Guias anti-pepinos

 
Guia

Fundação – ERROS COMUNS

 

 

ERROS COMUNS

 

Erro:

Achar que não precisa fazer uma fundação quando terreno é plano ou quando se amplia a casa com mais cômodos.

Comentário do Expert:
É sempre necessário fazer uma fundação, mesmo que seja simples e leve (a tal “fundação rasa”). Também é preciso fazer mais fundação se você quiser ampliar cômodos, ocupando mais área do terreno, mesmo que já exista fundação pra casa que já está construída.

Erro:

Fazer uma fundação igual à do vizinho ou de um amigo, sem avaliar as particularidades do seu terreno e do seu projeto.

Comentário do Expert:
O que serviu para seu amigo não é necessariamente correto para você. Mesmo que a casa do vizinho seja perto, o solo do seu terreno pode ser diferente e a sua casa pode ter tamanho e altura diferentes. Muda tudo.

Erro:

Não avaliar o tipo do solo em baixo da futura casa ou fazer uma fundação mais simples e barata, inadequada para solos instáveis.

Comentário do Expert:
Se o solo embaixo da casa tiver camadas instáveis (como água, areia, solo mole) e você fizer uma fundação rasa, a movimentação do solo é suficiente para estragar a casa inteira. Para se proteger disso, deveria ser usada uma fundação mais profunda. Em geral, o custo adicional disso não é muito grande, mas o prejuízo por fazer errado pode ser gigante.

Erro:

Não impermeabilizar a fundação antes de subir parede.

Comentário do Expert:
Mesmo que a casa esteja numa região quente e seca, sempre há umidade subindo do solo. Impermeabilizar durante a obra é mais fácil do que ter que resolver problema depois – e não é caro.

Erro:

Fazer uma fundação leve se no futuro você pretende ampliar a casa pra cima, fazendo um segundo ou terceiro andar.

Comentário do Expert:
Ao fazer uma fundação é preciso considerar bem o tamanho que a casa pode ter no futuro, já pensando nas possíveis ampliações com andares novos. Se você sabe que em alguns anos vai querer transformar sua casa num sobrado ou construir um andar a mais pro seu filho, por exemplo, o alicerce que vai ser feito agora já precisa considerar o peso que ele poderá aguentar no futuro, quando a casa subir mais um andar. A diferença no custo agora seria muito pequena, mas consertar  ou reforçar a estrutura no futuro será difícil e caro.

Erro:

Construir em cima do barranco, sem tomar providências adicionais

Comentário do Expert:
Casas em terrenos acidentados tem maior risco de deslizamento. Por isso, preste atenção em como a água provavelmente vai descer o morro quando casa estiver construída. Você também pode fazer casa “suspensa”, construindo sobre pilotis. Neste caso, a casa não impede o trajeto da água e  ela desce o morro pelo mesmo trecho do terreno. Outra opção é  construir uma parede para conter a terra (o tal muro de arrimo) e, neste caso, é preciso planejar bem a drenagem de água.

 

Guia Fundação

 

×

Login