Guias anti-pepinos

 
  • foto de Expert

    foto de: Expert

#4

Contrapiso ruim: desnivelado, trincado e soltando

Pepinômetro: Moderado e Ocasional

Causa mais comum:

o pedreiro deve ter aplicado a argamassa em cima do chão sujo (terra, poeira) e sem ter feito a camada de aderência, que é uma preparação da base que o pedreiro faz, polvilhando cimento e água e espalhando, antes de aplicar de fato a argamassa. Nesse caso, o contrapiso trinca e solta e pode ficar cheio de manchas.

Também pode ser:

que o pedreiro não tenha definido a altura e marcado o nível antes de começar, e aí ficou tudo torto.

Como você poderia evitar:

Contrapiso ruim ou bom depende muito mais da qualidade do trabalho do pedreiro. Mas você poderia ter  confirmado com ele, antes de começar a obra,  se ele limparia a base (chão) e se ele faria a tal camada de aderência, antes de aplicar a argamassa. E, além disso, poderia ter ido no comecinho da obra pra ver se ele realmente estava fazendo o combinado e usando os marcadores de nível e de altura.

 

Estes guias podem ser úteis para você

31 Comentários em “Contrapiso ruim: desnivelado, trincado e soltando”

  1. Glaucia disse:

    Excelente dica! eu aprendi o que é um contra piso regularizado e nivelado depois de passar por esse “pepino” com uma empreiteira que simplesmente não fez o contra piso, nem regularizado e muito menos nivelado e insistia que tinha feito, por sorte a empresa que instalaria o piso laminado me deu essa aula e laudos para tomar as medidas necessárias contra a empreiteira…
    se já conhecesse o 100pepinos certamente não teria tido aborrecimentos e gastos desnecessários….
    Parabéns pela iniciativa!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Obrigada Gláucia! Queremos mesmo que mais pessoas saiba o básico para não errar nas obras.

  2. maria disse:

    Boa tarde! Por gentileza, foi feito o contrapiso e o pedreiro colocou tela na casa inteira, no entanto dois comodos trincaram e aparentemente esta solto…como posso resolver sem quebrar?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Maria,
      Se a área for pequena dá para consertar só os pontos com trincas. Mas, tem que quebrar para reparar.

  3. Gerson disse:

    Aproveitando.. ru tenho um piso queimado “vermelhão” já tem anos ele é tá soltando pó, tem alguma medida pra parar de soltar esse pó? Vi um produto anchortec Foshard. aditivo que põe depois de feito.. Não posso quebrar nem mexer nele durante 1 ano o orçamento tá super apertado.. alguém tem um
    Solução

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Oi Gerson, esse esfarelar pode estar ligado aos materiais de má qualidade utilizados, ao processo errado de fabricação da argamassa ou aos cuidados pós a aplicação como manter o piso úmido e não andar sobre ele. A sugestão para remediar é aplicar um aditivo endurecedor de superfície para interromper o processo de soltar poeira. Esse que você citou é uma das marcas do mercado. Boa sorte 🙂

  4. Ronaldo Sena - Rondonia disse:

    Bom dia !! Parabéns pela ajuda a todos nós!!
    Bom eu tenho um contrapiso, ele está bom, porem tem algumas trincas e não está tão piso ou desempenado para min passar aquela tinta de piso, me falaram que se passar uma nata de cimento, irá me incomodar daqui uns meses, seria interessante o uso de argamassa? o que eu poderia fazer para deixar a parte superior mais bacana para depois vir com a tinta para piso, para ficar uma superfície pintada e bacana?
    desde já agradeço toda atenção!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Ronaldo, a nata de cimento regulariza a superfície. Mas em parte com muitas trincas e imperfeições só refazendo mesmo.

  5. Helio disse:

    Olá, boa tarde!

    O que fazer sobre um contrapiso tendo como base tijolos de barro, nivelado,porém após a execução,está trincando e com som de oco (solto)?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Helio, tem que refazer as partes ocas e identificar se o problema é do contrapiso ou se é a base que está cedendo.

  6. Tereza disse:

    Meu contrapiso esta trincado e com som de oco, tem problema se colocar o piso desse jeito

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Sim ele pode soltar. Precisa regularizar antes.

  7. Cecilia Lopes disse:

    Bom dia! Meu quintal está soltando muita areia, posso passar uma nata de cimento para resolver o problema e se isto dura bastante ou preciso usar outro produto? Me ajude por favor!!!

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Cecilia, o profissional tem que avaliar o problema no local. Só com o que descreveu parece que uma nata de cimento seria uma solução temporária.

  8. Raul Decanine Neto disse:

    O pedreiro fez o meu contra piso com um desnível… Vou colocar tipo laminado… Sei que irá dar problema, pois eles dizeram que não podia ter desnível… A minha pergunta é… Da para arrumar esse desnível fazendo mais uma camada de contra piso e colocando em cima desse errado?? Se tiver jeito me explique como??

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O técnico do laminado orienta como o piso deve estar para evitar problemas. Se o desnível estiver muito grande se faz uma camada niveladora pra preparar o contrapiso para instalação.

  9. carlos alberto disse:

    gostaria de saber como se faz essa camada reguladora para nivelar o piso

    1. Equipe 100pepinos disse:

      É uma camada de argamassa, que tem que ser firme e áspera.

  10. Neusa disse:

    Ola bom dia,comprei um roupeiro e ao montar descobri que o piso tem uns 5cm de desnivelamento,tivemos que improvisar alguns calços para poder deixar mais ou menos,entao como nao posso mexer no piso pensei em mandar fazer uma base de madeira mas nao sei medir,preciso de orientaçao,obrigada..

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Neusa,o marceneiro que vai fazer a base pode medir pra você…e é melhor assim evita erros.

  11. Sueli disse:

    Se puder dar sua opinião agradeço, minha casa já tem 2 anos pronta, acontece que o chão está fazendo barulho de oco na sala e nos quartos mas não era assim o que podemos fazer pq quebrar tudo não dá muito dinheiro jogado fora. Me dê uma luz por favor.

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Sueli, tem que observar e você pode ir retirando e arrumando os pisos soltos, quem sabe são só algumas áreas com problema. Agora, se começar a soltar tudo não tem jeito tem que refazer mesmo. Boa sorte e entra no nosso grupo no FB https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  12. jeronimo jose oliveira queiroz disse:

    ola boa tarde, meu contrapiso de minha casa ja tem uns 5 anos so agora que vou por o piso, percebo que algumas partes esse contra piso bate fofo, como estivesse oco, eu poço por o piso normalmente ou tem que quebrar e refaze-lo

    1. Equipe 100pepinos disse:

      O ideal é refazer as partes ruins pra não ter problemas com o piso. Temos um grupo para as perguntas no FB, entra lá: https://www.facebook.com/groups/100pepinos/?fref=ts

  13. Auberto herculano disse:

    Olá, bom dia,

    Terei que remover todo o piso “tacos de madeira”.
    Como deve ser feito o contrapiso para receber posteriormente o o porcelanato?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Após remoção do taco e cola tem que avaliar se o contrapiso está nivelado, áspero e regular. Se não precisa fazer a regularização com uma nova camada. Prestar também atenção se precisa subir um pouco a altura, os porcelanatos são bem mais finos em espessura que os tacos de madeira.

  14. Monique disse:

    Boa noite, eu tinha um quintal com grama e o pedreiro removeu a grama, cimentou e regularizou para receber o porcelanato, porém está trincando e com som de oco, uma area de aproximadamente 40m2. Ele nao usou tela. O que pode ter ocorrido? E teria uma solução pra nao ter que quebrar tudo e fazer novamente?

    1. Equipe 100pepinos disse:

      Olá Monique, se ele só usou cimento em cima da terra está errado! Precisava fazer uma armação de ferro e colocar concreto (cimento+areia e pedra). A solução é retirar e refazer o serviço.

  15. henrique disse:

    OLá, fiz um piso (revestimento externo) com cimento e areia. Porém ficou com aspecto “grosso”, pois eu “rodei” com rodo normal caseiro.. Eu quero dar uma alisada, acabamento mais fino, liso nesse cimento que já está seco. Como faço? Pode me ajudar?

  16. Ione lima disse:

    Meu pedreiro fez o contra piso e ficou elevado tenho como lixar pra nivelar com a cerâmica pra por piso sobre piso e no piso que fico elevado.

  17. Elaine Franco disse:

    Precisei usar isopor para nivelar um piso e agora ele está rachando, já refiz só a parte que rachou 2 vezes e trinca no mesmo lugar. Como posso resolver?

Tem dúvida ou solução? Compartilhe aqui!

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Login