Guias anti-pepinos

 


Como instalar TV

Ótima ideia uma TV nova pra assistir sua programação preferida. Mas você tem que saber instalar a TV direito. Uma instalação mal feita deixa a rede elétrica sem segurança, pode comprometer o desempenho do aparelho (a imagem vai ficar péssima) e impede o uso dos recursos disponíveis. Fique de olho nesses parâmetros:

 Tamanho da tela e distância

Instalar TV enorme em ambiente pequeno pode dar uma sensação desconfortável. Depois de um tempo grudado na TV, o brilho incomoda os olhos e você pode ficar enxergando pixels em vez da imagem que é formada.O contrário também é ruim: ter uma tela pequena demais numa distância grande força a vista e causa dores de cabeça.

Existem várias maneiras de calcular a distância. Segue uma tabela, bem fácil, com medidas de distâncias mínima e máxima:

Tamanho da Tela Distância mínima Distância máxima
26’’ 1 m 2 m
32’’ 1,2 m 2,4 m
37’’ 1,4 m 2,8 m
40’’ 1,5 m 3 m
42’’ 1,6 m 3,2 m
46’’ 1,75 m 3,5 m
50’’ 1,90 m 3,8 m
52’’ 2 m 4 m
55’’ 2,1 m 4,2 m
60’’ 2,2 m 4,6 m

Fonte: TechTudo

Altura pra colocar a TV

Outro fator bem importante pra dar conforto em assistir TV é a altura em que ela será colocada. O importante é que o centro da TV fique na altura dos olhos quando você estiver sentado em frente à tela. Em geral, isso significa que o centro da tela deve estar a 1,20m do chão.

Fixar a TV na parede ou apoiar no móvel?

A decisão sobre fixar na parede ou apoiar num móvel deve estar pautada pela altura certa da TV. Se você for usar um móvel que você já tem, experimente a altura em que a tela ficará. Veja também se ele aguenta o peso do aparelho. Se você for comprar um móvel pra colocar a TV, já leve as orientações de altura pra loja pra ajudar na sua escolha.

Se for fixar na parede, verifique se a parede está livre a mais ou menos 1,2m. O centro da tela deve ficar nessa altura e a TV tem que caber aí. Ou seja, não vai dar certo se tiver um móvel embaixo ou mais ou menos nessa altura. Experimente cortando um papelão do tamanho da tela e veja se ele cabe onde você pretende instalar a TV.

Tenha cuidado com a segurança do aparelho: compre um suporte de qualidade e adequado para o tipo de aparelho.  Marque a furação com cuidado e coloque o suporte conforme orientação do fabricante.  Parede de tijolos ou blocos costumam suportar o peso, mas se for instalar em parede de drywall (gesso acartonado), em um painel de madeira ou em alvenaria estrutural , você precisará de parafusos especiais e outros reforços específicos para instalação.

E verifique se naquela parede não passam fios elétricos ou encanamento de águaSe não quiser fios aparecendo entre a TV e os outros aparelhos lembre-se de embutir um conduíte, para conectar os fios de um ponto a outro ou instalar um  painel de TV para que os fios passem por trás dele sem ficar aparentes. E se for colocar Home Theater veja se há espaço para as caixas de som, se vai embutir no teto e  posicione as caixas conforme indicação do fabricante  para aproveitar ao máximo seu equipamento. 

Outros lembretes importantes

Primeiro você tem que desembrulhar a TV. Parece fácil, mas as TVs grandes (acima de 47 polegadas) pesam um bocado! E talvez você precise da ajuda de mais uma pessoa para não deixar a TV cair.Se tiver que fazer sozinho apoie em local plano.

Escolha o local em que a TV ficará. Evite colocar a TV em frente a janelas ou luminárias fixas pra não atrapalhar a visualização das imagens. Antes de instalar, planeje por onde os fios passarão e qual tomada você irá utilizar. Garanta que você poderá mexer nos cabos com facilidade (caso precise fazer manutenção)

Se ainda tiver dúvidas, chame um profissional especializados em instalar estes equipamentos!A loja que te vendeu a TV pode te indicar um profissional, há também seguradoras que oferecem este serviço e empresas especializadas. 

Estes guias podem ser úteis para você

2 Comentários em “Como instalar TV”

  1. laryssa disse:

    Oi
    quais pontos elétricos são necessários na sala de tv com hometheater, dvd, radio, tv por assinatura, tv aberta, internet, telefone, acho q é isso.

    Sabe como é feito para a fiação ficar dentro da parede?
    obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá, os pontos dependem do número de aparelhos que vai ligar. Muitas pessoas atrás do móvel de TV usam régua de tomada pra não ter tantos pontos na parede. Para a fiação ficar dentro da parede (quando não tem painel de TV) tem que embutir um tubo (rasgar tijolo pra colocar e rebocar). Esse tubo vai do centro da TV até as tomadas baixas e os cabos passam por ele.

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login