Guias anti-pepinos

 


Cuidado antes de derrubar parede na reforma

Muita gente quer derrubar parede pra dar um novo visual pra casa. Quebrar parede realmente amplia o ambiente e a casa parece maior. Também se quebra parede para colocar uma porta nova ou fazer aberturas que ligam cômodos.

Mas não dá pra derrubar parede sem ter um cuidado especial. É fundamental ter certeza de que a parede que você quer derrubar não tem função de estrutura e se sua retirada não trará problema para a casa ou para o prédio, se for um apartamento. Se ela for uma parede estrutural ela tem o papel de suportar a casa (ou o prédio) e aí nem pensar em quebrar. Consulte um profissional!

Parede comum ou parede estrutural?

A primeira coisa a saber é qual o sistema de construção que foi usado pra fazer sua casa.

Se a a estrutura é feita com vigas e pilares, as paredes tem apenas a função de vedar os ambientes. Paredes de vedação (também conhecidas como paredes comuns) geralmente  são feitas de blocos de concreto, tijolos cerâmicos ou painéis pré-moldados. Esses elementos não são dimensionados para resistir às cargas além de seu próprio peso; estão lá só pra fechar. Se esse for o caso, é possível retirar paredes ou fazer novas aberturas para portas e vãos. É só identificar as vigas e pilares e não derrubá-los.

Agora, se o sistema for de alvenaria estrutural, como o próprio nome já diz, as paredes tem a função de estrutura da construção. Nessas obras não se usa pilares e vigas. Nesse tipo de construção, as paredes são feitas de blocos de concreto estrutural.

Como neste sistema construtivo é a própria parede que sustenta a construção é difícil executar mudanças e reformas. Se quiser saber mais, veja aqui o que é alvenaria estrutural.

Cortar ou derrubar parte da alvenaria pode ter consequências graves.

Se esse for o caso da sua casa ou apartamento e você quiser reformar, não derrube nenhuma parede sem  consultar um engenheiro ou um arquiteto. Ele pode verificar se a intervenção é possível e planejar uma  estrutura de reforço (pilar ou viga) para ser feita antes da remoção da parede, garantindo a segurança estrutural da construção.

Minha casa não é de alvenaria estrutural. Então posso derrubar a parede?

Primeiro tenha certeza de que não irá derrubar nenhuma viga ou pilar junto com a parede.Tem que consultar o projeto estrutural, ou  o pedreiro faz um rasgo em linha horizontal na argamassa na largura inteira da parede para encontrar as estruturas de concreto.

Além disso, tenha certeza de que dutos de água, energia, gás, cabos de televisão ou de telefone não serão atingidos. Neste aspecto, as paredes da cozinha e do banheiro merecem atenção especial, porque nesses locais passam tubulações de distribuição de água. É sempre melhor contratar um arquiteto ou um engenheiro se quiser derrubar parede.

Se você morar em prédio, saiba que há uma nova norma que exige que você contrate um engenheiro ou arquiteto responsável por alguns tipos de obra, principalmente as que podem afetar a estrutura, como derrubar uma parede. Se quiser saber mais sobre isso veja aqui.

 

 

Estes guias podem ser úteis para você

89 Comentários em “Cuidado antes de derrubar parede na reforma”

  1. Edilson Cavalcanti disse:

    Bom dia,

    Tenho um apartamento sobre pilotis e gostaria de saber se posso derrubar uma parede que separa a cozinha da sala de jantar, para fazer a cozinha em ilha, essa retirada afetaria a estrutura do prédio?

    Desde já obrigado.

    1. Katia disse:

      Obrigada por participar de 100pepinos!

      Para casos estruturais é sempre bom chamar um profissional engenheiro ou arquiteto para uma orientação no local. Mas, segue uma tentativa de ajudar a distância.

      Pelo que entendi os pilotis estão no térreo livre (garagem) segurando a laje do seu apartamento e podem continuar ou não no piso superior,geralmente pilares estão sobre pilares, mas o tamanho deles vai diminuindo conforme sobem os andares, o térreo tem que aguentar mais carga!

      O importante é verificar se essa parede que você quer retirar faz parte ou não da estrutura, se tem elementos estruturais do prédio em seu
      interior. Para isso você pode consultar uma planta de estrutura,perguntar sobre reformas desse tipo ao síndico, se algum vizinho já fez?
      Se é permitido? Ou pedir para que o pedreiro faça um rasgo na horizontal de fora a fora para ver se ela é toda construída com blocos estruturais (pouco provável, pois prédio sobre pilotis eram construídos no sistema pilar+viga+parede de fechamento)ou se no rasgo vai aparecer algum pilar ou viga escondido. Se tiver pilar ou viga tem que deixar no local ou contratar um engenheiro estrutural para pensar como reforçar e remanejar a estrutura para poder demolir. Agora se for só de fechamento é possível demolir sem abalar a estrutura.

  2. Elizabeth Nishioka disse:

    Quero conjugar a sala e cozinha. Meu ap é super pequeno. Eu e meu marido trabalhamos na sala e com metade da cozinha quero aumentar a sala. Alguém pode me ajudar? Com essa nova lei, preciso desse laudo. Mas fica o dobro do preço do pedreiro.
    Onde posso conseguir esse laudo mais barato? A prefeitura fornece?
    Obg. Beth.

    1. Katia disse:

      Olá Elizabeth, A norma estabelece que reformas em prédios precisam ter um responsável técnico, ou seja, um engenheiro ou arquiteto, e que seja entregue um plano da reforma ao síndico do prédio.Essa é uma medida de segurança porque infelizmente está difícil contar com o bom senso. Tem muita gente derrubando parede por aí e numa época em que tantos prédios são de alvenaria estrutural (a parede é a própria estrutura), os riscos são imensos. Não dá pra mexer na estrutura só com pedreiro. Peça ao CREA ou CAU de sua cidade uma lista de profissionais habilitados para fazer o laudo. Pesquise preços (não existe uma tabela!), mas leve em consideração também se o profissional vai realmente avaliar sua reforma e garantir a segurança. Algumas prefeituras tem modelos de laudos para os profissionais. Boa sorte 🙂

  3. Bianca disse:

    As paredes estao mofadas e é possível reformar srm demolir

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Bianca,
      É possível acabar com o mofo sem demolir, mas precisa saber direitinho de onde vem o mofo para avaliar a melhor solução.Está na base ou no topo da parede?Tem terra encostada na parede?Por exemplo, o aparecimento de umidade na base da parede pode indicar que a impermeabilização da fundação foi mal feita. Este problema é difícil de consertar, depois de pronto, não há acesso às fundações…daí tem que retirar todo o reboco de uma faixa da parede e impermeabilizar muito bem… uma opção é aplicar a argamassa polimérica é como uma tinta direto no tijolo depois de remover todo o reboco e o pedreiro mesmo pode fazer!

  4. Luciana disse:

    Vou fazer uma reforma. O proprietario não tem nenhuma planta, e quero derrubar um pedaço de parede (onde tem uma janela) para transformar em porta. Também será necessário colocar mais pontos elétricos (tomadas/luminarias) e hidráulicos (uma pia em uma parede de tijolo aparente, sendo que tem um banheiro atrás, com um chuveiro na mesma parede, e este chuveiro não será mais utilizado. Posso usar o mesmo ponto?). Minhas preocupações são com a integridade da parede de tijolos, e também se a parede que quero derrubar é estrutural ou não. Não consegui localizar nenhum pilar a vista.
    Quais as soluções mais economicas para o meu caso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É sempre bom chamar um profissional engenheiro ou arquiteto para uma orientação no local. Dificilmente a estrutura está a vista, você pode pedir para que o pedreiro faça um rasgo na horizontal de fora a fora para ver se a parede é toda construída com blocos estruturais ou se no rasgo vai aparecer algum pilar ou viga escondido.Se não for alvenaria estrutural. Se tiver pilar ou viga tem que deixar no local ou contratar um engenheiro estrutural para pensar como reforçar e remanejar a estrutura para poder demolir com segurança. Se o sistema for de pilar+parede de vedação a área de janela está liberada para demolição, pois lá não tem elementos estruturais. Sobre o novo ponto de hidráulica o instalador vai usar os pontos existentes para levar água e esgoto aos novos pontos … ele tem que rasgar a parede/piso para embutir a tubulação, por isso estar na mesma parede é uma vantagem. Uma alternativa econômica é deixar a tubulação de elétrica e hidráulica aparente, não precisa rasgar e recompor a parede. Para elétrica, no mercado há também as fitas eletrificadas para instalar novas tomadas, é uma fita fina que cola na parede e liga energia de uma tomada a outra sem quebra-quebra, é só colar, colocar uma tela e pintar,o custo da fita é mais elevado. Boa sorte 🙂

  5. Felipe disse:

    Queria saber a melhor forma de mole uma parede que se encontra grudada na parede da outra residência ao lado.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Felipe,

      Se a parede está grudada a do vizinho é difícil demolir sem causar danos, pode ser que você tenha até que reforçar estruturalmente a outra parede para que ela fique de pé e refazer partes. Se você precisa mesmo demolir, o melhor é conversar com ele para informar e combinar que você assumirá qualquer dano causado na casa vizinha.

  6. jessica disse:

    boa noite? tenho um apt com 48 metros quadrados.
    eu e meu marido queremos comprar o apt ao lado, mas tenho medo, o que devo fazer, si comprarmos o apt queremos derruba a parede que interliga uma sala para outra, tambem quero liga uma cosinha na outra e derruba a parede do banheiro pois si comprarmos teremos dois banheiros um sera o social e o outro que vai interliga ao meu quarto onde pretendo bota uma banheira, mas quero saber o que devo fazer antes de toma qualquer decisao
    ateciosamente jessica gonçalves

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Jéssica,
      Antes de comprar chame um engenheiro ou arquiteto que pode te ajudar a ver as questões técnicas e legais que dirão se é possível fazer essas alterações. Boa sorte.

  7. Sonia disse:

    Olá,estou fazendo uma reforma em casa e gostaria de saber o seguinte: tenho uma sala que mede 3,20m por 5,05 e um corredor paralelo à parede maior que mede 3,00m.Nesta parede maior há um vão de 2,00 que dá acesso à copa.O meu desejo é aumentar a sala retirando uma das paredes do corredor,porém nesta parede há um pilar e o pedreiro solicitou o parecer de um engenheiro que disse que isto é possível fazendo uma contra-viga, mas o pedreiro argumentou que é um procedimento muito complicado.Gostaria de saber o que é uma contra-viga? Isto resolve o problema da retirada do pilar? o procedimento é realmente complicado?
    Aguardo contato,

    Atenciosamente, Sonia

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Sônia,
      A contra-viga é um reforço horizontal, nesses casos normalmente tem que desviar a carga desse pilar para outra parte da estrutura fazendo peças de reforço. Se o engenheiro diz ser possível, não deve haver problemas. Mas, tem que pedir para ele fazer um projeto com a indicação das ferragens, da localização do reforço e os tamanhos de vigas ou pilares, orientar o pedreiro e assumir a responsabilidade técnica pela obra (faz uma anotação de responsabilidade técnica junto ao CREA). Para o pedreiro fazer sozinho é complicado mesmo e perigoso!

  8. Danubya disse:

    Bom dia, tenho uma parede de um quarto, onde estou querendo abrir uma porta para fazer uma suíte. A minha dúvida é saber se teria alguma possibilidade de após ser aberta essa porta a parede pode vir a cair.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Danubya, Como falamos na materia…se a parede for estrutural ou se tiver pilar e viga não pode derrubar sem antes fazer um reforço. Se for só fechamento pode e não é pra cair se a obra for feita com segurança e do modo correto. Temos um novo canal para dúvidas: https://www.facebook.com/groups/100pepinos/Abs

  9. Raphael borges disse:

    Boa noite. Meu apartamento é feito com paredes estruturais e esta cheionde avisos proibindo rasgos, aberturas, paredes, tirar portas, abrir passa prato etc. Posso pendurar minha TV na parede e esconder os fios por dentro da parede? Ou subir uma caixinha da tomada para atras da TV? Se não, qual alternativa? Não gosto de painéis!!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Raphael, se não pode rasgar a parede pra embutir e você não gosta de painéis…a única opção é fazer a tubulação aparente até o centro da TV.

  10. warllen disse:

    Boa noite Equip,

    Em uma parede de 2,20 tem uma porta com 0,75 normal teria algum problema em abrir o vao de 0,75 da porta para 1,30 mesmo com a parede somente aumentar a passagem sem tirar a parede? E sendo possivel por seguranca posso colocar uma viga acima para compensar este 0,55 que aumentaria para estruturar caso seja necessario. Parede de bloco de concreto sem preenchimento interno.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Warllen. Se a parede não é estrutural é possível abrir o vão. E tem que colocar uma verga em cima do vão para estruturar essa abertura. Criamos um grupo no FB pra compartilhar as perguntas. Entra lá!

  11. Virginia Eufrasio disse:

    Oi, gostaria demolir o balcão da cozinha americana. Posso fazê-lo sem problema?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Virginia, geralmente a mureta é pra dividir e sustentar o balcão e não é estrutural, esse tipo dá pra demolir.

  12. Paulo Victor disse:

    Boa Noite, preciso muito da orientação de vocês.
    Desejo abrir uma porta de 60cm no quartinho de empregada. O apartamento tem 70m² e fica no térreo. O prédio é caixão, com paredes de alvenaria estrutural, mas foi construído em 1994 por construtora conhecida em Recife e as fundações são de estacas pré-moldadas de concreto. Vale salientar que em cada apt passam 3 vigas verticais de 10/30 e o prédio também tem cinturões. Onde pretendo abrir a porta será para o corredor interno do apartamento e nessa parede não tem nenhuma tubulação, nem vigas, é apenas alvenaria. Seria possível colocar um vigote no topo da porta para abrir a parede em apenas 60 cm? Eu soube que outros apartamentos no prédio já fizeram isso.
    Muito obrigado desde já!
    Paulo

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pelo relato não é nenhuma parede estrutural e você também não irá romper com vigas e pilares. Assim é possível.

  13. Maria disse:

    Olá gostaria de saber como posso fazer pra colocar ponto de TV, telefone e tomada de um lado da parede já q a parede do apartamento e estrutural e isso está do lado oposto q eu e quero obrigada

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Maria, você pode usar as eletrofitas que você cola sobre a parede sem fazer quebras e depois dá acabamento de pintura. Ou deixar a fiação passar aparente, um recurso é usar o rodapé pra disfarçar. Abs

  14. Paulo Guarnieri da Rocha disse:

    Olá! Estou com um problema. Estou precisando colocar um armário em uma parede do quarto da minha nova casa. Só que nessa parede tem uma pequena parede extra, perpendicular, prolongamento do corredor que dá acesso ao meu quarto. Ou seja, tem a porta, um corredor que dá acesso ao escritório, e no final desse, meu quarto. Só que a parede desse corredor entra uns 60cm dentro do meu quarto, passando da parede onde quero embutir um roupeiro, e esse não cabe no espaço. Então eu gostaria de tirar aquele pedaço de parede, de modo que, quando acaba o corredor, fique uma porta normal, e o roupeiro caiba nesse espaço.
    Meu medo é que tenha alguma coluna de sustentação nessa porção que eu quero tirar. Mas eu preciso, desejo mesmo, tirar fora aquela porcaria de parede. O que eu posso fazer para impedir que a lage do teto caia, caso eu venha descobrir que exista uma coluna incrustada dentro dessa parede?
    Agradeço desde já!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Paulo, um engenheiro ou arquiteto pode calcular uma estrutura auxiliar de reforço para poder tirar algum pilar existente sem causar danos estruturais. Precisa consultar um profissional, as vezes esse processo é simples em outra a mudança estrutural pode ser complicada.

  15. Heide cristina disse:

    Olá boa tarde comprei um apto e gostaria de fechar a parede da cozinha americana predio arquitetura estruturale diz que não pode remoção parede e nem totalidade

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Heide,
      Se for alvenaria estrutural não pode derrubar paredes. Construir é sempre possível.Mas,só um profissional para olhar os projetos estruturais e dar o parecer do que é possível.

  16. johny mota disse:

    Ola, tudo bem ? meu nome e johny mota, tenho uma casa duplex foi feita com alvenaria, tem viga e pila também, bem ! a casa de baixo só tem uma parede de alvenaria mais em cima dela tem uma viga de concreto com ferro, quero retira essa parede para liga a sala com a cozinha, mais quero ajuda para saber se posso retira essa parede
    detalhe a casa tem 15m de tamanho 330 de largura, são 14 pilares e 7 viga incluindo a da parede que quero retira, agradeço se você me orientar.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Johny, se a parede for de vedação pode ser removida, mas NUNCA remova os pilares e vigas estruturais. Chame um profissional para uma avaliação no local.

  17. Marcia disse:

    Bom dia! Gostaria de remover uma porta de uma parede estrutural. Posso retirar o batente e manter o vão, sem alterar as suas dimensões?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Márcia, pode sim. Isso não altera em nada a estrutura da casa.

  18. Igor Rafael disse:

    Boa tarde. Quero aumentar o tamanho do meu portao e pra isso eu teria que prolongar a viga acima do portão, como faço isso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Igor, para fazer o prolongamento ou até a substituição da viga existente é necessário que o profissional faça uma avaliação no local.

  19. Douglas disse:

    Boa tarde,

    Tenho dois apto duplex pequenos e estou querendo unir as duas unidades, mas queria retirar uma das escadas de um apartamento, ficando com apenas uma. É possível tirar uma dessas escadas e fechar o buraco que vai ficar onde passava a escada, aumentando o espaço do cômodo que fica no piso superior?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É possível. Consulte um profissional para o dimensionamento do fechamento e retirada com segurança da escada.

  20. Andreia a Gonzalez disse:

    Boa noite!
    Por favor, gostaria de uma informacao.
    Minha casa tem um corredor lateral externo direito, na frente de casa tenho um comercio e gostaria de utilizar parte deste corredor (aprox. Metade) para fazer um banheiro e tambem deixar este comercio e banheiro separados da casa para futuramente alugar, este comercio fica na entrada principal e o restante da casa eu usaria uma entrada/rua que fica nos fundos e permitido ser feito isso, ja que tenho dois endereços?
    Obrigada.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Andreia não sei se entendemos bem.Você tem dois endereços, dois terrenos e aprovação certinha da casa e do comércio? Na verdade precisa avaliar no local e verificar na prefeitura se o banheiro não vai invadir o recuo lateral e nem a parte aprovada destinada a moradia e a parte destinada ao comércio.

  21. Marcus Vinicius disse:

    Olá, derrubei uma parede para ampliar o quarto e quando fui ver tem uma viga no chão , posso tirá-la? Posso tirar a metade dela só? Qual é a melhor maneira pra resolver isso? Esta igual a foto lá de cima do lado direito

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Marcus, deve ser uma viga invertida e não pode tirar sem uma avaliação de um engenheiro ou arquiteto. Ele pode indicar que reforço é preciso para poder cortar uma parte dela.

  22. Fernanda disse:

    Ola boa noite eu estou querendo colocar mais um ponto de luz na sala, nesse caso eu posso fazer um pequeno corte no teto apenas para imbutir o fio?
    Obgdu e boa noite

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Fernanda, dependendo do tipo da laje e do recobrimento dá para embutir um fio encapado. É preciso ver com o eletricista no local. Outra solução é utilizar a fita eletrificada que é uma especie de “fita crepe” chata que leva energia sem quebra-quebra.

  23. Dayanne disse:

    Recebi meu AP pela MRV e tem um passa prato entre uma coluna e outra, ele fica bem no meio,queria levar esse balcão pra ponta eliminando a outra parede q mede 109 centímetros,como faço pra saber se UE poço oi não?

  24. Moacyr Fh disse:

    Tenho uma parede com 4m de vão. No meio tem uma porta de correr de cerca de 2,60m. Quero fechar esta porta e abrir um vão ao lado desta de 80cm. A parede e’ estrutural. Este e’ o 1o pav. Tem mais 2 acima. Caso tenha uma viga, fora a fora, apoiada nas paredes perpendiculares, e’ possivel? Grato.

  25. Regina disse:

    Uma nova proprietária do meu prédio está fazendo obras no apartamento e abriu um vão de mais ou menos 1 m x 0,80 m numa parede que dá para o poço do elevador. Atrás dessa parede, a uns 20 cm de distancia, tem uma parede de concreto. Essa abertura é permitida?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Pelo que relatou parece que a abertura não foi em parede estrutural. Mas, se é permitida ou não precisa verificar com o construtor ou síndico do condomínio.

  26. Fabiana disse:

    Por favor, gostaria de saber se posso quebrar a parede e o banheiro que ficam dentro do meu quarto. O banheiro é muito pequeno e nao está sendo utilizado. O quarto fica no final da casa. A consteução é de alvenaria e o teto é de laje.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Fabiana, é preciso avaliar no local se o banheiro tem algum elemento estrutural (pilar) ou se é só parede de fechamento. Consulte um profissional.

  27. Fabiana disse:

    Construção*

  28. Rodrigo Gil Antunes disse:

    Bom dia,
    Estou querendo fazer uma obrar o meu apartamento e colocar uma piscina de fibra pequena, porém necessito do cálculo estrutural. Minha pergunta é a seguinte. Como proprietário tenho direito a ter esse projeto de cálculo estrutural?, ou seja, o construtor ou calculista são obrigados a me fornecer esse cálculo?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Rodrigo, você só tem direito se houver previsão para piscina no projeto original. Se não houver o construtor pode te fornecer o projeto que diz a carga que a laje do seu apartamento aguenta. As não é possível estruturalmente adicionar o peso de uma banheira ou piscina. Se for possível, precisa contratar um profissional para fazer o novo cálculo, trata-se de um novo projeto.

  29. Douglas disse:

    Minha casa tem coluna e sapata em cada quina.eu quero aumentar o quarto retirando a parede que fica a janela aumentar e repor será que mais tarde não vai mé da prejuízo

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Douglas, você não deve remover elementos estruturais e para ampliar também é necessário fazer uma nova fundação e estrutura. Consulte um profissional.

  30. João Santana disse:

    Tenho um vazamento no meu muro de arrimo devido a canalização do esgoto do vizinho. Estou numa cota abaixo de mais ou menos 4m do vizinho. A caixa dele tem 2m de profundidade.
    Posso abrir o muro para fazer o reparo do cano?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      João,para fazer qualquer abertura no muro de arrimo que é uma peça chave estrutural é preciso consultar um profissional que deverá ir ao local.

  31. Jorge Wilson disse:

    Olá,
    Eu tenho uma dúvida.
    Estou fazendo a reforma no meu apto e em todas as paredes, no final do pé direito, passa uma cinta de 30cm de concreto. A minha pergunta é se eu posso fazer um furo de 12cm de diametro pra passar o duto de uma coifa.
    Obrigado

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Jorge, um profissional precisa avaliar no local.

  32. Joel disse:

    Boa tarde,
    Adquiri um apartamento feito de blocos pre moldados, e gostaria de saber se é necessário contratar um engenheiro apenas para troca de piso, para passar um encanamento de água da área de serviço ao banheiro e uma tubulação de gás da área de serviço até a sacada?

    Obrigado!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Instalação de gás é coisa séria. Você precisa chamar um profissional, questão de segurança.

  33. Fabio disse:

    Gostaria de criar uma porta em uma parede no segundo andar da minha casa. Ocorre que essa parede possui uma viga na parte de baixo, na horizontal, de aproximadamente 25 cm porque a mesma não foi construída em cima de uma outra parede do andar de baixo. Sendo assim, eu posso criar essa porta nesta parede e quebrar a viga na extensão da porta?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Trata-se de uma viga invertida, e é preciso fazer um reforço estrutural para tirar parte dela. Consulte um profissional.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É possível, mas o profissional precisa avaliar se a parede aguenta suportar a nova varanda ou se necessitará de reforço para construção. Também é preciso entender se o condomínio aceita esse tipo de alteração na fachada e se não afetará nenhum recuo obrigatório.

  34. João Álvaro Carneiro disse:

    Pretendo contratar uma arquiteta/pedreiro de sua confiança e colocar uma porta com largura de 62cm (último andar). A parede é autoportante (sem viga e pilar). Há necessidade de colocar ferro ou concreto armado, para dar sustentação horizontal à construção?
    Muito grato.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se a parede não é estrutural é provável que não precise de reforço. O profissional que irá contratar avaliará melhor no local.

  35. João Álvaro Carneiro disse:

    Pretendo contratar uma arquiteta para orientar a derrubada de uma parede e colocar uma porta com largura de 62cm (último andar). A parede é autoportante. Há necessidade de colocar ferro ou concreto armado, para dar sustentação horizontal à construção?
    Muito grato.

  36. Gunther Roessler disse:

    Moro em um prédio de bloco estrutural. Gostaria de descarcar uma parede para deixar somente nos blocos e envernizar.
    Isso compromete a estrutura ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Não, você vai retirar só o acabamento, sem problemas. Entra no nosso grupo no FB: https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  37. Renata Castri disse:

    Bom dia,
    Minha casa é feita com alvenaria comum (vigas e pilares), gostaria de fazer uma abertura da cozinha para a sala, porém não mexeria na viga nem no pilar, gostaria de fazer a abertura no limite da viga. Tem alguma problema?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se você vai derrubar só alvenaria de vedação não há nenhum problema.

  38. Alda Jardim disse:

    Bom dia.quero abrir uma porta do banheiro pro meu closet.nessa parede fica meu armário que já cortei uma parte para a porta.posso abrir sem medo.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Alda, verifique se a parede é só de vedação e se não há nenhum elemento estrutural (pilar, viga) antes de quebrar.

  39. Julie disse:

    Comprei um sobrado de alvenaria estrutural a 3 anos o antigo morador cortou a parede do quarto e fez um closet e também quebrou a parede do outro quarto para transforma-la em uma suite, o corte se deu até a altura da porta, fiquei um pouco assustada com a informação de que a estrutura da casa pode ter sido abalada, devo reconstruir as parede e vai adiantar fazer isso?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Julie, reconstruir não adianta, a parede nova não vai ser estrutural e vai adicionar mais peso a casa. O ideal é chamar um profissional para avaliar se foram feitos os reforços necessários e se tem algum dano. Ele também poderá orientar se precisar fazer um novo reforço. Temos um grupo no FB, entra lá: https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  40. Boa noite! Tenho dois ambientes, sala e quarto ligados por uma parede com uma porta de 0,89cm de largura, acima dessa porta tem uma viga passando horizontal, gostaria de aumentar a largura dessa porta para fazer com que fique um biente conjugado, a pergunta é: se eu abrir essa porta, na vou mexer na altura, vai afetar a estrutura da casa de cima? Ou pode ser feito? Preciso fazer alguma outra estrutura? Fico no aguardo! Obrigada

  41. Mauro disse:

    Olá
    Comprei um apto construído com blocos estruturais e fiz algumas PEQUENAS mudanças de tomadas, quando digo pequenas, são pequenas mesmo, do tipo de cima da pia pra trás da geladeira, pra tirar outra que ficaria atrás da cama, tudo coisa pequena. Isso poderia danificar a estrutura ?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Se foram pequenas, provavelmente não. Mas, em alvenaria estrutural é melhor usar fita eletrificada para fazer mudanças sem cortar a estrutura.

  42. Angela Calumby disse:

    Tenho um apartamento no primeiro andar num edifício, tipo ‘caixão’ (três ap no térreo e três no primeiro andar). Ele tem cerca de 35a de construído.
    Gostaria saber se posso colocar ‘piso sobre piso’ (com ceramicar e argamassa apropriada) sem danificar a estrutura do prédio.
    Grata,
    Angela

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Ângela, provavelmente sim esses edificios tem estrutura para aguentar sobrepeso. Mas é preciso avaliar no local vendo o projeto estrutural. Abs

  43. Moro em um apto no primeiro andar, quero passar minha rack e tv para uma parede que não tem tomadas e nem fiação para a tv. gostaria de saber se posso fazer cortes na parede e passar conduítes para levar essa fiação a parede que eu quero?

  44. Carol Morello disse:

    Olá, adorei o site e fiquei muito feliz em vez como vcs são atenciosos ao responder todos os comentários, Isso é raro.
    Mas vamos lá, gostaria de quebrar algumas paredes para ampliar o espaço, já vi que elas não são estruturais, mas meu pai, que é pedreiro, disse que não acha seguro demolir pois as colunas de sustentação da casa são muito estreitas, finas e que a casa já possui umas rachaduras do lado de fora. Esta casa de que falo é no segundo andar. Seriam umas duas paredes e colocar uma porta de vidro onde é uma janela. O que vc acham?
    Gostaria de aproveitar o ensejo e perguntar tbm se existe alguma técnica de demolição de paredes em que não haja muito impacto. essa coisa de quebrar na marretada as coisas me deixam meu ressabiada.
    Obrigada.

  45. Bruno disse:

    Bom dia. Moro em um apartamento de alvenaria estrutural de 4 pavimentos. MOro no terceiro pavimento (segundo andar).
    Para instalação de ar condicionado eu fiz um corte na parede de 1,5m para passar a tubulação e o pedreiro fechou com gesso,
    Gostaria de saber se há risco para a estrutura e se há forma de remediar isso.

  46. Rodrigo Silva disse:

    Boa noite! Meu apartamento é de paredes de concreto no 1º andar, sendo o bloco de 5 andares. Posso fazer um rasgo na parede de 1 metro de comprimento na vertical para colocar um conduíte para passar fiação elétrica para instalação de uma nova tomada elétrica?

  47. Rose Oliveyra disse:

    Adquiri um apt com paredes estruturais e gostaria de fazer dois pequenos furos para embutir duas caixas de interruptores e vou usar eletrofita para evitar rasgar a parede. Os furos seriam realmente pequenos, apenas para embutir as caixas dos interruptores. Posso fazer isso?

  48. Boa noite!
    Meu nome é Jorge Fernando e Sou Eng. Civil especialista na NBR16.280 para reformas em apartamentos.
    Qualquer duvida estou as ordens no tel:(11)97466618

  49. Boa tarde.
    Eu moro em um sobrado e preciso retirar uma parede no térreo para ampliar ambiente, nessa parede tem 2 pilates mas laterais e a viga portanto não irei mexer nelas, nessa mesma parede tem a janela e a porta e entre os dois uma pequena parede. Minha dúvida é se posso ou não remover esta parede. Isso poderia abalar a estrutura dos andares de cima ou não devido cada andar ter sua própria coluna e suas vigas?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login