Guias anti-pepinos

 


Quando construir um muro de arrimo?

Muro de arrimo é uma estrutura de segurança que se faz para conter deslizamentos em terrenos muito inclinados. Ele  tem a tarefa de segurar a terra de cortes e encostas de morros, dando estabilidade ao lote. Esse muro de contenção  tem o objetivo de proteger, apoiar ou escorar áreas que apresentam riscos de desmoronamento. É uma estrutura cara, mas quando bem feita, garante a segurança e a estabilidade da construção e assegura o bem estar da família.

muro de arrimo

Quando fazer um muro de arrimo?

Muro de arrimo geralmente é necessário em terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção é preciso fazer cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana (chamada de platô), sem inclinações. O encontro entre a área plana criada que foi aterrada ou cortada e o perfil natural do terreno deve ser tratado.

Quando há espaço de sobra no terreno, podemos utilizar os taludes para fazer esta acomodação, criando uma espécie de rampa para ligar os níveis.

talude

Mas quando não existe sobra de espaço se forma uma espécie de degrau entre o perfil natural do terreno e a área plana. É ai que entra o muro de contenção ou arrimo,  para segurar a terra da parte mais alta, impedindo que o solo retido na área mais alta deslize sobre a área mais baixa.

Os muros de arrimo seguram uma grande quantidade de terra que fica ainda mais pesada quando chove. O cálculo estrutural deve levar em conta a carga adicional da água e os muros devem ter um sistema de drenagem para escoar a água. E a superfície que fica aparente no lote ou dentro de casa deve ser impermeabilizada para que a água não atravesse a superfície.

Pode-se  também ser construído  um muro de arrimo com parede dupla – ou seja, um muro de arrimo impermeabilizado e uma parede comum à sua frente, separados por um espaço de ar, mas é uma solução mais cara principalmente para casas pequenas.

Que materiais se utiliza pra fazer muro de arrimo?

Os muros de arrimo podem ser de blocos estruturais de concreto ou de cerâmica, estruturas de concreto, estrutura mistas de perfis metálicos e concreto, de pedra e cimento, com gabiões de pedra (gaiolas formadas por redes de aço zincado preenchidas com pedras) ou mesmo de solo-cimento.

Em muros de arrimo feitos de pedra, o próprio peso da pedra é suficiente para conter a carga da terra, mas é mais barato executar esses muros com uma estrutura de blocos, preenchidos com concreto e ferragem de armadura. Outras opções como cortinas de concreto ou os perfis metálicos são mais utilizados em obras de contenção em construções maiores. Além disso, os muros de arrimo podem ser feitos de várias maneiras: inclinados, em patamares ou ainda aliados à vegetação.

Os muros de arrimo ou de contenção são obras complexas e exigem projetos e cálculos específicos, além de acompanhamento técnico e mão de obra qualificada para a execução para garantir que a estrutura não rompa. Consulte um engenheiro ou arquiteto!

Estes guias podem ser úteis para você

18 Comentários em “Quando construir um muro de arrimo?”

  1. Patrícia Silv disse:

    Olá,
    Estou comprando um terreno 11 x 36 só que ele é meio que inclinado do tipo que a frente no alto e o próprio lugar, onde há outros terrenos, é estilo uma serra. Seria ideal um muro de arrimo? qual material comprar que saia mais em conta? onde posso encontrar esse tipo de material?
    Se for possível me ajudar, desde já, agradeço a atenção.

    Patrícia Silva

    1. Katia disse:

      Olá Patricia,

      Sempre que uma parede da casa tiver que encostar e suportar a terra de desníveis do terreno é necessário fazer um muro de arrimo. Para fazer essa estrutura o ideal é consultar um profissional arquiteto ou engenheiro para orientá-la, além da estrutura ele vai pensar no sistema de drenagem e no material mais adequado para a sua necessidade. Uma alternativa que pode deixar o material mais em conta e usar materiais disponíveis na região, você disse que o local é estilo serra, geralmente nesse locais há muita pedra que é um ótimo material para essas estruturas. A dica para escolher o material é perguntar aos vizinhos o que utilizaram, ver com fornecedores locais e falar com o profissional que te ajudará a planejar a estrutura.

  2. Carla Alves disse:

    Ou contrato um profissional. Vai evitar muitos custos posteriores.

  3. luis amrtins disse:

    Muito boa a explicação, muito enriquecedora!

  4. wilman Santos disse:

    Sou Engenheiro Civil, com especialidade em Infra Estrutura de Transportes e Rodovias, Laboratarista e Especialista em mecânicas dos Solos, Topografia e Georreferenciamento.Amiga Patrícia Silv. Primeiro quero lhe parabenizar pela iniciativa e preocupação de conseguir informações técnicas construtivas, referente ao importante tema” muro de arrimo”. Primeiro passo, antes de construir um muro de arrimo, é procurar saber como um especialista em solo. Qual tipo de solo do terreno que vai suporta o peso da construção do muro. Por que o material construtivo dependendo muito também do solo de suporte da fundação do terreno natural (TN). Não existe muro de arrimo perfeito, se não houver uma boa execução e aplicação dos materiais drenantes. O dreno é de fundamental importância, por que a força da pressão da água é muito grande, com o passar do tempo e principalmente se estiver construindo em solo com alto índice de impermeabilidade.

  5. garagem ela é caida do nivel da rua para a frente da minha casa e eu preciso corta-la para fazer um quarto na lateral já existe um muro como devo proceder

  6. joao disse:

    Tenho que fazer um muro de arrimo e a sua altura e de 6 metros, tenho que usar tirantes? Quantos são e qual a profundidade das broncas ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá João, para calcular o muro de arrimo é preciso chamar um engenheiro. Questão de segurança.

  7. Keila disse:

    Boa tarde,estou fazendo um muro arrimo,o pedreiro já fez 6 filetes de blocos e descobri que ele não fez uma boa estrutura com sapatas o muro vai ser bem alto, estou com medo mas não sei o que fazer ,pq cada pedreiro fala uma coisa ,nem sei se tem algum tipo de wnh

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Keila, o muro de arrimo tem que ter uma boa fundação de suporte. O ideal é você chamar um engenheiro para avaliar a solução adequada, assumir a responsabilidade técnica pela obra e orientar a execução do pedreiro.

  8. LUCIMARA ALVES NAVARRO disse:

    PODE ATERRAR SEM MURO DE ARRIMO TEM LEI

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É preciso avaliar como será feito o aterro e a contenção para não correr riscos.

  9. rosival disse:

    Tenho um terreno de esquina plano em uma area ja murada de 230m quadrado, preciso fazer um aterro subindo 1m, estou utilizado barro arenoso. 3 laterias dao para rua e o fundo para uma construcao.
    Preciso fazer contenção? Ou essas paredes suportao.?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Rosival, um profissional precisa avaliar no local, pois cada caso é diferente.

  10. oi, o vizinha da casa da minha mãe retirou terra da divisa dos lotes e deixou o muro da casa exposto, com risco de deslizamento. Quem deve fazer o muro de arrimo? A prefeitura deve ser acionada para verificar o risco?

  11. Desculpe, mandei errado (se puder excluir o anterior) Segue corrigido.
    Tenho uma dúvida. Meu terreno é grande e possui um desnível nos 4 quantos…. Do canto mais alto para o mais baixo (transversal), tem +/- 80cm. Decidi nivelar meio a meio, para que a terra que tirar de um lado preencher do outro e não ficar muito alto, Já que o terreno ficará com 3 degraus (terreno 10×40). Minha dúvida é que em um dos lados… para atingir o nível vou ter que baixar o terreno +/- 10cm abaixo do fim do alicerce do muro. Tem como emendar/prolongar esse alicerce? Do outro lado a terra está no nível ..não tem muro de arrimo.

  12. Assis disse:

    Comperei um terreno com inclinação de 3 m de um lado um muru de arimo em pedra siporta o pesso do aterro em distancia de 13×24 o pedreiro falou q suporta mais eu estou desconfiado

  13. Muito oportuna a pauta deste site, pois, ao contrário do que se imagina, o preço de um Muro de Contenção ou de Arrimo não costuma ser caro, se comparado ao restante da construção. O investimento feito, além de pequeno, garante segurança e tranquilidade para a construção de ambos os vizinhos. A CMARC executa muros de arrimo e reforço de fundações e tem-se confrontado com situações como estas, dos leitores do 100pepinos.com.br, ou casos até mais graves, em que já se soube de desabamentos. Nossa empresa tem a tecnologia para proteger seus imóvel. Ao contrário do que se imagina, o preço de um Muro de Contenção ou de Arrimo não costuma ser caro, se comparado ao restante da construção. O investimento feito, além de pequeno, garante segurança e tranquilidade por anos. A CMARC executa muros de arrimo e reforço de fundações.
    Caso os leitores do 100pepinoscom.br tenham interesse, poderão nos consultar muros.cmarc@gmail.com (13) 98208-5468 (w/app)

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login