Juntamos essas dicas práFcas, sem tecnês, nem enrolação para solucionar os
problemas quearecem na casa ou acontecem durante a obra. Direto ao ponto!
O melhor a fazer com a tinta que sobrou da pintura é aproveitá-la imediatamente em outro local. Se você não vai usar, veja se nenhum amigo se interessa ou doe para alguma organização social. Se você ainda não começou a obra, aproveite essa dica pra lembrar a importância de calcular bem a quantidade de tinta pra evitar desperdícios.
Se a tinta for à base de água (acrílica ou látex), limpe bem a volta da tampa e as bordas da lata com um pano úmido ou papel toalha úmido. Cubra a boca da lata com um filme plástico e tampe. Verifique se ficou bem fechada, se não ela perde a consistência e o poder adesivo. Se a tinta que sobrou for à base de óleo (esmalte), além de limpar bem as bordas, coloque um papel encerado sobre a tinta, antes de fechar a lata. Isso é importante porque as tintas a oléo criam uma película na superfície e o papel encerado absorve essa película.Use dentro do prazo de validade.
Se a tinta não foi utilizada imediatamente, se você deixou passar o prazo de validade ou se não guardou corretamente e agora você vai jogar fora, cuide desse descarte. Resto de tinta não pode ser jogado no lixo, nem no esgoto e muito menos na galeria de águas pluviais. Não jogue no tanque, no ralo nem no bueiro. A tinta vai contaminar o solo, o lençol freático e os oceanos. Você não quer ser responsável por isso, né? Verifique na prefeitura da sua cidade quais são as empresas autorizadas a fazer esse tipo de coleta, contate as empresas e cheque com elas se realmente as sobras de tinta vão para aterros especiais. Em São Paulo, há uma lei municipal (15.210) que determina que os fabricantes e comerciantes de tintas, vernizes e solventes são responsáveis por coletar esse resíduo (seja do consumidor que usa na casa, seja da indústria que consome em sua produção) e reutilizar ou reciclar essas sobras. Pergunte se há algum assim na sua cidade.
Latas vazias devem ser encaminhadas para um local de reciclagem (área de transbordo ou triagem), como uma cooperativa de catadores de material reciclável ou empresas de sucatas. As latas feitas em aço e são totalmente recicláveis. Também se recomenda furar as latas para evitar reuso e contaminação e esperar que o resto de tinta que fica na embalagem seque, antes de enviar para a reciclagem.
Retire o excesso de tinta com um papel ou jornal e lave as ferramentas com água ou solvente (tem que ser o mesmo diluente que você usou na tinta). O melhor é enviar esse resíduo para recuperação ou incineração. Se não conseguir, descarte no tanque, para que esse resíduo vá para a rede de esgoto, evitando impacto direto nos rios e córregos. Se for solvente, despeje a água da lavagem em um recipiente com um pouco de areia e depois que secar descarte essa areia no lixo comum. Essa é a orientação da Associação dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) e da SABESP, em São Paulo.
Posso utilizar uma tinta (nova na embalagem) porém com a data de validade vencida? Obrigado.
Não é recomendado usar materiais vencidos.
tem como mudar a cor do esmalte sintetico? diluindo com uma especie de bisnaga pro esmalte? me ajuda se puder