Guias anti-pepinos

 
modelo de telhado


Como escolher o melhor modelo de telhado?

O melhor modelo de telhado para sua casa é aquele que fique bonito, com uma estrutura adequada, adaptado ao local e ao clima da sua cidade. O arquiteto irá  projetar, orientar a escolha de materiais e inspecionar a boa execução do telhado. Peça orientação sobre:

Desenho do telhado

Para o desenho do telhado, primeiro você deve avaliar o formato da casa e imaginar as partes que formarão o telhado – chamadas de planos inclinados – se encontrando para dar origem ao projeto. Consulte um arquiteto. Ele saberá indicar a melhor ou as melhores opções e planejará o encontro correto das águas (planos inclinados).

Materiais

modelo_telhado Depois de definir quantas águas e como essas partes se encontrarão, a escolha é entre os tipos de materiais disponíveis para estrutura (madeira, metálica ou concreto) e para cobrir telhas (cerâmica, fibrocimento, metálicas, concreto).

Lembre-se de que a inclinação do telhado vai ser feita de acordo com a recomendação do fabricante da telha escolhida.

Cobertura verde

cobertura_verdeOutro tipo de cobertura utilizada é o chamado “telhado verde”. Que é uma cobertura plantada sobre lajes de edifícios e casas proporcionando conforto térmico e acústico, além de reter água proveniente das chuvas. Para este tipo de cobertura é necessário planejamento para impermeabilização correta da laje, cálculo de peso da terra e do correto escoamento da água.

Estes guias podem ser úteis para você

4 Comentários em “Como escolher o melhor modelo de telhado?”

  1. Ana Caroline disse:

    Estou em dúvida se coloco telha de amianto, fibrocimento ou telhado colonial de PVC.
    A DÚVIDA é porque:
    -amianto é tóxico e retém muito calor esquentando o ambiente;
    -Fibrocimento também esquenta o ambiente e pode fissurar com mais facilidade (assim como o amianto);
    – PVC apesar de esquentar menos, ouvi falar que empena se nao colocar as escoras corretamente, e a vida útil é menor que os demais.

    Obs: a escolha será para os quartos da minha casa, que serão no segundo andar;
    NÃO TERÅ LAJE POR MOTIVO ESTRUTURAL!

    Qual desses telhados seria o MAIS indicado pela resistência e conforto termico???

    Obrigada!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Ana Caroline,

      Você já listou vantagens e desvantagens. Telha de cimento amianto não é indicado, inclusive a fabricação desse tipo está acabando. O fibrocimento é o modelo mais em conta, mas esquenta mais que o PVC.Só que o PVC também esquenta para isolamento térmico é indicado o uso de uma manta térmica. Seja PVC ou Fibrocimento tem que respeitar os espaçamentos entre apoios sugeridos pelo fabricante pra não empenar.

  2. estou com dificuldades de fazer o beiral do telhado, pois o meu espaço é de somente 30 cm, pode cair agua no terreno do vizinho.

  3. Socorro o pedreiro não está certando fazer o telhado!!Já colocou as madeiras agora tá dando folga nas telha (ou seja elas não estão se encaixando) as telhas é chamada duplan romana!

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login