Tem muitas perguntas chegando pra gente sobre como fazer uma casa sem pepinos. Se você não recebeu resposta dá sua, muita calma! Somos uma equipe pequena e estamos pensando em outras formas de atender a todos.

Enquanto isso, criamos um grupo no facebook porque vamos adorar que todos possam se ajudar, contando suas experiências e dividindo anseios, dúvidas e soluções. Entra lá!

E  vamos postar algumas das respostas que podem interessar a todos por aqui. Essas sobre ar foram respondidas pelo Ricardo Marcelo Cerri da CERRTEC -Campinas,  ar.cerrtec@hotmail.com.

1. É possível passar a tubulação do ar condicionado embaixo do piso pra evitar de ter que furar a viga no teto? Quais as vantagens e desvantagens desta situação?

Pode ser feito pelo piso, na verdade a tubulação de “cobre” tanto pode ir por cima como por baixo, desde que devidamente isolada pela tubulação de poliuretano. A desvantagem é que se houver qualquer problema na tubulação precisa quebrar o piso para acessar e consertar.

2. É possível jogar a saída do dreno pelo ralo do banheiro ou da cozinha?

Se não houver uma saída exclusiva para o dreno, ele pode ser colocado em qualquer ralo “sifonado” que não retorne cheiro de esgoto, pode ser cozinha ou banheiro. Muito importante que esse DRENO, na tubulação, “não tenha” nunca subidas e decidas, formando um sifão, ele tem que ser todo em queda pelas paredes e no piso deve ser plano com leve queda de no mínimo 1 (um) centímetro.

3.O ar condicionado já vem com gás suficiente de fábrica? Ou precisa dar mais uma carga na hora de instalar?

Normalmente o gás já vem no aparelho suficiente para até 8 metros de tubulação em média, o que não impede de na fabricação haver ocorrido uma deficiência na carga de gás, o que deverá ser medido pelo técnico na instalação.

4.A condensadora de ar fica do lado de fora exposta a chuva, tem algum problema?

Não, os aparelhos condensadores são fabricados para uso em áreas externas, expostos ao sol e a chuva.

5.Quero instalar um ar, preciso de um técnico credenciado?

Um técnico credenciado dá a segurança que sabe trabalhar com determinada marca de aparelho. Mas, o mais importante e ter formação e experiência.

6.A unidade condensadora costuma “andar” ou precisa fixar na laje?

O aparelho deve ser instalado fixo em suporte quando elevado. No caso de lajes ou pisos, instalar um pé de borracha tipo ventosa ou anti vibração e ruído do tipo para compressores de ar.

7.Comprei um ar split o técnico veio instalar e falou que veio com excesso de gás e retirou, agora não funciona bem? Isso está correto?

Não se retira gás do sistema do condensador, o que vem é o correto para funcionamento, as vezes é preciso acrescentar gás quando a linha é muito extensa, um “TÉCNICO” deve saber disso. Sempre procure um  profissional com referencia e formação.

Boa instalação 🙂

Meu aparelho de ar condicionado vive dando problema!

Causa mais comum: Instalação errada. Possivelmente o técnico ligou  direto...