Guias anti-pepinos

 


Saiba mais sobre o piso vinílico

Os revestimentos vinílicos, feitos de PVC, estão cada vez mais parecidos com a madeira, custam mais barato que ela, são rápidos de instalar, fáceis  de limpar e tem bom desempenho térmico e acústico.

O revestimento pode vir em placas, réguas ou mantas. Geralmente , são colados com adesivos específicos, fornecidos pelo fabricante – porém, existem réguas vinílicas de encaixe, conhecidas como ‘macho e fêmea’ ou  como ‘clique’, que dispensam cola na instalação.

Tem boa absorção de som, o que evita o toque-toque que acontece em outros tipos de revestimentos. No calor, não aquecem como os carpetes e, no inverno, são mais aconchegantes que o porcelanato, além de que não empenam e nem dilatam.

A instalação é fácil, rápida e limpa, mas o piso exige uma base livre de imperfeições. O contrapiso, que fica sob o piso, precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. O instalador avalia as condições da base e pode indicar uma eventual correção. Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA.As placas e réguas podem ser instaladas pelo morador, mas é importante que um técnico avalie se a base está boa. A ABNT recomenda que as mantas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.

O piso vinílico tem, ainda, a vantagem de poder ser instalados sobre alguns tipos de pisos, sem precisar de quebra-quebra. Se o piso que já estiver lá for cerâmica ou porcelanato, basta passar primeiro a massa niveladora, para que as imperfeições e juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento flexível. Se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora será usado um primer para melhorar a aderência à base.

No caso de uma base de cimento queimado, muito lisa, a etapa inicial do serviço é picotar o chão para a massa niveladora aderir.

Mas, se o piso existente for de madeira ou  laminado, eles terão que ser retirados, já que, sendo naturais, podem apodrecer e estragar o piso novinho (! ). Se for carpete, também será preciso retirar antes.

Se sua intenção for instalar o piso vinílico em um ambiente em que já tenha sido colocado piso sobre piso,, muito provavelmente não dará pra preservar o piso original. Se quiser voltar a exibir o piso antigo no futuro, opte por réguas vinílicas de encaixe.

O piso vinílico pode ser utilizado em qualquer ambiente interno, mas cuidado: compre o produto para o uso específico. Por exemplo, para o banheiro, existem algumas linhas específicas. E não é recomendado para áreas externas, porque o sol desbota o pigmento.

O piso pode ser lavado, mas não pode ficar submerso na água, exceto os próprios para cozinha e banheiro. A limpeza do dia a dia é feita com  vassoura de pelo ou rodo com pano úmido. E para a faxina pesada, pode-se usar detergente neutro ou cera para dar brilho.

Estes guias podem ser úteis para você

21 Comentários em “Saiba mais sobre o piso vinílico”

  1. Joceane.C.O.Miranda disse:

    Boa noite…estou chateada pq coloquei piso vinilico nos meus quartos e alguns dias depois soltou..isso pq foi colocado por profossional…ficaram de resolver e ate agora nada o que fazer????

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Joceane. Muito chato mesmo!Como a gente contou na matéria a preparação errada da base (contrapiso) que deve estar nivelada, limpa, sem poeira e seca é a principal razão para o piso soltar 🙁 Se você instalou com profissionais tente resolver com um acordo é um direito seu que refaçam o serviço! Mas se não der certo procure o Procon de sua cidade. Boa sorte 🙂

  2. Sobre o piso de vinil q imita madeira, gostaria de saber preço? Onde vende em recifePE

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Alessandra, os preços são bem variados ficam em uma faixa de 50 a 200 reais, depende da durabilidade, tipo de uso e estética (os lançamentos são mais caros!). Procure em lojas especializadas em piso e home centers. Abs

  3. Elaine disse:

    Boa tarde. Gostaria de eu mesma colocar o piso vinílico de 4mm, sistema CLICK, sobre o piso de cerâmica da minha casa. Liguei para a loja e disseram que eu deveria nivelar todo piso, NÃO APENAS OS REJUNTES, mas passar uma massa fina no piso. Venho lendo e achei estranho, se é sistema click não seria apenas no rejunte? Eles informaram também que deveria comprar a cola para colar a primeira fileira. Procede???

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Elaine, você tem razão o piso CLICK pode ser colocado sobre piso de cerâmica ou porcelanato com juntas finas e niveladas e dispensa passar massa em tudo.A não ser que o piso não seja regular ou tenha rejunte muito grosso.Veja também se vai conseguir remover ou substituir o rodapé pois precisa de espaço nos cantos da parede para o piso movimentar e não criar ondas.O piso não precisa de cola para instalação!

  4. Rogerio adriano de lima disse:

    gostaria de saber do preço e onde comprar obrigado e ate mais

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Rogério, o preço do material varia muito tem de R$50/m2 e até de 200/m2 dependendo do fornecedor e tipo de acabamento. Vende em lojas especializadas em piso e em Home Centers de construção.Criamos um grupo no facebook pra compartilhar perguntas e respostas. Entra lá!

  5. Regina Iwanaga disse:

    Por favor gostaria de saber como posso remover o piso de vinílico flexível sem danificar as placas, pois quero colocá-lo em outro cômodo.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Regina, geralmente o piso que se reaproveita é o de encaixe que não usa cola na instalação. Os colados são retirados com lixa grossa e espátula, mas nem sempre ficam em boas condições para ser reaproveitado.

  6. Helenita holanda disse:

    Gostaria muito de colocar em minha casa moro em jacarei nao sei onde comprar por favor me envie por emai onde comprar Jacareí são Paulo obrigada boa noite aguardo um email de um representante

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Helenita, vamos deixar seu pedido em aberto para algum representante entrar em contato.

  7. Graziela disse:

    Boa noite, gostaria de saber se eu posso colocar o piso vinivulo em cima do piso de madeira? Sendo que, eu nao tenho problemas com vasamentos, e se eu colocar qusnto tempo dura.Obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não é recomendado. A madeira dilata e descola o vinílico.

  8. Angela Silva disse:

    Bom Dia

    Coloquei piso vinílico em minha casa, o que era sonho virou pesadelo, pois algumas réguas não aderiram ao piso e descolaram, já falei com a empresa que fez o trabalho mais insiste em dizer que é umidade. Qual tipo de profissional contrato para saber se o problema é meu ou se o produto foi mal instalado?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Angela, algum profissional de perícia engenheiro ou arquiteto. O CREA ou CAU conselhos de classe podem indicar. Boa sorte!

  9. Vanderleia disse:

    Bom dia ,tudo bem? Gostaria de saber se eu pós do colocar esse revestimento vitiligo por cima do carpete de madeira .

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não pode, precisa retirar o piso de madeira.

  10. edson disse:

    Alugo um apartamento e o piso antigo de ceramica está meio soltando e toda vez que piso faz um barulho de algo se rachando. Mas não queria tirar o piso, pois o proprietário não me reembolsará se eu trocar o piso dele. Voce me recomendaria, colocar o piso vinílico por cima deste piso? Ele vai acabar com este barulho?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se o piso está oco e soltando não dá para colocar o piso vinílico que tem que ser aplicado sobre uma superfície firme e nivelada. Nesses casos só retirando o piso antigo mesmo.

  11. Bom dia!

    Tenho instalado o piso vinilico e ulitizei cera para dar brilho porem depois de um tempo a cera velha deixou o piso manchado e estou tendo muita dificuldade para retirar o produto do piso. Ja utilizei removedor de cera mas da um trabalho imenso. Existe alguma maneira mas pratica e facil de retirar os vestigios de cera antiga do piso sem danifica lo?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login