Guias anti-pepinos

 
pontos de luz


Quantos pontos de luz são necessários para iluminar um ambiente?

A quantidade de pontos de luz artificial está principalmente relacionada à área do cômodo. Quanto maior, mais iluminação será preciso colocar.

Veja alguns parâmetros mínimos:

  • cada cômodo deve ter pelo menos um ponto de luz no teto, com um interruptor na parede
  • carga de luz: para cômodos de até 6m², iluminação de 100VA; para cada 4m² a mais, coloque mais 60VA. Essa quantidade de luz pode ser em uma única lâmpada ou pode ser a soma de várias (lâmpada no teto, abajour, arandelas na parede, etc)
  • no banheiro: lembre que o ponto de luz deve ficar a pelo menos 60cm de distância do chuveiro pra evitar choques

Quando o mínimo não é o ideal

Nem sempre ter o mínimo de iluminação artificial recomendado vai deixar você satisfeito. Considere também algumas outras coisas:

  • se a altura do piso ao teto (pé -direito) tiver mais que 3 m, pense em mais pontos, use luminárias maiores (como trilhos, pendentes grandes) ou use arandelas na parede; se for baixa (até 2,5m), cuidado apenas com luminárias pendentes, porque as pessoas podem bater a cabeça
  • se o ambiente for claro e brilhante (piso brilhante, espelhos, móveis com brilho), ele vai sempre parecer mais iluminado. Aí você precisará de menos iluminação artificial.
  • se o ambiente for escuro e opaco, ele tende a concentrar luz e não propagar a claridade. Prefira luminárias com lâmpadas mais potentes.
  • se você vai usar esse cômodo para trabalhar, é melhor que ele seja mais iluminado; se é um quarto, onde você vai dormir, pode usar até uma luz indireta,que joga a iluminação para o teto,para não ofuscar a vista.
  • colocar os pontos de luz muito perto um do outro pode gerar desconforto, enchendo a casa de sombra. Então, nem sempre concentrar tudo no teto pode ser uma boa.
  • prefira usar recursos de iluminação que sejam de manutenção fácil (lembre, você vai precisar trocar as lâmpadas!) e que não esquentem demais algum objeto ou pessoa.

Dica geral: como acertar com pontos de luz:

Instale uma luz central no alto do cômodo. E use outros pontos de luz no teto para destacar alguns objetos (como quadros, uma prateleira de livros, etc) direcionando o foco da luz para eles. e complemente com uma ou outra luminária de mesa ou de chão que criam um ‘cantinho’ agradável dentro da sua casa.

Existe uma norma técnica (NBR ISSO/CIE 8995-1:2013 ) que determina recomendações específicas de iluminação conforme o tipo de ambiente e o tipo de tarefa. Se você quiser saber mais, o engenheiro elétrico, o arquiteto ou o especificador de lojas especializadas em iluminação podem te ajudar. Verifique se os locais e o tipo de lâmpada escolhidos garantem iluminação suficiente e adequada para a atividade que acontecer em cada ambiente.

Estes guias podem ser úteis para você

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login