Guias anti-pepinos

 

Reforma de quarto de casal

A internet e as revistas estão cheias de quartos de casal lindos pra gente ver, suspirar e se inspirar. E…

4547 visualizações

A internet e as revistas estão cheias de quartos de casal lindos pra gente ver, suspirar e se inspirar. E sonhamos em ter  um ambiente aconchegante, confortável  e com  o nosso estilo! Preparamos algumas dicas a que você deve ficar  atento se quiser ter o quarto dos seus sonhos!quarto casal

Antes de tudo, veja como está o quarto. Ele já tem piso?  A pintura está boa? A instalação elétrica atende as suas necessidades? Tem número suficiente de tomadas?

Depois, pense nos móveis e objetos que você quer ter no quarto e veja se eles cabem, antes de comprar. Agora vamos aos cuidados que você precisará ter com a reforma e que profissionais irá precisar para cada tipo de obra.

ISSO GARANTE UM QUARTO DOS SONHOS:

Energia elétrica: verifique se as instalações elétricas e a iluminação estão funcionando.

Iluminação natural: o quarto deve receber pelo menos 2 horas de sol por dia. uma janela bem posicionada garante iluminação e ventilação!

Instalação de TV: lembre-se que precisará de ponto de antena e de tomada. Escolha se a  fiação fica embutida na parede, se você vai criar um painel de marcenaria para esconder os fios ou se eles ficarão aparentes, mesmo

Tomadas e interruptores: Atenção à localização dos interruptores e tomadas. Veja se a cama ou os armários não ficarão na frente de nenhuma tomada ou interruptor. Isso deve ser levado em conta na hora de escolher os móveis. Se for instalar novos, coloque nas laterais da cama, para ligar um abajur, por exemplo, mas não atrás da cabeceira ou dos armários!

Iluminação: Geralmente o quarto é iluminado por um ponto de luz central no teto. Se você puder, instale uma luminária de luz indireta (aquela que rebate a luz para o teto),porque isso aumenta o conforto, evitando que a luz direta ofusque a visão quando você estiver deitado na cama

Mais luz no quarto:Se você quiser colocar outras luminárias no teto ou pendentes, lembre de deixar os pontos durante a obra ou instale um forro de gesso para fazer a nova distribuição. Pode deixar um ponto de abajur.

Iluminação no espelho: dê preferência para lâmpadas amarelas, principalmente no espelho que for fazer maquiagem para garantir fidelidade das cores.

Cor e aconchego nas paredes: pintura renova o quarto e custa pouco! Tons neutros e suaves, como cinzas e beges, ajudam no descanso. Saiba mais no guia pintura de 100pepinos. Você pode usar papel de parede a instalação não faz sujeira, mas o cheiro da cola é forte. Programe para não dormir no quarto neste dia!

Armários: Portas de correr economizam espaço e portas de abrir precisam de maior área de circulação.

Altura do guarda roupa: meça o pé direito ( altura do chão ao teto) e opte por guarda-roupas que vão até o teto, assim você aproveita melhor o espaço e facilita a limpeza do quarto, pra não ficar um vão que acumula poeira.

O melhor piso: qualquer tipo de piso vai bem no quarto. Carpete, laminado, vinílico, cerâmica ou porcelanato são os mais usados. A escolha fica de acordo com a sua preferência. Saiba mais no guia de piso

ISSO GARANTE QUE SEU MÓVEL CAIBA NO QUARTO DOS SONHOS:

Medir, medir e medir de novo para garantir espaço suficiente.

CAMA CASAL

Tamanho da cama: Com o passar dos anos os quartos ficaram menores e os colchões maiores. Os mais usados são: casal (1,38×1,88m) Queen Size (1,58×1,98m) e King Size (1,85×1,98m)

Altura do colchão: Colchões de espuma podem variar entre 12 e 25 cm de espessura, dependendo da densidade. E os de mola ficam entre 20 e 40 centímetros. Fique atento e some a altura da cama ou base do box antes de comprar o colchão ou a cama,para ver se não vai ficar muito alto para usar.E um colchão firme que sustente o corpo e de tamanho adequado para o ambiente. Se optar por um modelo de espuma consulte a tabela de adequação de peso e altura.

Medidas: saiba a medida de todos os móveis: cômoda, penteadeira, cama, sapateira, criado mudo, guarda roupa e espelhos. Planeje bem a disposição deles para aproveitar melhor o espaço. Não se esqueça de deixar um espaço entre a cama e a parede para poder circular. O mínimo recomendado é 60 cm de cada lado e á frente da cama

Cabeceira da cama: ela ocupa espaço! As tipo feitas com painel em MDF tem espessura mínima de 2cm, e as que vem prontas na cama tem de 5 a 8cm. Considere essa medida também.

Guarda roupa: eles costumam ter de 60 a 65 cm de profundidade.  Reserve um espaço para ele. E se houver pouco espaço para abrir as portas, melhor um guarda-roupa com portas de correr.
Suíte: em suítes a abertura da porta do quarto para o banheiro faz perder espaço para colocar os móveis. Planeje bem o layout do ambiente.

Montagem dos móveis: Veja se a loja em que comprou tem serviço de montagem. Se você mesmo tiver que montar, veja se tem as ferramentas certas e avalie se é fácil ou se é melhor chamar um montador. Quando for receber os móveis,  verifique se todas as peças foram entregues e se não há defeitos.

ALERTA PEPINO!

Quebrar ou rasgar paredes sem verificar se são estruturais ou se tem pilares

Comprar os móveis antes de verificar as dimensões do quarto

Começar a obra sem saber ao certo o que você vai fazer

Mudar de ideia durante a obra

Não testar as instalações e não saber onde estão tomadas e interruptores

Não verificar o estado de conservação de piso, parede e teto

A MÃO DE OBRA CERTA PARA REFORMAR O QUARTO

Para fazer piso, você precisará de um  pedreiro instalador; para a pintura, o pintor. Se for fazer gesso, deixe o serviço para o gesseiro. Para rede elétrica, tomadas e iluminação, chame um eletricista. Para os móveis, as lojas costumam disponibilizar instaladores. Pergunte! Se optar por móveis planejados escolha um bom marceneiro.  E é comum precisar de um retoque na pintura após a instalação dos móveis. Combine com seu pintor!

Claro que, se você puder, contrate um arquiteto para planejar e gerir essa reforma. Você terá uma boa assessoria técnica e o risco de pepinos diminui. Mas mesmo assim não deixe de controlar sua obra: consulte nossos guias anti-pepinos.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login