Guias anti-pepinos

 


Disjuntor desarma a toda hora. O que fazer?

O disjuntor é um dispositivo de segurança que desarma toda vez que sua capacidade é ultrapassada . Ele desarma para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, que poderia começar um incêndio. O disjuntor tem a mesma função do antigo fusível, mas o fusível queima e aí é preciso trocar a peça por uma nova. O disjuntor tem uma mola que desarma o circuito, depois basta ligar novamente, sem precisar trocar peça.

Motivo mais comum pro disjuntor desarmar: sobrecarga do sistema.

Isso é muito comum em casas antigas porque as instalações não foram projetadas para ligar tantos equipamentos que demandam energia. Ou o circuito pode estar sobrecarregado devido à instalação de novos equipamentos com potência superior ao que foi previsto no projeto (por exemplo, um chuveiro muito potente). Daí o jeito é reformar.

Pra resolver:
Se o quadro de energia ainda tiver montado com fusíveis, o melhor é trocar para disjuntores que são mais seguros e passar cabos (fios) novos!

Se preferir colocar um disjuntor que aguente uma amperagem maior, troque também a fiação. Se você usar um disjuntor de 30A para uma fiação que aguenta 15A, os fios vão aquecer demais, mas o disjuntor não vai desarmar e pode acontecer um curto-circuito! Pense sempre no conjunto disjuntor+fiação. Os condutores mais utilizados em circuitos elétricos residenciais são: 1,5 mm² (15,5 ampères), 2,5 mm²(21,0 A),4,0 mm²(28,0 A),6,0 mm²(36,0 A),10,0 mm²(50,0 A).

Outras causas dentro da sua casa ou do seu apartamento

A conexão do disjuntor com a fiação pode estar mau isolada ou frouxa.  Para resolver é só fazer o reaperto ou isolar novamente a conexão, que ele volta a funcionar. Melhor chamar o eletricista pra fazer isso.

Pode ser que algum equipamento esteja com defeito, provocando fuga de corrente. Isso gera aquecimento excessivo e o disjuntor desarma. Confira todos os aparelhos e conserte.

Em prédios antigos, o problema pode ser na fiação do condomínio: prumada subdimensionada

Se você mora em um prédio antigo, o problema pode estar fora do seu apartamento. Pode ser que a prumada  – cabo que vem do andar inferior e leva energia para todos os apartamentos – não esteja adequada e desarme o disjuntor geral do prédio.

Para resolver será preciso trocar a espessura (bitola) da prumada do condomínio. Daí o condomínio ou o conjunto de moradores interessados se responsabilizam pela reforma e trocam a prumada por uma de maior espessura. Mas esse cálculo e o projeto dessa obra precisa ser feito por um engenheiro elétrico.

Mas, antes, tenha certeza de que a instalação elétrica do seu apartamento está bem feita. Chame um eletricista ou engenheiro elétrico pra avaliar.

Estes guias podem ser úteis para você

80 Comentários em “Disjuntor desarma a toda hora. O que fazer?”

  1. Elder Martins disse:

    Eu adorei conhecer esse site 100pepinos.com.br, e olha que encontrei por acaso.
    Muito grato.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Elder. Bem vindo! E ficamos felizes de ter gostado.

  2. JANAINA LAURA SANTOS BRITO disse:

    Assuntos importantes, com textos breves e esclarecedores.

  3. adaurilio Morais disse:

    Boa tarde
    Em um quadro de disjuntores da garagem o disjuntor de iluminacao da rampa desarma o DR assim que e acionado.ja fiz reaperto dos parafusos abri as cxs lampadas e reapertei assim mesmo continua desarmando o quadro geral. O que pode ser?
    Obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Adaurilio. A função do DR é acusar e “desarmar” o circuito caso haja a fuga de corrente elétrica numa instalação. Pode ser um simples cabo/fio descascado … só que é preciso sair a caça dessa fuga. Chame um eletricista!

    2. vanildo disse:

      pode esta em curto, ou sobrecarga do cirquito, obeserve fitas isolante se esta com emendas soltas

  4. luiz felipe disse:

    Tem acontecido de faltar energia só na minha casa. Quando falta percebo que o medidor de consumo que fica fora da casa para de piscar e nenhum disjuntor dispara, nem os de dentro nem o de fora da casa. Depois de mais ou menos uma hora a energia volta do nada e o medidor volta a piscar. Já me disseram que pode ser a amperagem do disjuntor do medidor de energia. Será isso o problema?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Luiz para esse caso é melhor chamar um profissional para avaliar no local.

  5. Oi Bom dia, tenho notado que o disjuntor aqui da minha casa sempre cai porém não é uma constância cai do nada, muitas vezes só a televisão está ligada e mesmo assim acontece, na verdade não desarma todo cai somente uma “fase”, não sei se é assim que falo mas é somente o mesmo.Queria saber se tem um motivo óbvio receio pelo valor da conta de luz que veio mais alta não sei se pode ser algo relacionado Agradeço a atenção

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Caroline, pode ser que algum fio esteja descascado ou emendado provocando fugas ou curto. O melhor é chamar um eletricista para que faça uma avaliação no local.

  6. julio cesar disse:

    desejo saber por que um dr desarma e tento liga em e le desarma novamente

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Júlio. A função do DR (Disjuntor Diferencial Residual) é acusar e “desarmar” o circuito caso haja a fuga de corrente elétrica que é uma espécie de “vazamento” da corrente elétrica.Ele protege o sistema evitando choques e estragos em equipamentos. A fuga de corrente pode vir de um simples cabo/fio descascado, com mau contato ou algum equipamento com defeito. É preciso procurar essa fuga e solucionar o problema chame um eletricista para realizar o teste de fuga.

    2. vanildo disse:

      boa noite quando um DR desrma e voce tenta ligar e ele desarma
      esta acontecendo uma fuga de carga nos cirquitos, ou seja este cirquto esta em curto ok, tem que sair procurando em emenda aquecimentos de cabos ok

  7. ESSE. SITE E MUITO BOM.MINHA CASA,TEM NOVE GELADEIRA DISJONTO DISPARA DIRETO SERA QUE O CABO AQUECENDO

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá José, tem nove geladeiras? Melhor chamar um eletricista para avaliar o problema.Abs

  8. Tenho um apto novo recém construído, foi calculado todos equipamentos que tenho para calcular os disjuntores.
    Porém, vez ou outra desarma o disjuntor geral do apto.
    Tudo é novo fiação bem dimensionada, pode ser um defeito do disjuntor geral?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se for o DR qualquer fuga de corrente pode causar o desarme. Chame um eletricista para uma avaliação no local.

  9. Wanderson disse:

    Muito bom o site!
    Eu sou eletricista e tiro muitas duvidas aqui!
    Bom demais…

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Wanderson. Que bom que gosta! Fique a vontade pra dar sugestões e compartilhar o que você vê na prática.

  10. pedro julio disse:

    Quando ligo a iluminacao de um dos pavilhoes depois de auguns minutos o fio esquenta nao muito pouco e o dijuntor desarma o que sera.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Chame um eletricista, pode ser algum curto circuito ou fiação mal dimensionada para o disjuntor.

  11. felipe zanella disse:

    Olá pessoal,

    meu disjuntor na caixa de medição eh de 30A, ta caindo direto.. pois construimos mais um banheiro .. nao aguenta 2 chuveiros ligados ou 1 torneira + 1 chuveiro.

    o disjuntor pode ser trocado ?
    como proceder?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Chame um eletricista, pois não é só trocar o disjuntor, mas também a fiação que deve ter uma bitola adequada.

    2. vanildo disse:

      boa noite, o seu disjuntor esta caindo por ma distribuição de carga.

  12. O primeiro ponto e localizar qual o circuito esta causando o desarme, desligue todos e ligue um a um, caso não desarme o ideal seria testar o DR pois o mesmo pode apresentar algum defeito, em Brasília nossa empresa testa o disjuntor para certificar sua operacionalidade ou corrente de trip x tempo de trip.

  13. Marcelo disse:

    Bom dia! Tenho um dijuntor de 30A so pra cozinha e esta desarmando constantemente quando ligo o microondas. Percebo que o parafuso do dijuntor esta bambo dai vou e aperto pasar um ou dois dias ele volta a bambear e por isso acho que desarma. Tem alguma solucao pra isso? Obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Marcelo, chame um eletricista para trocar o disjuntor que não pode apresentar defeitos.

  14. luciane disse:

    NA MINHA CASA O RELÓGIO É TRIFÁSICO MAIS NÃO PARECE SER…
    SE LIGA OS DOIS CHUVEIROS ELE DESARMA O DIJUNTOR E ONTEM EU ESTAVA TOMANDO BANHO E DERREPENTE A LUZ DA MINHA CASA ACABOU ACHEI QUE FOSSE O DIJUNTOR FOMOS ATÉ MECHEMOS E NADA,RESUMINDO O RELÓGIO ESTA ACESSO COMO SE TIVESSE FUNCIONANDO MAIS NÃO TEM LUZ NA MINHA CASA ,MINHA CASA É NOVA SÓ TEM 10 ANOS QUE FOI CONSTRUÍDA NÃO SEI OQUE FAZER,ESTOU AGUARDANDO A LIGHT.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Luciane, nesse caso é melhor mesmo chamar um técnico para avaliar o problema.

  15. Luiz Alves da silva disse:

    Td DR…so proterge pessoas..e nao circuito.

  16. semy dos santos zahreddine disse:

    quando ligo o microondas na tomada da cozinha o dijuntor desarma e a casa fica no escuro, quando coloco uma estenção de outra tomada para ligar o microondas fica tudo normal, não sei o que esta acontecendo, poderiam me explicar, ficarei muito grato

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Talvez muitas tomadas estejam ligadas ao mesmo disjuntor e o acréscimo do aparelho microondas desarma o disjuntor. A extensão deve estar sendo ligada em outro circuito, outro disjuntor. O ideal é chamar o técnico para avaliar e separar o disjuntor do microondas.

  17. Diego disse:

    Troquei a fiação de casa recentemente. Estava indo tudo bem mas de uns tempos para cá começa a desarmar toda vez que uso o chuveiro. E ainda faz um estouro alto. Será que tem algo de errado com a fiação?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Diego,já que a casa está dando avisos chame um profissional para avaliar. Pode ter algum curto circuito ai.

  18. mariana disse:

    Trabalho em um escritório e o disjuntor desarmá e queima várias lâmpadas, tipo 16 unidades de uma vez, isso é normal? E o mais incrível é que quando isso acontece, as lâmpadas estão desligadas

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Mariana, não é normal. O desarme pode estar indicando algum curto circuito, chame um eletricista pra avaliar.

  19. O disjuntor do meu jardim desarma a todo instante. Ele segura 6 refletores de 10 watts de led, e é de 30A, 240volts. Funcionava bem durante 1 ano e pouco. De duas semanas para cá vem dando esse problema. Achei que fosse dois refletores com aparência que tinha entrado aqua e os troquei. Só que nao era. Pode ter algum curto e isto está provocando o desarme? O que pode ser?
    Grato!

  20. Marcelo Soares disse:

    Muito bom este site, tira algumas dúvidas.

  21. Mario disse:

    quem mora proximo de praia o disjuntor passa a desarmar por causa do salitro principalmente o disjuntor DR observei alguns desses comentarios observe se o neutro de tomadas se não tá entroncado no circuito de iluminação também causa esses problemas

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Obrigada por contribuir Mário.

  22. Eder Ferreira disse:

    Boa noite.
    Estava tudo normal com os disjuntores do meu apartamento, quanto de repente o mesmo passou a desarmar sempre que ligo o micro ondas. Testei em outras tomadas da casa e acontece o mesmo. De uma hora para outra o mico ondas começou a desarmar o disjuntor. Isso seria um problema da fiação?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se o disjuntor desarma está evitando o superaquecimento, precisa verificar se o problema é do microondas ou se está havendo uma sobrecarga ao ligar muitos aparelhos no mesmo circuito.

  23. norma disse:

    os disjuntores da cozinha e dos outros cômodos ficam na mesma caixa. portanto, aenergia da cozinha funciona normalmente. E a outra parte da casa não tem energia, os disjuntores da sala e quartos não estao funcionando. O que aconteceu para ocorrer este fato?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Norma, precisa chamar um eletricista pode ser algum curto-circuito ou problema nos disjuntores mesmo.

  24. Solange Regina disse:

    Bom dia, ontem teve uma tempestade aqui com mui4os raios…ouvimos um estouro na rua nossos disjuntores estavam desligados; porém quando fomos ligar o disjuntor das tomadas da sala e iluminação não armam e os equipamentos 220 funcinam meia fase….o que devo fazer chamar a cpfl ou o eletricista responsável pelo circuito, obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se houve um estouro na rua, entre em contato com a CPFL.

  25. jackson disse:

    trabalho no Teatro e tem um dor que desarma muito mesmo so com um frigobar o que pode esta acontecendo,

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Algum curto circuito, é bom chamar o eletricista.

  26. Cibele disse:

    Oi! toda vez que desligo o chuveiro mesmo na agua fria o disjuntor geral cai.. pq?o apt é novo e o chuveiro pot. 5500w 220v disjuntor 63 A IDR 4P 30ma
    Obrigado desde de já!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode ser que seu apartamento tenha o DR “dispositivo residual”,que desarma por segurança e é muito sensível. Para que o chuveiro não o desarme tem que ser compatível, ter resistência blindada. Se não for, o dispositivo residual irá perceber uma fuga de corrente, por menor que seja, e irá desligar.

  27. aivaro luiz miranda disse:

    muito bom esse site,consegui tirar ótimas informações para o meu dia a dia porque trabalho com elétricas e hidráulicas.parabéns pelo site e muito obrigado.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Ficamos felizes.

  28. jorge luis disse:

    eu estava com um dijuntor com esse mesmo problema, que aconteceu com o antonio carlos.
    Como fiquei na duvida, soltei todos os fios que eu havia passado, e dechei so os cabos que ja estava, ligação nova tambem apartamento novo. liguei o dujuntor, caiu denovo, o problema não era minha ligação. liguei a chave geral do ap. direto, os subdijuntores, funcionaram normal, deduzindo, a fiação estar funcionando corretamente, o que restou? chave geral dr defeituosa.

  29. jorge luis disse:

    ligo a máquina de lavar, e a lampada fica fraca. sabe o que era um tal eletricista, ligou a fase no interruptor e lampada, como não havia um neutro, ele ligou no ferro da coluna.eu descubri testando os cabos na lei de homs com um multímetro. mas eu rui um coco.

  30. Eduardo sales disse:

    A fiação foi toda trocada e trocou o disjuntor também,tudo zerado,mas é só ligar o chuveiro,ficar um tempo ligado,desarma!!o que será?e foi feito por um profissional!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      A potência do chuveiro deve ser maior do que a fiação e disjuntor aguenta. Para evitar que os fios aqueçam e entrem em curto-circuito o ele desarma.

  31. Brenda Bre disse:

    Boa noite! Meus disjuntores nao desarmam, mas cai a energia do resto da casa. Daí desarmo todos eles, armo tudo de novo e tem um q esquenta e nao é o 220, qdo mexo nele volta toda a forca. So que a lingueta dele n pode ir pra cima ate o final, senao nao da certo, tem q deixa-la fora do ponto que faz click. O problema é o disjuntor?

  32. Valeria cabalcanti disse:

    Apartamento novo,já chamei 02 eletricistas,inclusive o que fez toda instalação do Predio,o problema ele acha q pode ser no microondas brastemp.O dijuntor desliga sempre,ele já trocou tudo q podia e ainda continua ,já testou em todas as tomadas até na da máquina q é maior a potência e não tem acordo.Voce acha q pode ser o microondas mesmo?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Valéria, só testando mesmo no local, desligue o microondas e observe. Mais em apartamentos novos o que temos visto é que tem o DR geral que desarma se por exemplo, tiver um chuveiro que não está preparado para ele.

  33. Cicero nunes disse:

    Boa Noite no prédio onde trabalho está acontecendo o seguinte todas as noites quase sempre nos mesmos horário o barramento do 7 e 8 andar desarmar e quando vou arma noto que esta muito quente o disjunto oque pode estar acontecendo me ajude.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Deve ser um horário com muito uso de energia elétrica e está sobrecarregando a instalação, o ideal é chamar um profissional para avaliar e solucionar o problema.

  34. Carlos Dantas disse:

    Olá, estou com um problema estranho em minha residencia e tenho uma duvida se seria o disjuntor, em alguns momentos ao ligar varias coisas ao mesmo tempo a energia cai e volta, principalmente se desligar e ligar o disjuntor.

    Mas oque mais vem incomodando é que 2 dias atrás meu microondas liga e roda o cronometro mais não funciona (Liga em falso), e recentemente o filtro de linha que ligava os 4 aparelhos multimidia da sala parou de ligar o mais forte e quando foi ligado direto a tomada com um adaptador funcionou.

    Estou com duvidas se o problema é o disjuntor ou se pode ser algo da distribuição de energia já que indivualmente os aparelhos funcionam exeto o microondas.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Carlos, o disjuntor desarma por segurança, pode ter uma sobrecarga ou algum curto circuito. Chame um profissional para avaliar no local urgente. Abs

  35. Jaime disse:

    Olá!
    Na minha casa só pega chuveiros blindados o que eu faço para pegar qualquer um?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se você tem o DR (dispositivo de Proteção à Corrente Diferencial Residual) precisa comprar o chuveiro blindado. Se você ¨desconectar” o dispositivo ficará sujeito as fugas elétricas, choques, etc. Questão de segurança.

  36. Ednaldo disse:

    Preciso de ajuda,fiz uma estalacao,em casa o dr,de dentro de casa não cai , mais o da rua cai ,e cheira queimado,eu vou ligo ele passa um tempo ligo outro aparelho ele cai oque fazer?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Chame um especialista alguma coisa foi ligada errada e é preciso testar para resolver.

  37. James disse:

    Parabéns ,me ajudou muito.Problema resolvido.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Que bom 🙂

  38. comprei um forno quando ligo o mesmo desarma o dr e o disjuntor de 35 A toda cozinha fica sem energia antes nao acontecia percebi que o fio na saida do disjuntor e de 2,5mm se eu colocar fio com bitola maior e disjuntor so pra ele resolve o problema

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É ótimo ter um disjuntor só para o forno, mas a bitola do fio e a capacidade do disjuntor deve estar especificada no manual do fabricante.

  39. Flavia Reiff disse:

    Tenho uma airfry Philco 1400w, toda vez que ligo, o disjuntor de 25 desarma. O que fazer?

  40. Maah Leite disse:

    Boa noite!! Boa madrugada, gente me ajudem por favor socorro… me mudei para um apartamento recentemente por volta da 00:00 estava tomando banho, 30 min depois caiu a luz da casa inteira me direcionei até a porta eu vi que a luz do prédio não havia caído. Então fui até meu relógio a chave estava meio abaixada no meio , então eu subi ela toda até em cima por completo, a luz voltou no apartamento terminei meu banho normalmente, o que poderia ser??? O que fazer pra não acontecer de novo? No momento estava ligado além do chuveiro só o moldem da internet e a geladeira, sera que vou precisar de um chuveiro blindado? Não sei nem oque é kk li nos comentários me ajudem por favor.obrigada

  41. Quase toda vez que ligo o microondas o dj está desarmando. Estive analizando e é um mini dj da schneider com curva B. Será que trocar por um curva C poderá resolver o problema?

  42. Edgar disse:

    Maah, no seu caso o problema deve ser o tempo do banho com o chuveiro ligado causando aquecimento nos cabos. Seria bom consultar um eletricista para verificar a condição dos cabos e substituir se for necessário.

  43. Carol Muniz disse:

    Oi é normal o disjuntor sair faíscas luminosa quando ligo a bomba de água o disjuntor é desse material plástico foi bem baratinho

  44. Ailton Pereira disse:

    Ontem começou a chover,e a chave DR desarmou e não ligava ,mais quando a chuva parava e eu esperava um tempo a chave ligava novamente,e quando voltou a chover desarmou novamente

  45. Gleici Real disse:

    Gostei mto das dicas. Ultimamente tem acontecido quedas repentinas de energia na minha residencia. Experimentei desligar tdo e ainda sim caia. Os intervalos de queda sao variados, as vezes dps de 7 hrs de energia contínua, as vezes o desligamento é imediato. Chamei

  46. Gleici Real disse:

    Varios eletricistas pra verificar o cabeamento e nao viram nada que pudesse ocasionar isso. Tomadas ok, equipamentos ok. O q poderia ser????

  47. ola! toda vez q vou tomar banho e ligo o chuveiro, a luz do banheiro começa a piscar fica um tempo o disjuntor acaba caindo. oq devo fazer? tentar trocar só o disjuntor colocar um mais potente? obs: sempre quando vou tomar banho não tem nada ligado apago as luzes da cozinha desligo tv td etc… msm assim ainda cai

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login