Guias anti-pepinos

 
tinta não resolve


Tinta não resolve rachadura e infiltração

Se a intenção é pintar pra resolver rachadura ou manchas de infiltração e vazamento, melhor mudar de ideia. Conserte primeiro.Tinta não resolve esses problemas. E você pode ficar com a falsa ideia de que deu tudo certo, de que gambiarra vale a pena e de que você foi ótimo no disfarce. Mas preste atenção ao que deve ser feito antes de pintar:

Trincas

Se a parede tiver trincas, observe se elas são inclinadas (na diagonal): essas indicam problemas na estrutura, que pode estar cedendo por algum problema na fundação. Chame um engenheiro ou a Defesa Civil da sua cidade para avaliar. Se as trincas forem estreitas e estiverem na vertical ou na horizontal, é preciso observar se elas vão ficando mais abertas com o passar dos dias. Pode ser que elas tenham surgido no encontro de tipos diferentes de material que compõem as paredes (concreto das vigas e pilares, blocos de cerâmica ou cimento, madeira, etc). Se forem simples, o pintor vai usar preenchê-las com massa corrida e depois pintar.

Vazamento e infiltração

Se a parede tiver vazamentos e infiltrações, chame o encanador para fazer o conserto e só depois disso o pintor vai poder entrar em ação. Será preciso localizar onde tem água na parede, abrir para achar a origem, ver se ela não comprometeu a estrutura e consertar antes de fechar e fazer todo o procedimento com a parede.

Estes guias podem ser úteis para você

19 Comentários em “Tinta não resolve rachadura e infiltração”

  1. Livia Lopes disse:

    Olá, estou com um problema na minha casa de infiltração na parede do meu quarto. Meu vizinho construiu a casa dele bem próxima a minha, fica uns 3 dedos de distância só e acredito que seja por conta da água da chuva que minha parede infiltra. Como posso resolver isso? Obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Livia ! O ideal é saber a origem da infiltração, pelo que parece a parede do vizinho criou uma área para a água acumular e teria que fazer um sistema de drenagem da água e para melhorar o estrago já feito e evitar novas infiltrações é remover todo o reboco da área afetada para impermeabilizar! Existem vários tipos de impermeabilização como a cristalização da parede (tipo de impermeabilizante que reage com água e forma cristais na parede aplicado por empresas especializadas) e a argamassa polimérica (aplicado como uma tinta direto no tijolo depois de remover todo o reboco pelo pedreiro).Seria interessante levar um profissional ao local para avaliar o problema e recomendar a melhor solução. Boa sorte!

  2. Antonio Carlos Correia disse:

    A minha parede do quarto está com muita infiltração quando chove, já está toda mofada e a água chega a escorrer pela parede, essa infiltração é causada pela parede da casa da vizinha que já foi cientificada do problema que a casa dela está causando à minha e não faz nada, pergunto: O que devo fazer e aonde devo denunciar esse problema para vizinha reparar o dano que a parede da casa dela está causando à parede do quarto da minha casa? Eu estou querendo com isso evitar o pior, como por exemplo um desabamento com vítimas, o que é muito pior!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Antônio. Quando o problema é de segurança, envolvendo riscos chame rápido a Defesa Civil, que vai avaliar e te orientar a até desocupar o imóvel se for preciso. Para resolver a situação vá até a prefeitura, com as fotos e descrição do problema e eles te orientarão a ter o laudo de um profissional para notificar o vizinho do conserto. Muito cuidado, se o problema é grave não espere!

  3. Claudinei Rangel Alves disse:

    Ola Bom dia. Tenho um problema serio de infiltração na minha casa que vem do solo subindo pelas paredes. A Empresa que a construiu não fez a impermeabilizaçào das fundações e do solo. A casa é toda em porcelanato, e pelo que pude levantar para se resolver o problema precisa-se retirar todos o piso e descascar as paredes para fazer o trabalho de impermeabilização. Isso é correto? será que resolveria? a casa tem 200 Metros Quadrados. Agradeço se puderem me dar um norte.

    Obrigado.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Claudinei, uma pena você ter esse problema e é muito sério, se não houve impermeabilização na fundação a água pode corroer a armadura e até causar problemas estruturais. Fique atento e chame um técnico para avaliar no local, a solução pode variar muito. Algumas técnicas que conhecemos: retirar todo o reboco da base das paredes e cavar para acessar a fundação para impermeabilizar tudo, estraga boa parte do piso e se puder fazer um sistema de drenagem da água do solo melhor ainda. Existem outros tratamentos paliativos como a cristalização da parede feito por empresas especializadas (tipo de impermeabilizante que reage com água e forma cristais na parede) e a argamassa polimérica (aplicado como uma tinta direto no tijolo depois de remover todo o reboco). Boa sorte.

  4. Helton Pereira disse:

    Boa noite. O reboco das paredes externas da minha casa estão esfarelando, caindo,a tinta soltando consequentemente. Parece um salitro… tá muito feio… o q devo fazer para acabar com isso? A massa do reboco ta caindo… Todo mundo fala que é umidade mais ninguém sabe como resolver, peço a ajuda de vcs… Quero minha casa linda de volta. Abraços e fico no aguardo.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Helton, o esfarelamento do reboco conhecido como salitre, se deve a reação dos sais da (areia/reboco) em contato com a umidade, que pode vir do subsolo, da água de chuva, de paredes encostadas no terreno, de calhas, etc. Tem que chamar um profissional para identificar a origem e só depois de eliminar o problema refazer o reboco. Uma opção para consultar é usar materiais de reboco que não usam cal, areia e cimento na sua composição como o Térmico Celulósico que promete não esfarelar mesmo com a umidade. Ou revestir a parede de materiais porosos que permitem respirar como pedras. Boa sorte!

  5. Fabiana disse:

    Olá! Moro em um apartamento, e meu vizinho está reclamando que apresenta infiltração na parede da sala dele (que é colada na minha sala e varanda). Ele acha que a infiltração está vindo de um vasinho de planta que tenho na varanda. Mas o piso e parede estão bons, bem rebocados. É possível mesmo que o vasinho de planta esteja causando isso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Fabiana, parece difícil, mas precisa fazer uma avaliação no local para saber a causa da infiltração.

  6. Sonia barsocchi disse:

    Passei massa corrida em parede externa e agora noto que em alguns lugares existem manchas de umidade, da chuva. O que fazer antes de pintar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Para área externa foi usado massa acrílica? Precisa ver também se a superfície ficou porosa e ai a superfície absorve água. Refazer a parte com manchas depois da pintura.

  7. Maria Cruz disse:

    Comprei uma casa e ao lado tem um outro condomínio que o parque esta com a areia encostado ate a metade da parede da minha sala e está com umas manchas horríveis e tem infiltração…..a construtora quer passar só tinta impermeabilizante isso vai resolver meu problema.aguardo retorno obg

  8. oi estou com problemao infelizmente moro embaixo de um idiota q se recusa a consertar o vazamento do banheiro dele que molha o meu banheiro o teto e uma parede do meu quarto nao sei mais oq faço e muita agua coloco ate um balde para aparar um pouco da agua ja faz tres anos q peço para ele mais nao adianta ele nao ta nem ai o q eu faço estou desesperada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Emanuela, existe o direito de vizinhança e o vizinho não pode danificar sua moradia, já que ele não quer resolver amigavelmente… sugerimos que procure o Juízado de Pequenas Causas para resolver a questão.

  9. Sonia Maria Dias Duarte disse:

    fiz a escada na parede d0 quarto da vizinha e quando chove molha a parede por dentro do quarto o que devo fazer

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Precisa verificar como a água está entrando para resolver o problema. Consulte um profissional.

  10. Kévoni disse:

    Boa tarde. Estou com alguns mofos nas paredes do meu quarto. Na verdade nos 4 cantos. Essa infiltração acontece quando chove. Um técnico veio aqui e avaliou e disse que se eu comprar uma tinta óleo muito boa resolve o problema.
    Isso é verdade?
    Preciso ver isso o mais rápido possível ,meu bebê nasce daqui 2 meses e quero mudar as mobílias do quarto.
    Obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Kévoni, a tinta óleo esconde o mofo temporariamente. O correto é descobrir o motivo do mofo e solucionar antes de fazer uma nova pintura.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login