Guias anti-pepinos

 
para o piso não soltar


5 segredos para o piso não soltar

Para o piso não soltar, confira alguns indicadores de trabalho bem feito:

1. Argamassa certa para o tipo de piso

duplacolagem_pisoHá um tipo específico pra fixar piso em porcelanato e outro para piso em cerâmica. Se fixar porcelanato com argamassa para cerâmica, o piso vai soltar antes do que você imagina! Confira na embalagem as informações do fabricante.

2. Argamassa colante precisa ser bem aplicada

Para o piso não soltar, a argamassa colante precisa ser bem aplicada.

Ela deve ser passada no chão e na placa de piso e espalhada com uma ferramenta específica (desempenadeira dentada), como se tivesse sido espalhada com um pente.

Para saber se o pedreiro está trabalhando bem, peça para ele tirar uma peça que acabou de ser assentada e observe se o verso está todo preenchido e com esse desenho penteado.

Se no verso houver uma bolota no centro ou se a argamassa estiver sem as ranhuras, o piso vai soltar. Peça para refazer.

bolotas_pisoE se você achar que é constrangedor pedir pra tirar a placa e ver, confirme se pelo mesmo há essa ferramenta na obra e pergunte ao pedreiro como ele está espalhando a massa.

3. Espessura do rejunte

espessura_rejuntePara o piso não soltar ou trincar a espessura do rejunte também é importante. Por mais que o rejunte fininho seja lindo, resista à tentação se as placas de piso não tiverem sido feitas pra isso. Todos os pisos trazem na embalagem a especificação da largura ideal de rejunte. Só se pode usar rejunte fininho em porcelanato retificado.

4. Tempo de secagem

piso_soltoÉ necessário esperar por 72h depois que as placas de piso tenham sido coladas para poder fazer o rejunte. caso contrário, ele vai estourar que nem pipoca ou o rejunte vai soltar.

5. Contrapiso bem feito

contrapiso_texturaE o fundamental para qualquer piso não soltar e ficar bem feito: caprichar na qualidade do contrapiso, que precisa ser nivelado, áspero e sem manchas ou trincas.

Estes guias podem ser úteis para você

51 Comentários em “5 segredos para o piso não soltar”

  1. GIVANILDO disse:

    todas as dicas na area de construção.

    1. Fabiana Dias disse:

      Olá, Givanildo! Fique à vontade para usar as informações de 100pepinos. Você também pode curtir nossa página facebook.com/100pepinos ou nos seguir no twitter @100pepinos.

  2. edu gustavo disse:

    olá, pode usar argamassa normal para colocar piso no quintal em area descoberta?
    obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, você precisa comprar argamassa para assentamento de cerâmica ou porcelanato de áreas externas. Não é a mesma que se utiliza em áreas internas e cobertas.Abs

  3. daniel disse:

    Oi minha csa interna coloquei porcelanato retificado ja tem 3 meses e esta sem rejunte porque deu problema no telhado e esta entrando agua na casa pela laje e molhando os pisos minha duvida e se pode soltar os pisos por esta sem rejunte. A argamassa e para porcelanato da marca quarztulit obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Daniel, o ideal é fazer o rejunte para evitar que a água entre pelas frestas e estufe o piso.

  4. CELIA DE SALES disse:

    QUAL EXPLICAÇÃO PARA UM PISO QUE FOI COLOCADO NUM PREDIO SEGUNDO ANDAR 200 M2 APOS 1 ANO E 10 MESES DE REPENTE ESTRALAR LEVANTAR UMA BOLHA EM TORNO DE 2 M2 E PIPOCAR O PISO PARA CIMA E SOLTAR DA ARGAMASSA FICANDO O PISO LISO ATRAS SEM NADA DE MASSA . E ASSIM VAI ESTRALANDO ESPORADICAMENTE E A GENTE BATE COM UM PAU OU CHAVE DE FENDA E VE QUE ALGUNS ESTÃO OCOS.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Célia, veja aqui possíveis causas!

  5. Jose Engracio dos Santos disse:

    Gostariade saber o seguinte tenho alguns imoveis a maioria deles a cada ano está soltando os pizos a pessoa que fez é um bom profissional. Gostaria de uma explicação.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      José no texto trazemos possíveis causas: contrapiso mal feito, argamassa colante errada, rejunte fino demais… pode ter infiltração, mas só dá pra ter certeza avaliando no local.

  6. Magela Pereira disse:

    Alguns pisos de cerâmica da minha sala estão quase soltos, gostaria de saber se tem alguma cola para especial para recoloca-los.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Magela, alguns pedreiros utilizam cola branca de látex ou silicone pra peças individuais. Porém, os fabricantes recomendam as argamassas colantes. Mas, lembre-se de achar qual o real problema, se não resolver a origem pode soltar novamente.

  7. Karina disse:

    O contrapiso da minha casa e todo irregular tem alguma solução pratica para arrumar isso??.. Queria aplicar piso vinílico…

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se for muito irregular precisa fazer uma argamassa de regularização. Com pouca irregularidade os fabricantes conseguem usar uma massa a base de cola pra nivelar antes de instalar o piso.

  8. Edna de souza disse:

    Meu piso e muito velho eu posso por piso sobre piso

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se estiver firme o piso antigo pode.

  9. Tamiris disse:

    Olá, comprei pisos mas na caixa do pisos vieram escrito porcelanato, o vendedor da loja, quando eu comprei falou que eu poderia usar arga massa comum. Compro comum ou de porcelanato?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O ideal é comprar a argamassa para o tipo de piso. A que é recomendada pelo fabricante.

  10. romulo disse:

    Eu usei argamassa comum para colocar porcelanato no meu Apartamento, e nunca soltou. ja tem 5 anos.
    Isso é tudo conversa fiada!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Ótimo para você Rômulo. Mas, pessoas já relataram experiências diferentes e perderam a garantia do fabricante por conta de não usar a argamassa indicada. Melhor mesmo é seguir a recomendação para aproveitar ao máximo as garantias e ter maior durabilidade nos produtos.

  11. Claudia disse:

    Tenho uma casa antiga e o Rejunte de alguns pisos saíram, o que devo fazer?
    Posso passar Rejunte en todos p igualar sem retirar dos pisos que já tem?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Você pode completar ou retirar de todos para passar novamente.

  12. Durval disse:

    Parabéns pelo site, me tirou várias dúvidas.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Ficamos felizes Durval!

  13. Paulo Tarso disse:

    Retirei o piso de cerâmica do meu apartamento para colocar porcelanato,é necessário refazer o contra piso todo ou consertar somente as partes que ficaram mais danificadas, e com que material argamassa ou cimento?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É preciso avaliar no local, o contrapiso tem que estar nivelado e áspero. Pode ser com argamassa pronta, ou fazer a mistura cimento, areia na obra.

  14. leandro CN disse:

    Ótimo artigo. Tenho piso polido (similar porcelanato) e já troquei alguns pois foi assentado sem as ranhuras (foto 1). No entanto ainda tem alguns que batendo a chave vê que está oco.
    Não estão estralando nem nada, mas tem vários ocos. É possível aplicar alguma correção sobre o piso e instalar o piso vinílico??

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O piso oco pode soltar mesmo fazendo uma regularização para o vinílico. O ideal é ter a superfície bem firme.

  15. Paulo Kenlem disse:

    Olá! meu pedreiro retirou o piso de cerâmica de minha sala e também a argamassa antiga que estava solta. Porem boa parte da argamassa antiga esta muito solida e difícil de retirar, ele sugeriu em fazer um contrapiso com argamassa com bianco, para nivelar o piso, para que depois de seco, assentar piso de porcelanato com argamassa especifica. Esta correto este procedimento?

    Antecipadamente grato

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se está firme e ele conseguir deixar o contrapiso firme, nivelado e áspero pode fazer esse procedimento.

  16. Viviane disse:

    Gostaria de saber se posso molhar o piso de meu banheiro pois ainda esta sem rejuntar isso pode causar algum dano

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode molhar. Só não pode deixar entrar água continuamente antes de rejuntar, a umidade pode soltar com o tempo as placas de piso.

  17. boa tarde o piso da minha area esterna esta fofando e levantando devo fazer outro contrapiso para centar outro ou posso colocar por sima da argamassa do antigo piso a mesma estando firme e se tenho que aplicar outro produto antes.

  18. Fernanda disse:

    Troquei o piso do meu banheiro e já está com rejunte. Quanto tempo devo esperar para usar o banheiro?
    Posso molhar o chão?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      A maioria dos rejuntes seca em dois ou três dias.

  19. MARTIUS LABATUT disse:

    EM UMA ÁREA DESCOBERTA ONDE BATE SOL A LAJOTA ESTUFOU. PODE-SE RETIRAR A LAJOTA E APLICAR COM CIMENTICOLA OU TEM QUE FAZER NOVO CONTRAPISO. O CONTRAPISO ESTÁ TODO NIVELADO. A CONSTRUÇÃO JÁ TEM 15 ANOS.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Martius, você pode tentar consertar só onde descolou e observar. Se o contrapiso está nivelado pode ser um problema na colagem do piso mesmo.

  20. daniel disse:

    Boa tarde no meu muro area externa foi todo revestido de ceramica so que um dia depois comessou a chover e ja esta chovendo 14 dias estamos sperando firma o tempo para poder rejuntar a minha duvidas e se essa chuva toda que ta o revestiento podem vim soltar com o tempo? Eu preciso deixar secar um dois dias de sol para rejuntar obrigado

  21. Eusebio Espinola disse:

    O piso exterior, de varanda, está deixando infiltrar água molhando a laje por dentro do cômodo de baixo, qual matéria é indicado para refazer os rejuntes? Alguns pisos já estão soltando. Obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Eusebio, pelo relato acho que você terá que refazer o piso já que estão soltando. O rejunte depende do tipo de piso o acrílico é recomendado para revestimentos cerâmicos e pastilhas instaladas em áreas internas ou externas. Já o rejunte epóxi, por ser mais resistente, pode ser aplicado em locais úmidos e de limpezas frequentes.

  22. Luciano disse:

    Boa noite. Minha casa tem cerâmica, mas gostaria de troca lá. Como não quero fazer entulhos e economizar na mão de obra, quero uma solução. Seria possível fazer um contrapiso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se ela estiver bem assentada e firme pode fazer piso sobre piso. Entre no nosso grupo no FB https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  23. José Leonardo disse:

    Olá, o pedreiro que contratei para fazer o serviço de assentamento de azulejos na área de luz da minha casa, recomendou o uso de cola cascola cascorez PVA misturada com argamassa para assentamento do azulejo, isso pode ser feito sem problemas futuros?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      José, não é preciso misturar nada na argamassa de assentamento e inclusive a mistura não é recomendada por fabricantes.

  24. Nunca as ascentei piso cerâmico gostaria de saber o seguinte ,como já tem alguns dias, está muito sujo eu poderia lavar o piso por completo antes de rejuntar porque está muito sujo

  25. reginaldo barbato disse:

    bom dia tenho piso ceramica no meu quintal e ele encardiu muito gostaria de assentar piso sobre piso mais agora nao tenho condiçoes queria pintar antes e depois colocar os pisos poderia ser assim ou quando gor assentar o piso ira se soltar por causa da tinta

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode fazer a pintura e não vai dar problema quando for assentar o piso.

  26. Bom dia, comprei argamassa comum par colocar piso sobre piso, mas o atendente,nao falou que era necessário argamassa piso/piso, o pedreiro já colocou o porcelanato, mas agora estou com receio de sair, é dentro do apartamento será que pode sair o porcelanato?

  27. Icaro Rocha disse:

    ola. posso assentar porcelanato de base vermelha usando argamassa c1 amolentada com bianco?

  28. Edson Geraldo disse:

    Retirei um piso antigo.gostaria de saber se posso usar a argamassa em cima da argamassa antiga q ficou no cantra piso.obrigado!

  29. OLá. Não sou pedreiro nem trabalho na área, mas gostaria de saber como faço pra deixar a cerâmica alinhada. Tipo saber se um lado esta mais alto que o outro ou uma peça mais alto q outra.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login