Quantos pontos de luz são necessários para iluminar um ambiente?

A quantidade de pontos de luz artificial está principalmente relacionada à área do cômodo. Quanto maior, mais iluminação será preciso colocar.

Veja alguns parâmetros mínimos:

  • cada cômodo deve ter pelo menos um ponto de luz no teto, com um interruptor na parede
  • carga de luz: para cômodos de até 6m², iluminação de 100VA; para cada 4m² a mais, coloque mais 60VA. Essa quantidade de luz pode ser em uma única lâmpada ou pode ser a soma de várias (lâmpada no teto, abajour, arandelas na parede, etc)
  • no banheiro: lembre que o ponto de luz deve ficar a pelo menos 60cm de distância do chuveiro pra evitar choques

Quando o mínimo não é o ideal

Nem sempre ter o mínimo de iluminação artificial recomendado vai deixar você satisfeito. Considere também algumas outras coisas:

  • se a altura do piso ao teto (pé -direito) tiver mais que 3 m, pense em mais pontos, use luminárias maiores (como trilhos, pendentes grandes) ou use arandelas na parede; se for baixa (até 2,5m), cuidado apenas com luminárias pendentes, porque as pessoas podem bater a cabeça
  • se o ambiente for claro e brilhante (piso brilhante, espelhos, móveis com brilho), ele vai sempre parecer mais iluminado. Aí você precisará de menos iluminação artificial.
  • se o ambiente for escuro e opaco, ele tende a concentrar luz e não propagar a claridade. Prefira luminárias com lâmpadas mais potentes.
  • se você vai usar esse cômodo para trabalhar, é melhor que ele seja mais iluminado; se é um quarto, onde você vai dormir, pode usar até uma luz indireta,que joga a iluminação para o teto,para não ofuscar a vista.
  • colocar os pontos de luz muito perto um do outro pode gerar desconforto, enchendo a casa de sombra. Então, nem sempre concentrar tudo no teto pode ser uma boa.
  • prefira usar recursos de iluminação que sejam de manutenção fácil (lembre, você vai precisar trocar as lâmpadas!) e que não esquentem demais algum objeto ou pessoa.

Dica geral: como acertar com pontos de luz:

Instale uma luz central no alto do cômodo. E use outros pontos de luz no teto para destacar alguns objetos (como quadros, uma prateleira de livros, etc) direcionando o foco da luz para eles. e complemente com uma ou outra luminária de mesa ou de chão que criam um ‘cantinho’ agradável dentro da sua casa.

Existe uma norma técnica (NBR ISSO/CIE 8995-1:2013 ) que determina recomendações específicas de iluminação conforme o tipo de ambiente e o tipo de tarefa. Se você quiser saber mais, o engenheiro elétrico, o arquiteto ou o especificador de lojas especializadas em iluminação podem te ajudar. Verifique se os locais e o tipo de lâmpada escolhidos garantem iluminação suficiente e adequada para a atividade que acontecer em cada ambiente.

Related Posts

Postagem anterior

próxima postagem

3 comentários em “Quantos pontos de luz são necessários para iluminar um ambiente?”

  1. Boa noite, estou com uma dúvida.
    Supondo que um cômodo de (3,00 x 6,00) = 18,00 m². Teremos um total de 280Va. qual o critério que usarei pra determinar que esse cômodo terá um ponto, terá dois pontos ou três pontos de iluminação. qual tabela, norma ou regra que se usa para tal expecificação.
    Obrigado;
    Iron Gonçalves de Paula

Os comentários estão encerrado.