Guias anti-pepinos

 

Veja seis atitudes que evitam desperdício na obra

Planejamento e organização são essenciais durante uma reforma. Veja nossa matéria completa no ZAP Existem obras em que uma parcela…

1327 visualizações

Planejamento e organização são essenciais durante uma reforma. Veja nossa matéria completa no ZAP

Existem obras em que uma parcela mínima de materiais é jogada fora. Reduzir o desperdício melhora o prazo de execução e diminui o custo das obras. Quanto menor o desperdício, menores os resíduos de construção como papelão, metais, madeira, gesso, plástico, restos de concreto e cimento.

Algumas atitudes são positivas para evitar o desperdício:

1. Não deixe resto de obra

dica_cuidadoantesdederrubarparedes

A atitude é o primeiro passo. Muita gente vê a obra toda bagunçada e deixa pra lá. Ou acha que não tem nada a ver com isso. Exigir uma obra organizada e limpa é seu direito e evita dor de cabeça.

2.Planeje a obra

Providenciar projetos de arquitetura e projetos complementares (estrutural, hidráulica, elétrica) bem elaborados é o segundo passo. Com eles é possível calcular corretamente a quantidade de materiais e comprar somente o necessário e no momento certo de uso.

3.Mantenha a organização

O local onde se armazenam os materiais que serão utilizados (cimento, ferro, madeira e as ferramentas) é chamado canteiro de obra. Tudo bem que em pequenas reformas esse lugar vai ser um canto da casa coberto, uma varanda ou uma garagem.Não importa se é a construção de um prédio ou a reforma de uma casa: organizar e armazenar corretamente os materiais é muito importante.

4.Escolha materiais adequados

Escolher o material adequado para o seu tipo de obra e uso é muito importante. Você pode fazer o telhado ruir se usar uma madeira de baixa qualidade. Fique de olho na qualidade. Nem sempre o material mais barato deixa a obra – como um todo – mais barata. Prefira os materiais certificados.

Além disso, você pode usar materiais sustentáveis. Alguns materiais podem custar um pouco mais caro no começo, mas farão você economizar dinheiro depois.Você também pode procurar por materiais usados e de demolição para usar em sua obra.

5.Fique atento a boa execução da obra

dica_cuidadoantesdederrubarparedes

Outra coisa importante é estar atento a supervisão da execução da obra, monitorando se o uso dos materiais está correto.É preciso planejar bem a reforma, prestar bastante atenção aos detalhes e contratar bons profissionais para construção.Lembre-se que refazer coisas malfeitas gera muito desperdício.

6. Mantenha a ideia inicial

MOMENTO_ELETRICA_01

Tenha certeza do que quer fazer antes de iniciar a obra. Mudar de ideia no meio do caminho leva a ter que desfazer partes já prontas

2 Comentários em “Veja seis atitudes que evitam desperdício na obra”

  1. Alesandra Santos disse:

    Gente , muito bom esse site. Pena que ñ conheçia antes de fazer uma reforma no meu apartamento. Só tive pepinos com . Paguei adiantato, ele ainda deixou o ajudante trabalhando sozinho , que deixou o banheiro inacabado. O novo pedreiro depois do banheiro pronto, descobrimos , que a encanaçao tava errada, alagando os apartamentos de baixo. Só horror. Resumo tive que quebrar o quase tudo. Descobrir como é importante ter gente que sabe trabalhar. Que quem trabalha com mão de obra e ler isso, que fique essa mensagenm( se não sabe fazer , não pegue p/ fazer!) bombeiros eletricistas e pedreiros respeitem mais o dinheiro dos outros. Voçês não acham que estou no meu direito de exigir parte do meu dinheiro de volta? Agora a questao é o arcondicionado, e o chuveiro. por isso procurei dicas aqui. Quando luga o chuveiro no quente o disjuntor cai, . Qual será o problema? Será necessario um disjutor só p/ o chuveiro. Mas com a instalaçao antiga isso ñ aconteçia. E o arcondicionado, qual o mais indicado p/ apartamento já tem espaço p/ o aparelho , por ser prédio antigo, devo ter um
    Disjuntor tbm só p/ o Ar condicionado? Preciso ver isso com o sindíco ou um eletricista com conheçimento resolve? Preciso de ajuda, se puder me indicar um profissionl sério agradeço. Moro no Rio de janeiro zona sul.
    Espero que dé tudo certo. Obrigada a todos que colaboram com esse Site.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Alesandra, concordamos com você e por isso, criamos esse site! Sobre o chuveiro aqui tem uma explicação: http://100pepinos.com.br/disjuntor-desarma/. Para o ar precisa de um disjuntor separado o técnico em ar condicionado pode te orientar sobre como preparar o local para a instalação. Como tá difícil de responder todas as perguntas por aqui criamos um grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts.Entra lá!

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login