu platibanda com telhado embutido e calha tb embutida e passado no centro do imovel. Dessa forma a chance de vir a ter infiltracao na laje no futuro é grande? Ou seria melhor fazer duas quedas de agua e colocar calhas na frente e na parte de trás da casa? Tb nao sei se seria necessario calhas nas laterais da platibanda, o arquiteto disse que nao mas fico con medo de acumular agua na parede que vai esconder a telha.

  31. Fabricio Nardelli says:

    Olá! Tenho uma casa com telhado aparente e com telhas de cerâmica, e estou com a ideia de mudar o telhado e fazer embutido com platibanda, gostaria de saber se posso e como fazer as marquises para proteger as janelas já que são feitas junto com a laje e minha laje já está feita.

  32. Dioney says:

    Gostei dos esclarecimento
    Tirou minhas duvidas sem enrolaçao

    1. Equipe 100pepinos says:

      Ficamos felizes 🙂

  33. Ivete says:

    Olá…minha casa é tipo caixote mas não tem platibanda dessa forma molhando as paredes e portas e janelas….sendo assim como faço para colocar platibandas?existe a possibilidade?

  34. Angelita Rodrigues da Silva Sanches says:

    Bom dia estou querendo cobrir minha casa com telha de colonial, e estou em duvida se posso retirar o beiral, se eu tirar isso trara algum problema na estrutuda ?

  35. Gisele says:

    Estou colocando a laje na minha casa,e vou colocar telhado queria fazer a platibanda para mais esconder a calha e dar um acabamento legal, quantos cm de altura a murada tem q ter?

  36. Carlos says:

    O que está se classificando como Platibanda na matéria, tecnicamente é um beiral com fechamento. Platibanda é a extensão da parede de apoia sobre a laje na mesma linha de prumo da parede de apoio.

    Beiral é a projeção da laje de cobertura em relação a linha de prumo da parede de apoio, como mostra a segunda foto. O beiral podem ter um fechamento na extremidade com uma viga/mureta parede ou não.

  37. Carlos says:

    O que está se classificando como Platibanda na matéria, tecnicamente é um beiral com fechamento. Platibanda é a extensão da parede de apoio sobre a laje na mesma linha de prumo da parede de apoio.

    Beiral é a projeção da laje de cobertura em relação a linha de prumo da parede de apoio, como mostra a segunda foto. O beiral podem ter um fechamento na extremidade com uma viga/mureta parede ou não.

  38. Yandra Rodrigues says:

    Olá tem como fazer a platibanda, sendo que a casa não sera de laje?

  39. maria says:

    boa tarde . minha casa é de forro pvc e telhado com beiral normal. Gostaria de mudar o telhado e fazer embutido platibanda. tem como fazer uma lage somente no beiral!

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

Your email address will not be published. Required fields are marked *

×

Login