Guias anti-pepinos

 
  • foto de Expert

    foto de: Expert

  • foto de Expert

    foto de: Expert

#52

Disjuntor desarma no meio do banho quentinho

Pepinômetro: Moderado e Muito comum

Causa mais comum:

A potência do chuveiro é maior do que a fiação (espessura) aguenta. Para evitar que os  fios  aqueçam  e entrem em curto-circuito  o disjuntor desarma. Na verdade, o disjuntor cai e interrompe a corrente elétrica como um recurso de segurança para evitar super aquecimento, que pode provocar um incêndio. O banho fica frio, mas a casa fica segura.

Outras causas:

Também pode ser que exista mau contato na conexão entre o disjuntor e o fio elétrico do circuito que liga o chuveiro. Ou desarma porque foi usada uma tomada para ligar o chuveiro. A maioria das tomadas é feita para passar  15A de corrente e um chuveiro novo não passa menos que 25A.

Como você poderia evitar:

A melhor coisa seria verificar, antes de comprar, se a potência do chuveiro era compatível com a amperagem do disjuntor. Se você tem um disjuntor de 30A tem que comprar um chuveiro de no máximo 6.600W (30Ax220V= 6.600W). A potência do chuveiro vem descrita pelo fabricante na embalagem. Ou, se você realmente queria um banho mais quente, poderia ter trocado o disjuntor  e a fiação que vai até o chuveiro (maior bitola) . Também é importante ficar bem atento à emenda que se faz para ligar o fio do chuveiro à rede elétrica da casa tem que ficar bem apertada e isolada  com aquele conector, sem usar tomadas . Além de tudo isso, tenha um sistema de aterramento para evitar choques.

Estes guias podem ser úteis para você

18 Comentários em “Disjuntor desarma no meio do banho quentinho”

  1. Weverton disse:

    Exelente post!

  2. Francine disse:

    Obrigada. Me ajudou, estava em dúvida se eram os fios ou algum problema no chuveiro.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Ficamos felizes!

  3. Eduardo disse:

    Olá, moro em apartamento, meu chuveiro é de potência 5500w/127v. Ele tem 4 temperaturas e sempre que acontece de usar na mais quente passa uns minutos e a chave cai. A chave é 30A. Será que pode ser falta de aperto nos fios?
    Obrigado pela atenção!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Eduardo, para chuveiro de 127V/5500 W você precisaria de fiação 10mm² e disjuntor de 50(A), tá caindo pra sua proteção já que a ligação não está dimensionada para isso. A melhor solução é comprar um chuveiro de até 127V/3200 W fiação de 4mm²e disjuntor de 30(A).

  4. cesar duarte de moura disse:

    ola, meu chuveiro desliga a chave da geral da casa, ou seja, o disjuntor do chuveiro não cai e sim a da geral de toda casa, o que faço?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Chame um eletricista. Precisa avaliar se tem algum curto-circuito.

  5. Mônica Costa disse:

    Olá! A minha situação é igual a do Eduardo. É possível trocar o disjuntor e a fiação?

    Desde já obrigada!

  6. Leonarso disse:

    Boa noite percebi que o eletricista enmendou um fio mais fino perto do disjuntor ele ta caindo sempre será que é isso

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pode ser curto circuito, mas tem que avaliar no local

  7. Geovane silva oliveira disse:

    Boa tarde, o meu chuveiro é 6800w 32A 4mm² o dijuntor do chuveiro ta escrito 15. Então eu teria que ter um dijuntor 32A certo? Mas como vou saber se a fiação ta certa?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Para um disjuntor de 15A a fiação é de 2,5mm2. Ou você troca o disjuntor e a fiação ou o mais fácil é comprar um chuveiro de potência menor (220 V 2500w)

  8. André disse:

    Bom dia.

    Tenho um chuveiro duo shower 6800 watts em um ap novo. Estou morando a duas semanas e o disjuntor ja caiu duas vezes durante o banho. No caso, o disjuntor que desarma é o geral e não o do chuveiro.
    Um outro morador me disse que teve o mesmo problema e foi na Leroy (que foi onde ele comprou o chuveiro) e foi aconselhado a levar um chuveiro compativel com DR, porque o nosso disjuntor é DR. Ele me disse que fez isso e resolveu o problema.
    Só que entrei nas caracteristicas do chuveiro que eu comprei (Duo Shower Multitermperaturas) e aparece que ele é compativel com DR.
    O que devo fazer?
    Comprar um chuveiro de menor potencia resolve? Ou troco o disjuntor?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi se o seu disjuntor geral for DR “dispositivo residual” que é um equipamento de segurança, que tem o objetivo de proteger as pessoas contra o choque elétrico, o chuveiro tem que ser blindado compatível com ele. Também é preciso ver se a potência do seu chuveiro está compatível com seu disjuntor um chuveiro 227V de 6800 watts tem que estar ligado a um disjuntor de 35A, talvez seu apartamento esteja preparado para um chuveiro de potência menor.

  9. e se na minha residência for 110v como eu faço a conta seria:30A*110V assim como é feito p 220V

  10. Meu chuveiro e de 5500 w e quando esquenta o dr dispara o disjunto e de 25apere o que ta acontecendo se a fiação e de 6 mm

  11. Ney Silva disse:

    Meu chuveiro elétrico e de 5400w ,220v.coloquei a fiação de 4mm e disjuntor bipolar de 30A. Porém o mesmo desarma quando estou na metade do banho. O que posso fazer?

  12. Rui Suttil disse:

    Tenho uma torneira elétrica que, após ligada por alguns minutos, faz cair o disjuntor. Eu deveria trocar o disjuntor( de 20 por um de 50) ou isso poderia trazer riscos?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login